Gabaritos do Capítulo 02 das atividades do livro: 8º ano do E.F




Gabaritos do Capítulo 02 das atividades do livro: 8º ano do E.F




Página 21 – Integrando o conhecimento




01)Uma célula desempenha uma função a sua sobrevivência dentro do organismo bem como contribui na forma de integrante de um tecido, órgão e sistema a manutenção do padrão pluricelular.


02)Em célula vegetal: vacúolos hídricos, cloroplastos e parede celular de celulose
Em células animais: centríolos, membranas com açúcares especiais (glicocálice).

03)Não, a membrana é seletiva. Tudo que entra e sai da célula passa por proteínas de transporte que realizam processos passivos ou ativos para manter a organização celular.


04)Transporte ativo pois este exige energia para ocorrer. As mitocôndrias são a fonte de energia (ATP) para todas as atividades metabólicas da célula.


05)Quanto maior o metabolismo (maior o número de reações químicas que ocorrem em determinado tempo) maior é a necessidade de energia, portanto, maior o número de mitocôndrias presentes para gerar esta energia.


06)a) Mitocôndrias
b) As mitocôndrias utilizam o oxigênio para “queimar” (o melhor termo é “oxidar”) a matéria orgânica para produzir energia que será distribuída pela célula na forma de ATP.

07)Os ribossomos são o centro de síntese de proteínas. Todos os seres dependem de proteínas para se constituir e sobreviver. Sem ribossomos não há síntese de proteínas levando o indivíduo, rapidamente, a morte!


08)A- Ribossomos
B- Retículo endoplasmático granuloso.
C- Aparato ou complexo golgiense

09)Os glóbulos brancos têm a função de defesa. Captam corpos estranhos por fagocitose, digerindo-os com o uso de enzimas dos lisossomos. Assim, sem estes organóides não haveria a eliminação dos corpos estranhos deixando o organismo suscetível a doenças e agentes infecciosos.

10)Fagocitose – Envolve grandes partículas sólidas formando o fagossomo que se junta aos lisossomos para a posterior digestão
Pinocitose- Captação de partículas dissolvidas em meio líquido através de um grande canal membranoso que forma o pinossomo. Este se junta ao lisossomo para a posterior digestão.

Obs- A região da membrana que envolve a partícula sólida (fagocitose) ou forma o canal membranoso (pinocitose) denomina-se pseudópode.

11)a) A- Mitocôndria, B- REG, C- aparato golgiense, d- centríolos
b) A- Produção de energia (respiração aeróbica celular).
B- Produzir e transportar proteínas que serão encaminhadas ao aparato golgiense.
C- Empacotar, sinalizar o destino de uso e armazenar proteínas
D- Responsável pela divisão celular em animais.
c) Granuloso. Pois possui em sua superfície os ribossomos que dão o aspecto granuloso em observações microscópicas.

12)I- Carioteca, II- necleoplasma, III- nucléolo, IV- DNA em forma de cromatina/cromossomos.


13)O núcleo contém as informações para a construção ou regeneração de um ser. Somente a parte que conter o núcleo poderá se regenerar e sobreviver.


14)Evidencia-se alta produção de proteína que exige grande quantidade de energia que advém da oxidação da matéria orgânica do vitelo.

0 comentários: