Estudo dirigido para o 8º ano do E.F.: Biologia celular




Caros alunos;

Segue um pequeno estudo dirigido preparatório ao seu teste do 1º período de 2009. Este estudo será aplicado em sala de aula. Breve, volte a esta postagem para encontrar os gabaritos.

Abraços


Prof. Augusto César


Estudo dirigido para o 8º ano do E.F

Questão 01- Descreva a função de cada organóide da célula vista na questão anterior. Dê exemplo de situações onde o funcionamento e a presença de cada organóide é essencial nos padrões de funcionamento cotidianos da célula.




Questão 02- Como ocorre a obtenção de energia pelas células animais e vegetais (não confundir com o processo de fotossíntese!).Como se denomina este processo bioquímico? Escreva a equação química que gera energia em tais células. Como se denomina o principal organóide responsável por tal processo.Questão

03- Em relação ao transporte de membrana plasmática, defina o que é, e como ocorre:
* Transporte passivo
* Transporte ativo


Questão 04- Leia o texto abaixo;

A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico importante na sobrevivência das células.

A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água mas impedem a passagem de outras moléculas.Responda;


(a) A osmose é um tipo de transporte passivo ou ativo? Justifique sua resposta.


(b) Se a membrana fosse permeável a solutos (o que se dissolve) e a solventes (aquilo que dissolve- nos seres vivos, a água); o sentido de fluxo da água seria contrário ao sentido de fluxo do soluto? Você concorda com esta afirmação, considerando que a célula não esta gastando energia entre nenhum destes transportes? Justifique sua resposta com base nos estudos de transporte de membrana.


Questão 05- Como ocorre o processo de transporte conhecido como bomba de sódio e potássio. Cite uma importância deste processo para a fisiologia humana.


Questão 06- Qual é a diferença entre fagocitose, pinocitose e exocitose? Estes processos são ativos ou passivos? Justifique sua resposta a última questão.


Questão 07- Como o organóide lisossomo relaciona-se ao processo de fagocitose e pinocitose?


Questão 08- Qual é a diferença funcional e de utilidade a célula e ao meio dos ribossomos situados no REG e que estão livres (polissomos) no citoplasma?


Questão 09- Diferencie com pelo menos 5 características distintas, as células animais das células vegetais.


Questão 10- Considerando que dentro de uma hemácia há cerca de 0,84 g de soluto para cada litro de solução citoplasmática. O que aconteceria se;


a) Mergulhássemos esta hemácia em um meio concentrado de sal (20g/L)


b) Mergulhássemos esta hemácia em água destilada.

Estudo dirigido para o 7º ano do E.F.: Seres vivos e padrões celulares

Caros alunos;
Segue um pequeno estudo dirigido preparatório ao seu teste do 1º período de 2009. Este estudo será aplicado em sala de aula. Breve, volte a esta postagem para encontrar os gabaritos.
Abraços

Prof. Augusto César




Estudo dirigido para o 7º ano do E.F.






Questão 01- Determine 5 características que podem ser enquadradas em todos os seres vivos (0u pelo menos em uma maioria absoluta). Se possível, cite exemplos práticas que demonstram a existência das características citadas nos seres vivos.



Questão 02- Quais são as 3 principais idéias vistas na Teoria Celular? Essa teoria pode ser aplicada a todos os seres vivos da Terra? Justifique sua resposta.



Questão 03 - Observe as células abaixo e responda;































(a) Descreva 3 fatores morfológicos (forma ou organóides) e/ou fisiológicos (funcionamento ou adaptação), que diferencie cada tipo celular dos outros padrões celulares.

(b) Descreva 3 semelhantes encontradas entre todas as células vistas acima. Cite 4 diferenças de componente ou funcionamento entre células animais e vegetais.


(c) Em que seres vivos (Reinos) cada tipo de célula será encontrado.


(d) Qual destas células é a mais primitiva? Justifique sua resposta com base em conceitos vistos em sala de aula.


(e) Quais destas células são vistas em organismos exclusivamente unicelulares? E quais são vistas em uni ou pluricelulares?


(f) Quais destas células desempenham o tipo de nutrição autótrofo? E heterótrofo? Defina estes dois tipos de nutrição.


