Gabaritos do Capítulo 02 das atividades do livro: 7º ano do E.F.


Gabaritos do Capítulo 02 das atividades do livro: 7º ano do E.F.



PÁGINA 15- Trabalhe estas idéias
II) a)Depende de que parte do DNA (material genético) é “lido” em uma célula. Todas as células de um organismo tem o mesmo material genético, mas as partes deste que são “lidas” serão diferentes, logo as células serão diferentes desempenhando funções distintas.
b) Funções de uma célula exigem formas próprias para o pleno desempenho de seus “trabalhos”. Ex: células do epitélio são “quadradas” e justapostas (uma junta a outra para desepenhar a impermeabilização).

Página 16 – Trabalhe estas idéias
III)a) Plantas- autótrofas (produzem seu próprio alimento por fotossíntese)
Anta- heterótrofo (precisa captar seu alimento do meio)
b) Toda a energia advém do sol. A energia solar é fixada nas plantas por fotossíntese e é repassada aos outros seres através das cadeias e teias alimentares.
Página 19- Trabalhe estas idéias.

IV) Evidencia-se o ciclo de vida deste animal. Em 01 as abelhas reproduzem (reprodução sexuada) em 02 ocorre a postura dos ovos, em 03 há o desenvolvimento de larva até a fase adulta (nº 04) e finalmente a morte deste ser vivo (nº 05).

Página 21- Trabalhe estas idéias

V) O oxigênio indispensável aos seres vivos aeróbicos que utilizam este gás para “queimar” matéria orgânica e produzir energia ao seu metabolismo.

Página 25- Integrando o conhecimento

01)Todos os seres vivos são formados por células (exceção- vírus), possuindo um metabolismo, reproduzindo-se, evoluindo e respondendo ao ambiente (adaptação).

02)Célula (hemácia), tecido (sangue), órgão (coração), sistema (sistema cardiovascular), organismo (ser humano).

03)Sim, um exemplo é um órgão formado por epitélio, tecido muscular cardíaco e tecido nervoso = coração.

04)a) Microscópio eletrônico. Somente estes aparelhos são capazes de realizar visualizações virais.
b) Todos os seres vivos são formados por célula com exceção dos vírus.

05)Sim, pois os seres vivos não precisam de alimento ou deposição simples de matéria. Há a necessidade de outros fatores e de um metabolismo (conjunto de reações químicas de um ser vivo) para a construção e manutenção corpórea deste ser vivo.


06)a) Seres humanos são animais heterótrofos, logo necessitam de vários fatores orgânicos para obter alimento. Uma planta pode produzir seu próprio alimento a partir de água, gás carbônico e luz (fotossíntese).
b) Todos os animais, direta ou indiretamente, captam a energia e matéria que advém das plantas que fixam tais fatores a partir da fotossítese.

07)Os vegetarianos são um exemplo de herbívoro (exceção- ovolacteos- vegetarianos que consomem plantas, ovos e leite).


08)De acordo com os fatores de vida do indivíduo estes podem apresentar uma vida menor que a expectativa. (Ex: doença, acidente, ser mortas por outros indivíduos, etc).

09)a) Sim, pois se geram-se novos indivíduos a partir de fragmentos, configura-se uma reprodução assexuada.
b) Assexuado, pois gera seres geneticamente idênticos ao ser inicial. Além disso, um ser gera outros.
c) No caso da lagartixa só a reprodução sexuada gera a próxima geração.

0 comentários: