Estudo dirigido para o 6º ano do E.F: Preparação a prova do 1º período de 2009

Estudo dirigido para o 6º ano do E.F: Preparação a prova do 1º período de 2009


Com base na figura abaixo e conceitos correlatos, responda as questões de 01 a 05


Questão 01- Dos níveis vistos acima defina:
(a) Organismo
(b) População
(c)Comunidade
(d)Ecossistema
(e) Bioma
(f) Biosfera

Questão 02- Pode-se dizer que população e espécies são sinônimos? Justifique sua resposta com base em conceitos da biologia.

Questão 03- Todo o planeta Terra pode ser considerado um sinônimo de biosfera? Justifique sua resposta com base no conceito de biosfera.

Questão 04- Qual (is) o(s) nível(is) de organização que melhor definem as figuras abaixo? Justifique sua resposta com base nos conceitos do assunto e elementos da figura. (clique nas imagens para ampliá-las se, assim, o desejar).









Questão 05- Biomas são um conjunto de ecossistemas situados em latitudes semelhantes no planeta Terra. Pesquise um conjunto de ecossistemas na Terra que juntos constituem um tipo de Bioma.
Questão 06- Defina ecossistema como nível de organização. Quais são os fatores bióticos e abióticos que definem um ecossistema/bioma?
Questão 07- Ao caminhar no parque da cidade em Brasília, um astuto aluno do 6º ano do Sigma observou 05 crianças brincando sobre um belo gramado. Junto dois cachorros participavam da brincadeira farejando uma fileira com 50 formigas em pleno trabalho. Uma das crianças segurava uma gaiola com 04 periquitos australianos que realizavam peripécias nos poleiros. Mais um feliz dia no parque! Sobre a cena responda;
(a) Quantos organismos são observados?
(b) Quantas populações existem?
(c) Quantas comunidades existem neste ambiente?
Questão 08- Quais são os fatores que determinam a possibilidade de competição entre seres vivos?
Questão 09- Defina nicho e habitat de uma população. Podemos afirmar que o zoológico, mesmo reproduzindo perfeitamente o ambiente do animal, é o habitat de elefantes e girafas? Justifique sua resposta a última questão.

1 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber onde encontro o gabarito