Questão 04- Defina o que é e quais são as principais funções da;

· Membrana plasmática
· Citoplasma
· Núcleo


Questão 05- Quis são os níveis de organização estudados diretamente no estudo da vida?


Questão 06- Como se resume o ciclo da vida? Por que a mortalidade do seres é importante a manutenção da vida no planeta Terra.


Questão 07- Diferencie a reprodução assexuada e assexuada frisando a vantagem e desvantagem desta para estabelecer e permitir a evolução de uma população.


Questão 08- Para a classificação e a compreensão do processo vital, por que os vírus são enquadrados a parte nos estudos da biologia?


Questão 09- Em relação a adaptação no meio ambiente, por que consideramos as plantas mais auto suficientes que os animais? Por que se diz que os animais são dependentes das plantas mesmo quando são carnívoros?


Questão 10- Pode-se afirmar que as plantas dependem dos animais? Justifique sua resposta com base nos processos de relações entre os seres vivos.

Gabaritos dos exercícios - Capítulo 01 e 02 do livro do 6º ano do E.F.


Gabaritos dos exercícios - Capítulo 01 e 02 do livro do 6º ano do E.F.



CAPÍTULO 01- Integrando o conhecimento – página 12

01)Todos os seres vivos interagem entre si através de processos descritos nas cadeias e teias alimentares. Além disso, as relações ecológicas harmônicas e desarmônicas também evidenciam a inter dependência dos seres vivos entre si.

02)Não haveria mais os processos de decomposição, consequentemente não haveria reciclagem da matéria para formar novos seres vivos. Em pouco tempo deixaria de existir vida nesta região.
03)A) distância que vai de uma ponta a outra das asas quando abertas.
b) 1,4 metro de comprimento, 1 metro de altura, 8 kg de massa. A envergadura pode chegar a quase 3 metros. O bico possui 30 cm de cor preta e muito forte. A fêmea, normalmente, é menor que o macho. O habitat deste animal é a margem dos rios, e em árvores esparsas. A fêmea forma o ninho no alto das árvores com a ajuda do macho. Sua alimentação é composta de peixes, répteis, insetos, e até pequenos mamíferos. A espécie está em risco de extinção.

04)A) Briófitas, orquídeas, bromélias, pau-brasil, cipó, jequetibá, samambaias
b) Nos dias de hoje a destruição causou a redução da mata Atlântica a menos de 7% de seu padrão de ocupação original.

05)Ambiente com um grande número de espécies onde cada uma possui populações com grande número de indivíduos.

Capítulo 02-
Trabalhe estas idéias- página 15.

a) Ecossistema compreende uma região com seres vivos que interagem entre si (comunidade) e com o meio abiótico (águas, relevo, solo, ar, etc). Um ecossistema possui clima e “capa” vegetal definida.
b) Bio= vida. E biologia = estudo ou leis da vida.
Trabalhe estas idéias- página 18
a) Espécies competidoras ocorrem quando estão no mesmo habitat e nichos semelhantes. Nos exemplos temos o tico-tico e o tié-sangue:
· Nichos semelhantes: nutrem-se de frutas, pequenos grãos, larvas e insetos diversos.
· Habitat comum: mata atlântica.

b) Espécies competidoras ocorrem quando estão no mesmo habitat e nichos semelhantes.
Lembrete: Habitat- onde uma espécie vive naturalmente
Nicho- todas as ações de um ser vivo que interferem na vida de outro ser vivo ou do meio abiótico (Ex: nutrição, reprodução, territorialização, etc).

INTEGRADO O CONHECIMENTO – Pág. 21 e 22
01)
a) Abióticos- componentes não vivos:
Ex: grau de luminosidade da água, temperatura da água, oxigenação da água.

b) Em ecossistema é o conjunto de seres vivos (comunidade) associado ao meio abiótico. O estudo de um ecossistema leva em consideração a relação entre os seres vivos e destes com o meio abiótico.
02)
a) População- conjunto de seres vivos da mesma espécie que vivem no mesmo local e ao mesmo tempo. Do exemplo temos 6 espécies logo, 6 populações e 1 comunidade (conjunto de seres vivos de um ecossistema).
b) Um campo possui seres vivos que interagem entre si (comunidade) e com o meio abiótico. Vivem em uma região com vegetação e clima definidos o que configura um ecossistema.
03)
Ser vivo-Habitat
Boto cor de rosa-Amazônia
Peixe boi-Amazônia
Lobo guará-Cerrado
Tamanduá bandeira-Cerrado
Arara azul-Mata Atlântica e no Pantanal

