Estudo dirigido para o 8º ano do E.F.: Biologia celular




Caros alunos;

Segue um pequeno estudo dirigido preparatório ao seu teste do 1º período de 2009. Este estudo será aplicado em sala de aula. Breve, volte a esta postagem para encontrar os gabaritos.

Abraços


Prof. Augusto César


Estudo dirigido para o 8º ano do E.F

Questão 01- Descreva a função de cada organóide da célula vista na questão anterior. Dê exemplo de situações onde o funcionamento e a presença de cada organóide é essencial nos padrões de funcionamento cotidianos da célula.




Questão 02- Como ocorre a obtenção de energia pelas células animais e vegetais (não confundir com o processo de fotossíntese!).Como se denomina este processo bioquímico? Escreva a equação química que gera energia em tais células. Como se denomina o principal organóide responsável por tal processo.Questão

03- Em relação ao transporte de membrana plasmática, defina o que é, e como ocorre:
* Transporte passivo
* Transporte ativo


Questão 04- Leia o texto abaixo;

A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico importante na sobrevivência das células.

A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água mas impedem a passagem de outras moléculas.Responda;


(a) A osmose é um tipo de transporte passivo ou ativo? Justifique sua resposta.


(b) Se a membrana fosse permeável a solutos (o que se dissolve) e a solventes (aquilo que dissolve- nos seres vivos, a água); o sentido de fluxo da água seria contrário ao sentido de fluxo do soluto? Você concorda com esta afirmação, considerando que a célula não esta gastando energia entre nenhum destes transportes? Justifique sua resposta com base nos estudos de transporte de membrana.


Questão 05- Como ocorre o processo de transporte conhecido como bomba de sódio e potássio. Cite uma importância deste processo para a fisiologia humana.


Questão 06- Qual é a diferença entre fagocitose, pinocitose e exocitose? Estes processos são ativos ou passivos? Justifique sua resposta a última questão.


Questão 07- Como o organóide lisossomo relaciona-se ao processo de fagocitose e pinocitose?


Questão 08- Qual é a diferença funcional e de utilidade a célula e ao meio dos ribossomos situados no REG e que estão livres (polissomos) no citoplasma?


Questão 09- Diferencie com pelo menos 5 características distintas, as células animais das células vegetais.


Questão 10- Considerando que dentro de uma hemácia há cerca de 0,84 g de soluto para cada litro de solução citoplasmática. O que aconteceria se;


a) Mergulhássemos esta hemácia em um meio concentrado de sal (20g/L)


b) Mergulhássemos esta hemácia em água destilada.

7 comentários:

Unknown disse...

Oiee professor lembra de mim!?!?! a maria q era de tarde enfim... Seu blog continua MTO bom e eu ainda estudo por eli... agradeço a força q vc da aos alunos com o blog... ;)

Anônimo disse...

Eu, Fernando do 9º ano, "psor"!
Gostei muito dessa atividade e de todo esse blog completíssimo! Justo, ja q sua materia e meio difícil... Mas quantos professores fazem isso pelos alunos?! Valeu, professor!

Augusto César Willer disse...

Obrigado pelos elogios;

Muito bom saber que nosso trabalho esta ajudando vocês.

Abraços

Prof. Augusto César

Anônimo disse...

Gostaria de saber a resposta:
Questão 06- Qual é a diferença entre fagocitose, pinocitose e exocitose? Estes processos são ativos ou passivos? Justifique sua resposta a última questão.

Anônimo disse...

Gostaria de saber a resposta:
Questão 06- Qual é a diferença entre fagocitose, pinocitose e exocitose? Estes processos são ativos ou passivos? Justifique sua resposta a última questão.

email:brunareoli@hotmail.com

Anônimo disse...

Professor gostaria de adquirir o gabarito do "Estudo dirigido para o 8º ano do E.F.: Biologia celular".
Att.,
Karina Angélica

Bruna e Mirian disse...

pow queria saber a resposta do n° 1