Estudo Dirigido para o 8º ano do E.M: Preparatório para a Prova do 2º período 2008

Estudo Dirigido para o 8º ano do E.M: Preparatório para a Prova do 2º período 2008
Não esqueça que o estudo dirigido para o teste continua sendo extremamente útil para seu preparo a prova. Abaixo segue o link deste estudo.

http://cienciafundamental.blogspot.com/2008/05/sexualidade-estudo-dirigido-para-o-8.html
Questão 01- Quais são os hormônios femininos que induzem a produção e liberação do óvulo? Quais são os hormônios que preparam o útero e o corpo feminino para a gravidez?

Questão 02- Da questão anterior, como os hormônios femininos interagem entre si e que têm como consequência o ciclo reprodutivo ou menstrual feminino? (Veja um gráfico envolvendo os 4 principais hormônios femininos ao longo do ciclo menstrual).


Questão 03- Qual é a diferença entre o gêmeo univitelino e bivitelino? Como estes casos de gêmeos ocorrem durante a fecundação? Como é o desenvolvimento destes em relação a formação da placenta? (Indique semelhanças ou diferenças entre gêmeos uni e bivitelinos).


Questão 04- Na figura abaixo estes gêmeos são uni ou bivitelinos? Justifique sua resposta.




Questão 05- Quais são os métodos anticoncepcionais físicos, químicos, naturais e definitivos? Descreva como estes são usados, quais são mais eficientes como método anticoncepcionais, vantagem e desvantagem de cada um destes métodos?

Questão 06- Durante o desenvolvimento pós-fecundação:

a) O que é zigoto? Quando este é formado?

b) O que é embrião? Qual é o período, em semanas, que espera-se verificar a presença de um embrião no útero de uma mulher grávida?

c) O que é feto? Qual é o período, em semanas, que espera-se verificar a presença de um embrião no útero de uma mulher grávida?

Questão 07- Em relação aos anexos embrionários que conectam mãe e filho, descreva a função de cada estrutura placentária:

a) Cordão umbilical

b) Bolsa aminiótica

c) Líquido aminiótico

d) Córion

e) Alantóide

Questão 08- Quais são as principais funções da água no organismo vivo? Todos os órgãos tem a mesma quantidade de água? Por quê?

Questão 09- Cite 7 sais minerais essenciais ao nosso organismo? Quais as doenças ou deficiências que a falta destes sais poderiam causar ao organismo humano?Questão

Questão 10 - Qual a diferença entre nutriente orgânica e inorgânico? Cite exemplo de cada um deles?

Questão 11- Quais são os principais exemplos e funções de;

· Carboidrato
· Lipídeo
· Proteína
· Vitaminas

Questão 12- Qual são as vitaminas lipossolúveis e suas funções? Quais são as vitaminas hidrossolúveis e suas funções? O que a deficiência destas vitaminas pode ocasionar em termos de doenças e disfunções da saúde?

1 comentários:

Unknown disse...

Queria primeiramente cumprimentar o professor pela iniciativa de postar as atividades dos alunos no blog, repassei para os meus amigos e estamos montando um para a nossa escola, fico feliz em ver que acreditamos na educação,é pessoas como voces que não me faz desistir desta profissão tão ardua.
Um abraço
Prof. Raquel Suiene/PE