Gabarito ao 7º ano do E.F: Capítulos 06 e 07- Livro: Os seres Vivos (Ciências)- Barros e Paulino


CAPÍTULO 06- Vírus: seres sem organização celular



Trabalhe esta idéia – Página 58

II) Todas as formas invasoras e potencialmente causadores de doenças são combatidas no organismo humano pelas entidades do sistema imunitário (células de defesa e anticorpos). Estas entidades visam, por fim, o processo de eliminação do agente etiológico (causador da doença) promovendo a cura.

INTEGRANDO O CONHECIMENTO- PÁG. 67


Questão 1.


a) acelulados, não possuem metabolismo próprio, se reproduzem por montagem, só possuem (na maioria dos casos) um só tipo de material genético (ex: DNA-vírus e RNA-vírus).
b) Se reproduzem, possuem material genético, evoluem ao longo do tempo, podem sofrer mutação do material genético conferindo diversidade e resistência aos vírus, podem adaptar-se ao ambiente onde estão (inativos fora da célula; ativos dentro da célula parasitada).

Questão 02- Não, pois vírus só cumprem seu papel de seres vivos e se reproduzem dentro de uma célula hospedeira. Assim, precisaríamos de um meio de cultura celular para inocular vírus no ambiente intracelular propriamente dito para compreender o “cultivo de vírus”.

Questão 03- Sim, somente o VÍRION (parte do vírus que contém o material genético) penetra no citoplasma celular para dar início ao processo de infecção.

Questão 04- Não. Citando os itens errados e justificando o julgamento;

III- Cada tipo (cepa) de vírus é extremamente específico a um tipo de célula em uma espécie de seres parasitados. Há vírus que parasitam todos os tipos de células em todas as espécies de todos os Reinos.
V- Vírus não possuem metabolismo próprio. Estes “escravizam” uma célula hospedeira de forma específico utilizando o metabolismo da hospedeira para a sua reprodução por montagem.

Questão 05- As vacinas promovem uma imunização ativa artificial de longa duração. Administram-se ao ser a ser imunizado, os antígenos atenuados ou mortos de forma que este desperte uma memória imunológica não submetendo o paciente ao risco de doença. O soro é uma imunização passiva artificial. Neste caso, injetam-se nos indivíduos anticorpos prontos. Este tipo de imunização é passageira.

Questão 06- No momento X o indivíduo recebeu a primeira dose da vacina. Esta estabelece a memória imunológica contra um determinado tipo de antígeno potencialmente causador de uma doença (memória esta estabelecida nos linfócitos T). No momento Y o indivíduo recebeu a segunda dose da vacina ou dose de reforço. Neste caso, o antígeno atenuado da vacina é identificado pelos linfócitos T que encaminham informação deste antígeno aos linfócitos B que começam a produzir uma grande quantidade de anticorpos contra os antígenos que servirão aos antígenos ativos e vivos de igual modo. Neste momento diz-se que o indivíduo receptor das vacinas esta imunizado contra determinado antígeno ou doença por este causada.

Questão 07- Não. O vírus ataca os glóbulos brancos, mais precisamente o linfócito T que guarnece a memória imunológica causando a imunodeficiência (SIDA- Síndrome da imunodeficiência adquirida). Assim o Item IV está errada.

Questão 08- Usar, SEMPRE, preservativos ou camisinhas durante as relações sexuais (camisinhas testadas pelo IMETRO, lubrificadas e com espermicida), exigir testes e a qualidade de sangue e hemoderivados nas doações e transfusões, usar agulhas e utensílios cirúrgicos esterilizados, se possível descartáveis. Não compartilhar objetos cortantes (Ex: agulhas e material de pedicure/manicure). As mães HIV+ devem ser tratadas durante a gravidez e não devem amamentar seus filhos para evitar o contágio vertical (mãe-filho).

CAPÍTULO 07- Reino das Moneras: As Bactérias e as Cianofícias

Trabalhe esta idéia – Página 75

II)
a) Iria ocorrer o acúmulo de corpos, excretas e restos orgânicos impedindo a reciclagem da matéria vital, ou seja, a transformação da matéria orgânica em matéria inorgânica diretamente aproveitada pelos produtores.
b) Não se geraria materiais essenciais aos produtores e que decorrem da decomposição realizada por fungos e bactérias. Ex: sais minerais, substâncias nitrogenadas e gás carbônico.

INTEGRANDO O CONHECIMENTO – PÁGINA 81

Questão 01
a) Reino Monera
b) São seres unicelulares e procariotos.
c) Bactérias e cianobactérias ou cianofíceas ou alga azul.

Questão 02- As bactérias, integrantes do Reino Monera, são procariotos, portanto seu material genético é disperso no citoplasma, não possuindo núcleo. Além disso, os integrantes autótrofos não são exclusivamente classificados neste padrão de nicho pois são autótrofas facultativos, ou seja, são heterótrofas que podem realizar fotossíntese no caso de falta de alimento.

Questão 03
a) Decomposição
b) Sim. Os fungos também possuem o mesmo nicho

Questão 04-
a) São associações bacterianas a raízes de leguminosas que auxiliam a fixação de nitrogênio e fixação de sais nitrogenados que enriquecem o solo para a produção agrícola.
b) Hormônio de crescimento e insulina para uso médico, antibióticos, queijos, vinagre, etc.

Questão 05- Bacilo, espirilo, vibrião e cocus referem-se a classificação das bactérias segundo a forma. No caso, o bacilo é assim denominado por ter a forma de um bastão.

Questão 06
a) Divisão simples e direta de uma bactéria gerando duas bactérias geneticamente igual a bactéria “mãe”.
b) Além da reprodução assexuada, há a reprodução sexuada e mutações que geram diversidade dentro da população. Assim, os mais bem adaptados (por exemplo- mais resistentes a um antibiótico) reproduzirão mais e fixarão melhor suas características na próxima geração. Ao longo do tempo toda a população ficará resistente aquele antibiótico.

Questão 07- Além da mutação, o grande fator que gera variabilidade genética em uma população bacteriana é a reprodução sexuada.

Questão 12-
a) Ambos são unicelulares e procariotos. Algumas formas bacterianas (cocus e bacilos) bem como as cianobactérias podem formar colônias.
b) Bactérias são heterótrofas enquanto as cianobactérias autótrofas exclusivas e fotossintetizantes.
c) Somente de forma assexuada por cissiparidade e por esporulação.

Questão 13- As cianobactérias são autótrofas exclusivas e produzem seu próprio alimento. Além disso, são fixadoras de nitrogênio do ar podendo gerar suas próprias proteínas e material genético.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu gostaria que no intregando conhecimento do cap.6 aperece o exercicio todo por favor vc coloca e gostei muito desta pag. achei o que procurava muito obrigado
beijos

Anônimo disse...

Professor eu estou com dúvida em uma questão:

Todas as algas possuem clorofila, um pigmento esverdeado. Entretanto, elas podem ser avermelhadas ou parcadentas, por exemplo. Como você explica isso?