04)
a) A afirmação esta correta já que vivem as 4 aranhas na mata e possuem hábitos alimentares e de “toca” distintos em algum ponto de análise.
b) A afirmação esta correta já que constroem teias no mesmo lugar e se alimentam do inseto “X”.
c) A afirmação esta correta já que a aranha 2 tem alta diversidade alimentar e consome insetos consumidos pelas aranhas 01, 03 e 04.
d) A afirmação esta incorreta pois as espécies 01 e 04 de aranhas não tem nenhum nicho comum, portanto não há competição. Consequentemente a extinção de uma não beneficia a outra.



Questão 05
- Nichos semelhantes- alimentam-se de insetos e frutos. Ambos vivem na Mata Atlântica.
- Nichos diferentes- a cuíca tem hábito noturno. Os mono-carvoeiros têm hábito diurno. O primeiro vive nas tocas no chão e o segundo vivem nas copas das árvores. O primeiro vive isoladamente e o segundo em bandos de 6 a 12 indivíduos.
Questão 06
a) Há muito alimento o que diminui a competitividade além do que cada espécie tem um alimento preferido diferente da outra espécie o que diminui a competição.
b) Esta quarta espécie deverá consumir preferecialmente folhas que são menos consumidas pelas outras espécies o que diminuiria a potencial competição por alimentos.

Questão 07- Há um erro: em vez do uso da palavra população (conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo local e ao mesmo tempo), deveria usar a palavra comunidade que representa o conjunto de populações de um ecossistema, portanto a porção biótico que interage entre si e com os fatores não vivos (abióticos).

Gabaritos do Capítulo 02 das atividades do livro: 7º ano do E.F.


Gabaritos do Capítulo 02 das atividades do livro: 7º ano do E.F.



PÁGINA 15- Trabalhe estas idéias
II) a)Depende de que parte do DNA (material genético) é “lido” em uma célula. Todas as células de um organismo tem o mesmo material genético, mas as partes deste que são “lidas” serão diferentes, logo as células serão diferentes desempenhando funções distintas.
b) Funções de uma célula exigem formas próprias para o pleno desempenho de seus “trabalhos”. Ex: células do epitélio são “quadradas” e justapostas (uma junta a outra para desepenhar a impermeabilização).

Página 16 – Trabalhe estas idéias
III)a) Plantas- autótrofas (produzem seu próprio alimento por fotossíntese)
Anta- heterótrofo (precisa captar seu alimento do meio)
b) Toda a energia advém do sol. A energia solar é fixada nas plantas por fotossíntese e é repassada aos outros seres através das cadeias e teias alimentares.
Página 19- Trabalhe estas idéias.

IV) Evidencia-se o ciclo de vida deste animal. Em 01 as abelhas reproduzem (reprodução sexuada) em 02 ocorre a postura dos ovos, em 03 há o desenvolvimento de larva até a fase adulta (nº 04) e finalmente a morte deste ser vivo (nº 05).

Página 21- Trabalhe estas idéias

V) O oxigênio indispensável aos seres vivos aeróbicos que utilizam este gás para “queimar” matéria orgânica e produzir energia ao seu metabolismo.

Página 25- Integrando o conhecimento

01)Todos os seres vivos são formados por células (exceção- vírus), possuindo um metabolismo, reproduzindo-se, evoluindo e respondendo ao ambiente (adaptação).

02)Célula (hemácia), tecido (sangue), órgão (coração), sistema (sistema cardiovascular), organismo (ser humano).

03)Sim, um exemplo é um órgão formado por epitélio, tecido muscular cardíaco e tecido nervoso = coração.

04)a) Microscópio eletrônico. Somente estes aparelhos são capazes de realizar visualizações virais.
b) Todos os seres vivos são formados por célula com exceção dos vírus.

