Gabarito do Capítulo 02 - Ecologia e biodiversidade- 6º ano do E.F.



Capítulo 02






Trabalhe estas idéias- página 15.

a) Ecossistema compreende uma região com seres vivos que interagem entre si (comunidade) e com o meio abiótico (águas, relevo, solo, ar, etc). Um ecossistema possui clima e “capa” vegetal definida.
b) Bio= vida. E biologia = estudo ou leis da vida.


Trabalhe estas idéias- página 18


a) Espécies competidoras ocorrem quando estão no mesmo habitat e nichos semelhantes. Nos exemplos temos o tico-tico e o tié-sangue:
· Nichos semelhantes: nutrem-se de frutas, pequenos grãos, larvas e insetos diversos.
· Habitat comum: mata atlântica.

b) Espécies competidoras ocorrem quando estão no mesmo habitat e nichos semelhantes.
Lembrete: Habitat- onde uma espécie vive naturalmente
Nicho- todas as ações de um ser vivo que interferem na vida de outro ser vivo ou do meio abiótico (Ex: nutrição, reprodução, territorialização, etc).

INTEGRADO O CONHECIMENTO – Pág. 21 e 22

01)
a) Abióticos- componentes não vivos:
Ex: grau de luminosidade da água, temperatura da água, oxigenação da água.

b) Em ecossistema é o conjunto de seres vivos (comunidade) associado ao meio abiótico. O estudo de um ecossistema leva em consideração a relação entre os seres vivos e destes com o meio abiótico.

02)g a) População- conjunto de seres vivos da mesma espécie que vivem no mesmo local e ao mesmo tempo. Do exemplo temos 6 espécies logo, 6 populações e 1 comunidade (conjunto de seres vivos de um ecossistema).
b) Um campo possui seres vivos que interagem entre si (comunidade) e com o meio abiótico. Vivem em uma região com vegetação e clima definidos o que configura um ecossistema.

03)


04)
a) A afirmação esta correta já que vivem as 4 aranhas na mata e possuem hábitos alimentares e de “toca” distintos em algum ponto de análise.
b) A afirmação esta correta já que constroem teias no mesmo lugar e se alimentam do inseto “X”.
c) A afirmação esta correta já que a aranha 2 tem alta diversidade alimentar e consome insetos consumidos pelas aranhas 01, 03 e 04.
d) A afirmação esta incorreta pois as espécies 01 e 04 de aranhas não tem nenhum nicho comum, portanto não há competição. Consequentemente a extinção de uma não beneficia a outra.

Questão 05
- Nichos semelhantes- alimentam-se de insetos e frutos. Ambos vivem na Mata Atlântica.
- Nichos diferentes- a cuíca tem hábito noturno. Os mono-carvoeiros têm hábito diurno. O primeiro vive nas tocas no chão e o segundo vivem nas copas das árvores. O primeiro vive isoladamente e o segundo em bandos de 6 a 12 indivíduos.
Questão 06
a) Há muito alimento o que diminui a competitividade além do que cada espécie tem um alimento preferido diferente da outra espécie o que diminui a competição.
b) Esta quarta espécie deverá consumir preferecialmente folhas que são menos consumidas pelas outras espécies o que diminuiria a potencial competição por alimentos.

Questão 07- Há um erro: em vez do uso da palavra população (conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo local e ao mesmo tempo), deveria usar a palavra comunidade que representa o conjunto de populações de um ecossistema, portanto a porção biótico que interage entre si e com os fatores não vivos (abióticos).

0 comentários: