Estudo Dirigido para o 6º ano do E.M: Preparação para a prova do 2º período de 2008

Estudo Dirigido para o 6º ano do E.M: Preparação para a prova do 2º período de 2008



Questão 01- Como é formado o solo? Quais são os principais componentes minerais e orgânicos formadores do solo? De acordo com a composição, como são classificados os solos?

Questão 02- Em relação a retenção e distribuição de água, quais são os problemas verificados em solos arenosos e argilosos? Como tais características podem prejudicar as atividades agrícolas e produção de alimentos?

Questão 03- Descreva 4 técnicas de melhoramento do solo e que podem contribuir para a melhor e maior produtividade agrícola?

Questão 04- O que é rocha matriz e qual é a relação desta com a formação dos solos?

Questão 05- Como se forma a parte orgânica do solo? Em que profundidade se localiza, no solo, a maior quantidade destes compostos orgânicos?

Questão 06- Como as técnicas agrícolas podem manter a produção de alimentos alta sem causar erosão e destruição dos solos?

Questão 07- Por que razão o ar é importante componente do solo? Qual é o processo agrícola que aumenta a quantidade de ar no solos e contribui para sua drenagem?

Questão 08-Descreva através de um texto, como as seguintes ações poderiam prejudicar o meio ambiente de forma direta ou indireta;

a) Desmatamento de uma floresta para pastagens para criação de gado

b) Assoriamento dos rios e lagos após lixiviação

c) Poluição aérea por gases carbonados, nitrogenados e de enxofre

d) Uso de inseticidas para controle de pragas mas que matam abelhas, vespas e insetos polinizadores.

e) Poluição dos solos por metais pesados.

f) Acúmulo de lixos em regiões abertas e sem estratégias de tratamento e drenagem do chorume.

Questão 09-Com base nas descrições abaixo, classifique a relação ecológica como inter ou intraespecífica, harmônica e desarmônica, o nome de tal relação e, quando possível, qual ou quais espécies são beneficiadas ou prejudicadas. (obs- Em cada descrição ou figura podera haver mais de uma relação ecológica. Tente identificar todas)

a) Os leões podem matar filhotes do antigo líder para estimular o cio das fêmeas e poder criar sua próproa descendência.

b) Associação entre a anêmona-do-mar e o paguro, um crustáceo semelhante ao caranguejo, também conhecido como bernardo-eremita ou ermitão. O paguro tem o corpo mole e costuma ocupar o interior de conchas abandonadas de gastrópodes. Sobre a concha, costumam instalar-se uma ou mais anêmonas-do-mar (actínias).

c) Alguns animais que promovem a dispersão de sementes de plantas, comendo seus frutos e evacuando suas sementes em local distante

d) Fierasfer, um pequeno peixe que vive dentro do corpo do pepino-do-mar (Holoturia). Para alimentar-se, o fierasfer sai do pepino-do-mar e depois volta. Assim, o peixe encontra proteção no corpo do pepino-do-mar, o qual, por sua vez, não recebe benefício nem sofre desvantagem.

e)a rêmora se alimenta dos restos alimentares do tubarão.

f) divisão em castas, como é o caso das abelhas formigas.

h) Um exemplo é o das hienas, que se aproveitam de restos deixados pelo leão.

i) indivíduos de uma população secretam substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies.

j) Quando um ambiente não permite a migração de indivíduos e o alimento começa a diminuir, naturalmente os mais velhos e os menos aptos serão prejudicados e vão acabar morrendo por falta de alimento.

k) um indivíduo geralmente maior persegue mata um ou mais indivíduos de outra espécie para se alimentar. A presa pode morrer durante a sua ingestão ou antes.

l) É uma interação entre seres de espécies diferentes que habitam um mesmo local geográfico e disputam o mesmo nicho ecológico.

m) um ser, vive no corpo do outro, denominado hospedeiro, do qual retira alimentos.

Questão 10- que é poluição sob o ponto de vista de modificação de características naturais do meio ambiente? Descreva 4 tipos de poluição e quais são os principais prejuízos ambientais de cada uma.

Questão 11-O que é impacto ambiental ou desequilíbrio ecológico? Baseie sua resposta na modificação do número de indivíduos nas populações de um ecossistema.

Questão 12- Em relação ao processo de degradação do solos, defina os termos;

a) Erosão

b) Lixiviação

c) Voçoroca

d) Assoriamento

Questão 12- Como base nos conceitos vistos na questão anterior, qual é a sequência de degradação que ocorre entre os fenômenos descritos e que decorrem em um grande impacto ambiental?

Questão 13- O que é desertificação e quais foram as causas de tal fenômeno? A erosão do solo esta relacionada a desertificação de uma região? Justifique sua última resposta.

Questão 14- O que é adubação e calagem (acréscimo de calcário) e como tais processos benefeciam o solos na produção de alimentos?

Questão 15- Por que razão o uso excessivo de pesadas máquinas agrícolas e tratores prejudica o solo e os processos de drenagem?

0 comentários: