ESTUDO DIRIGIDO PARA O 9º ANO DO E.F. TEMA: SUBSTÂNCIA, MISTURAS E MÉTODOS FÍSICOS DE SEPARAÇÃO DE COMPONENTES DE MISTURA.


Questão 01- Para cada item a seguir escreva se é uma Substância Pura ou se é uma Mistura (Homogênea ou Heterogênea):
a) Ferro


b) Vinho


c) Água e óleo de cozinha


d) Açúcar


e) Água do mar




Questão 02- Observe a figura a seguir e responda:




a) O sistema acima representa uma substância ou mistura? Justifique.


b) Quantas moléculas estão representadas no sistema em questão?
















Questão 03- Sobre substâncias simples são formuladas as seguintes proposições:

I. são formadas por um único elemento químico;
II. suas fórmulas são representadas por dois símbolos químicos;
III. podem ocorrer na forma de variedades alotrópicas;
IV. não podem formar misturas com substâncias compostas.

São INCORRETAS
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

Corrija ou justifique a razão pelo qual os itens julgados acima sejam considerados incorretos.

Questão 04- Sabendo que a massa 30 cm3 de água é igual a 30 g, calcule a densidade. Sabendo que o azeite de oliva possui densidade igual a 0,92 g/cm3, o que acontecerá se misturarmos água e azeite?


Questão 05- A seguir, são representados três recipientes contendo certa massa e volume de gás. Nas mesmas condições de temperatura e pressão.





1 2 3


V1 = 1L V2=1L V3=1L
m = 1,29 g m = 1,96 g m = 0,71 g
d = 1,29 glL d = 1,96 glL d = 0,71 glL


Analise o que está sendo representado e responda:Os recipientes contêm a mesma substância? Justifique sua resposta:Questão 06- Se você mergulhar um sólido em um recipiente contendo água, irá observar um deslocamento do líquido, que ocasionará um aparente aumento de volume.

a) Por que isso ocorre?
b) Qual a relação entre o volume de água deslocado e o volume do sólido?
c) Supondo que o sólido tenha massa igual a 15 g e que o volume de água deslocado seja de 10 cm3, qual é a densidade do sólido? Ele é mais ou menos denso que a água?


Questão 07- Analise os sistema abaixo;
I - água (l) e água(s).
II - gás oxigênio.
III - etanol e areia.
IV - gás carbônico e gás hidrogênio.

Relativamente aos sistemas acima, podemos afirmar que existe uma:
a) substância pura em I.
b) substância composta em II.
c) mistura monofásica em III.
d) mistura bifásica em IV.
e) mistura que pode ser separada por decantação em IV.

Como substâncias químicas (simples ou compostas) ou misturas (homogênea e heterogênea) como você classificaria os sistema I, II, III e IV?

Questão 08- São dados três sistemas:
A: óleo, água e gelo;
B: óleo, água gaseificada e gelo;
C: óleo, água e granito.

O número de fases de cada sistema é respectivamente:

a) 3, 4 e 5;
b) 3, 3 e 5;
c) 3, 3 e 3;
d) 3, 4 e 3;
e) 3, 4 e 4.

Com base na análise dos sistema acima, pode-se afirmar que toda a substância pura (ou química) forma um sistema heterogêneo? Justifique sua resposta.


Questão 09- Qual das misturas a seguir é sempre homogênea?

a) água e óleo
b) água e álcool
c) água e sal
d) ferro e areia
e) água e areia

Qual é a razão química para que o sistema escolhido seja sempre uma mistura homogênea?


Questão 10- O sangue apresenta cor vermelha devido à hemoglobina. Na molécula da hemoglobina está presente o íon ferro responsável, em grande parte, por esta cor. A quantidade total deste elemento no corpo de um ser humano adulta é da ordem de quatro gramas. Esta quantidade é suficiente para fazer um pequeno objeto como, por exemplo, um prego. Sobre o texto responda;

a) A hemoglobina pode ser considerada uma mistura? Justifique sua resposta.
b) Como se classifica a hemoglobina como sistema material (substância pura simples ou S.P. composta; mistura homogênea ou heterogênea).
c) Como se classifica o sangue como sistema material? Que métodos físicos usar-se-ia para separar os componentes sanguíneos?


Questão 11- "Os peixes estão morrendo porque a água do rio está sem oxigênio, mas nos trechos de maior corredeira a quantidade de oxigênio aumenta". Ao ouvir esta informação de um técnico do meio ambiente, um estudante que passava pela margem do rio ficou confuso e fez a seguinte reflexão: "Estou vendo a água no rio e sei que a água contém, em suas moléculas, oxigênio; então como pode ter acabado o oxigênio do rio”? Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão?

Questão 12- Para se separarem os componentes de uma mistura heterogênea formada por um líquido e um sólido deve-se fazer uma:
a) destilação simples
b) titulação
c) condensação
d) destilação fracionada
e) filtração simples

Esquematize (desenhe) a forma de separação por você escolhida e justifique sua resposta usando o desenho.


Questão 13- Em uma república estudantil, um dos moradores deixou cair óleo comestível no recipiente que contém sal de cozinha. Considerando que o sal não é solúvel no óleo, mas solúvel em água, como será possível recuperar o sal e o óleo, deixando-os novamente em condições de uso?

Questão 14- Deseja-se fazer separação dos componentes da pólvora negra, que é constituída de nitrato de sódio, carvão e enxofre. Sabe-se que o nitrato de sódio é solúvel em água, o enxofre é solúvel em dissulfeto de carbono, enquanto que o carvão é insolúvel nestes solventes. Proponha um procedimento para realizar esta separação.

Questão 15- Desafio
Qual das opções a seguir contém a associação correta dos procedimentos de laboratório, listados na 1ª coluna, com suas respectivas denominações, listadas na 2ª coluna

1) Adição de 20 mL de água a uma solução aquosa saturada em cloreto de sódio, contendo um grande excesso de sal sedimentado, tal que ainda permaneça precipitado após a adição de mais solvente.
2) Adição de 20 mL de água a uma solução aquosa não saturada em cloreto de sódio.
3) Retirada de fenol, solúvel em água e em éter etílico, de uma solução aquosa, por agitação com uma porção de éter etílico seguida por separação da fase orgânica da fase aquosa.
4) Dissolver glicose em água e a esta solução juntar etanol para que surjam novamente cristais de glicose.
5) Adição de 20 mL água a nitrato de potássio cristalino.
A) Dissolução
B) Extração
C) Diluição
D) Recristalização

a) 1A, 2C, 3B, 4D, 5A
b) 1C, 2C, 3A, 4B, 5A
c) 1A, 2A, 3A, 4D, 5C
d) 1C, 2A, 3B, 4B, 5C
e) 1A, 2A, 3C, 4D, 5C

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