05)Sim, pois os seres vivos não precisam de alimento ou deposição simples de matéria. Há a necessidade de outros fatores e de um metabolismo (conjunto de reações químicas de um ser vivo) para a construção e manutenção corpórea deste ser vivo.


06)a) Seres humanos são animais heterótrofos, logo necessitam de vários fatores orgânicos para obter alimento. Uma planta pode produzir seu próprio alimento a partir de água, gás carbônico e luz (fotossíntese).
b) Todos os animais, direta ou indiretamente, captam a energia e matéria que advém das plantas que fixam tais fatores a partir da fotossítese.

07)Os vegetarianos são um exemplo de herbívoro (exceção- ovolacteos- vegetarianos que consomem plantas, ovos e leite).


08)De acordo com os fatores de vida do indivíduo estes podem apresentar uma vida menor que a expectativa. (Ex: doença, acidente, ser mortas por outros indivíduos, etc).

09)a) Sim, pois se geram-se novos indivíduos a partir de fragmentos, configura-se uma reprodução assexuada.
b) Assexuado, pois gera seres geneticamente idênticos ao ser inicial. Além disso, um ser gera outros.
c) No caso da lagartixa só a reprodução sexuada gera a próxima geração.

Gabaritos do Capítulo 02 das atividades do livro: 8º ano do E.F




Gabaritos do Capítulo 02 das atividades do livro: 8º ano do E.F




Página 21 – Integrando o conhecimento




01)Uma célula desempenha uma função a sua sobrevivência dentro do organismo bem como contribui na forma de integrante de um tecido, órgão e sistema a manutenção do padrão pluricelular.


02)Em célula vegetal: vacúolos hídricos, cloroplastos e parede celular de celulose
Em células animais: centríolos, membranas com açúcares especiais (glicocálice).

03)Não, a membrana é seletiva. Tudo que entra e sai da célula passa por proteínas de transporte que realizam processos passivos ou ativos para manter a organização celular.


04)Transporte ativo pois este exige energia para ocorrer. As mitocôndrias são a fonte de energia (ATP) para todas as atividades metabólicas da célula.


05)Quanto maior o metabolismo (maior o número de reações químicas que ocorrem em determinado tempo) maior é a necessidade de energia, portanto, maior o número de mitocôndrias presentes para gerar esta energia.


06)a) Mitocôndrias
b) As mitocôndrias utilizam o oxigênio para “queimar” (o melhor termo é “oxidar”) a matéria orgânica para produzir energia que será distribuída pela célula na forma de ATP.

07)Os ribossomos são o centro de síntese de proteínas. Todos os seres dependem de proteínas para se constituir e sobreviver. Sem ribossomos não há síntese de proteínas levando o indivíduo, rapidamente, a morte!


08)A- Ribossomos
B- Retículo endoplasmático granuloso.
C- Aparato ou complexo golgiense

09)Os glóbulos brancos têm a função de defesa. Captam corpos estranhos por fagocitose, digerindo-os com o uso de enzimas dos lisossomos. Assim, sem estes organóides não haveria a eliminação dos corpos estranhos deixando o organismo suscetível a doenças e agentes infecciosos.

10)Fagocitose – Envolve grandes partículas sólidas formando o fagossomo que se junta aos lisossomos para a posterior digestão
Pinocitose- Captação de partículas dissolvidas em meio líquido através de um grande canal membranoso que forma o pinossomo. Este se junta ao lisossomo para a posterior digestão.

Obs- A região da membrana que envolve a partícula sólida (fagocitose) ou forma o canal membranoso (pinocitose) denomina-se pseudópode.

11)a) A- Mitocôndria, B- REG, C- aparato golgiense, d- centríolos
b) A- Produção de energia (respiração aeróbica celular).
B- Produzir e transportar proteínas que serão encaminhadas ao aparato golgiense.
C- Empacotar, sinalizar o destino de uso e armazenar proteínas
D- Responsável pela divisão celular em animais.
c) Granuloso. Pois possui em sua superfície os ribossomos que dão o aspecto granuloso em observações microscópicas.

12)I- Carioteca, II- necleoplasma, III- nucléolo, IV- DNA em forma de cromatina/cromossomos.


