Estudo dirigido para o 7º ano do E.F.: Seres vivos e padrões celulares

Caros alunos;
Segue um pequeno estudo dirigido preparatório ao seu teste do 1º período de 2009. Este estudo será aplicado em sala de aula. Breve, volte a esta postagem para encontrar os gabaritos.
Abraços

Prof. Augusto César




Estudo dirigido para o 7º ano do E.F.






Questão 01- Determine 5 características que podem ser enquadradas em todos os seres vivos (0u pelo menos em uma maioria absoluta). Se possível, cite exemplos práticas que demonstram a existência das características citadas nos seres vivos.



Questão 02- Quais são as 3 principais idéias vistas na Teoria Celular? Essa teoria pode ser aplicada a todos os seres vivos da Terra? Justifique sua resposta.



Questão 03 - Observe as células abaixo e responda;































(a) Descreva 3 fatores morfológicos (forma ou organóides) e/ou fisiológicos (funcionamento ou adaptação), que diferencie cada tipo celular dos outros padrões celulares.

(b) Descreva 3 semelhantes encontradas entre todas as células vistas acima. Cite 4 diferenças de componente ou funcionamento entre células animais e vegetais.


(c) Em que seres vivos (Reinos) cada tipo de célula será encontrado.


(d) Qual destas células é a mais primitiva? Justifique sua resposta com base em conceitos vistos em sala de aula.


(e) Quais destas células são vistas em organismos exclusivamente unicelulares? E quais são vistas em uni ou pluricelulares?


(f) Quais destas células desempenham o tipo de nutrição autótrofo? E heterótrofo? Defina estes dois tipos de nutrição.


Questão 04- Defina o que é e quais são as principais funções da;

· Membrana plasmática
· Citoplasma
· Núcleo


Questão 05- Quis são os níveis de organização estudados diretamente no estudo da vida?


Questão 06- Como se resume o ciclo da vida? Por que a mortalidade do seres é importante a manutenção da vida no planeta Terra.


Questão 07- Diferencie a reprodução assexuada e assexuada frisando a vantagem e desvantagem desta para estabelecer e permitir a evolução de uma população.


Questão 08- Para a classificação e a compreensão do processo vital, por que os vírus são enquadrados a parte nos estudos da biologia?


Questão 09- Em relação a adaptação no meio ambiente, por que consideramos as plantas mais auto suficientes que os animais? Por que se diz que os animais são dependentes das plantas mesmo quando são carnívoros?


Questão 10- Pode-se afirmar que as plantas dependem dos animais? Justifique sua resposta com base nos processos de relações entre os seres vivos.

5 comentários:

Yorrana Ferreira! disse...

minha prpfessora fez o meu t.d com as mesmas perguntas
que safadinha.

Yorrana Ferreira! disse...

rsrs.pelo menos ela não pensou só imprimiu .mas serviu ta muito bom pra um t.d ,ta bem como tudo que ela explicou e ela é uma ótima professora.

Anônimo disse...

adorei esse estudo dirigido so nao sei se vou conseguir fazer

KVN disse...

só falto a resposta kkk

haninha disse...

eu quero respostas e n perguntas que site e esse