13)O núcleo contém as informações para a construção ou regeneração de um ser. Somente a parte que conter o núcleo poderá se regenerar e sobreviver.


14)Evidencia-se alta produção de proteína que exige grande quantidade de energia que advém da oxidação da matéria orgânica do vitelo.

Filme e estudo dirigido para o 8º ano do E.F.: tecidos e a contração muscular







01) Quais são os três tipos de músculos existentes no corpo humano? Os tecidos que os formam são os mesmos? Justifique sua resposta com base nos conceitos de histologia (estudos dos tecidos).

02) Como se define a função do coração para a manutenção da homeostase do organismo? Estabeleça sua resposta com base no conceito de homeostase.

03) No sentido mais amplo, qual é o papel do pulmão para a manutenção da homeostase do organismo humano? Como o sangue, mais precisamente as hemácias participam do processo de participação dos pulmões na manutenção do equilíbrio orgânico?


04) O que são os movimentos peristálticos nos intestinos? Que tipo de músculos são responsáveis por tais movimentos?


05) Por que músculos são considerados órgãos e não tecidos dentro da classificação de níveis de organização?


06) Qual dos tipos musculares que mais "trabalham" ao longo da vida de um ser humano?


07) Considerando os organóides celulares, qual seria o organóide que, quantitativamente, define o nível de atividade metabólica de um tecido? Justifique sua resposta.


08) Pesquise o que são as fibras actina e miosina que formam a parte interna das células do tecido muscular e qual é a sua função na contração muscular (questão facultativa).

Propriedades gerais e específicas da Matéria


A Química é a ciência que estuda a constituição da matéria, sua estrutura interna, as relações entre os diversos tipos de materiais encontrados na natureza, além de determinar suas propriedades, sejam elas físicas – como, por exemplo, cor, ponto de fusão, densidade, etc. – ou químicas, que são as transformações de uma substância em outra.






Matéria, Corpo e Objeto


Chamamos matéria a tudo que tem massa, ocupa lugar no espaço e pode, portanto, de alguma forma, ser medido. Por exemplo: madeira, alumínio, ferro, ar, etc.Corpo é uma porção limitada da matéria e objeto é um corpo fabricado para um determinado fim.Resumindo, podemos dizer que o ferro é matéria, uma barra de ferro é um corpo e um portão de ferro é um objeto.
Para realizar o dowload visto em aula;
2) Siga as instruções vistas no tutorial clicando no link abaixo;

Aparelho reprodutor Humano: aulas ao 8º ano do E.F.


Gabarito – Ficha de conversão de Unidade- 9º ano do E.F.


Para vossos estudos. 

Obs- As respostas estão em notação científica. Depois de o último algarismo antes da unidade representa o exponte da base 10.

Colaboração - Professor Gabriel Castro


Gabarito – Ficha de conversão de Unidade


1. Comprimento
a) 3,00 . 10-1 km  b) 8,00 . 10 dm
c) 5,43 . 10-1 m     d) 1,00 . 102 cm
e) 7,98 . 106 mm    f) 9,99 . 105 cm
g) 6,09 . 105 dm     h) 3,40 . 104 m
i) 2,00 . 10 m           j) 1,20 . 100 dm


2. Massa
a) 3,00 . 104 mg     b) 1,23 . 105 kg
c) 6,78 . 108 mg      d) 4,56 . 109 mg
e) 9,80 . 10-8 t        f) 9,00 . 104 g
g) 2,00 . 10-3 t       h) 7,00 . 109 g
i) 7,80 . 10-2 g        j) 6,50 . 10-3 kg


3. tempo
a) 1,44 . 103 min      b) 2,16 . 105 s
c) 2,70 . 102 min      d) 5,00. 100 min
e) 1,20 . 104 min      f) 1,94 . 100 h
g) 3,36 . 103 s           h) 3,33 . 100 h
i) 3,60 . 103 s            j) 8,33 . 10-2 h


4. Temperatura
a) 7,73 . 102 K           b) 1,27. 102 °C
c) 3,99 . 102 °C         d) 7,27 . 102 °C
e) 2,46 . 102 K           f) 2,08 . 102 K
g) 2,98 . 102 K           h) 5,46 . 102 K
i) 3,13 . 102 K             j) 2,70 . 101 °C


5. Volume
a) 1,82 . 103 mL         b) 3,23 . 101 dm3
c) 7,38 . 10-1 L           d) 1,50 . 10-2 m3
e) 4,50 . 103 L            f) 3,00 . 102 cm3
g) 7,00 . 100 mL        h) 2,00 . 10-2 dm3
i) 4,00 . 108 cm3        j) 3,20 . 102 L


6. Pressão
a) 2,00 . 105 Pa          b) 2,37 . 10-1 mmHg
c) 6,08 . 102 mmHg   d) 1,50 . 100 atm
e) 5,07 . 10-1 atm       f) 7,60 . 101 mmHg
g) 5,00 . 10-1 atm       h) 5,00 . 10-4 Pa
i) 2,50 . 105 Pa             j) 2,00 . 10-1 atm

7. R: 1,88 . 10-4 mm/min

8. R: 7,00 . 104 Pa e 5,32 . 102 mmHg


9. R: 1,20 . 107 L

O cerrado em perigo: vídeo para o 6º ano do E.F.

Na última aula realizamos um trabalho com o vídeo abaixo. Reveja-o para realizar com maior precisão o estudo dirigido proposto.

Bons estudos

Prof. Augusto César

Níveis de organização e Homeostasia: aula para o 8º ano do E.F.


Homeostase (ou Homeostasia) é a propriedade de um sistema aberto, seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno de modo a manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação interrelacionados.
O termo foi cunhado em 1932 por Walter Bradford Cannon a partir do grego homeo similar ou igual, stasis estático.

Generalidades

O uso mais frequente do termo refere-se à homeostase biológica. A sobrevivência de organismos vivos requer um meio interno homeostático; muitos ambientalistas acreditam que este princípio também se aplica ao meio externo. Um grande número de sistemas ecológicos, biológicos e sociais são homeostáticos, mantêm o equilíbrio contrariando qualquer mudança, e caso não sejam bem sucedidos em repor o equilíbrio, isso pode conduzir à interrupção do funcionamento do sistema.
Sistemas complexos, como por exemplo o corpo humano, precisam de homeostase para manter a estabilidade e sobreviver. Mais do que apenas sobreviver, estes sistemas devem ter a capacidade de se adaptar ao seu ambiente externo.

Para realizar o dowload visto em aula;


1) Clique no link abaixo

http://www.4shared.com/file/88177067/9d65d28e/nveis_de_organizao_EF.html




2) Siga as instruções vistas no tutorial clicando no link abaixo;
http://biosigma.blogspot.com/2008/06/tutorial-para-realizar-download-no.html

Notação Científica: aula para o 9º ano do E.F.



 Hoje é normal o uso da notação científica, isto é a escrita de um número com o auxílio de potências de base 10. 

 Geralmente usa-se o seguinte formato:

N  X  10x     onde N= número maior do que 1 mas inferior a 10

e   x= o  exponente de 10.

 

Escrever um número na notação exponencial (notação científica) tem muitas vantagens:

  1. Para os números muito grandes ou muito pequenos poderem ser escritos de forma mais abreviada.
  2. Na utilização dos computadores ou máquinas de calcular esta notação tem um uso regular.
  3. Tornam os cálculos muito mais rápidos e fáceis.

 

Números maiores que  10

  1. Localizada a vírgula desloca-se esta para a esquerda por forma a ficar um algarismo não nulo à esquerda.
  2. Esse inteiro será o N (atrás referido) da expressão correspondente à notação científica.
  3. Conta-se o número de casas que a vírgula andou no ponto nº 1, esse será o expoente de 10.
  4. Assim obtemos o número escrito sob a forma : N  X  10x.

Vamos ao primeiro exemplo que podes seguir passo a passo

Seja o número 23419 :

na notação científica como se escreve?

  1. Vamos deslocar a vírgula 4 casas para a esquerda e fica:

    2.3419

  2. O expoente encontrado será 4
  3. Escreve-se agora o produto:

    Ou seja: 2.3419 X 10 4


Para realizar o dowload visto em aula;

1) Clique no link ou figura abaixo;





2) Siga as instruções vistas no tutorial clicando no link abaixo;