Temas para o 7º ano do E.F: semana do meio ambiente


* a fauna urbana e suas implicações ( excesso de pessoas - principalmente, e as alterações que a cidade sofre para comportar tantas pessoas): fotos, desenhos, painéis;
* vida urbana X vida rural: vantagens e desvantagens de viver nos dois lugares;
* o consumo e a dependência de energia elétrica (comparação de contas de luz e consumo de energia em diferentes épocas do ano); listar os principais danos causados ao ambiente pela construção e operação de usinas hidrelétricas;
* farmácias, postos de saúde e hospitais como indicadores da qualidade do ar (visitar estes locais e fazer uma pesquisa sobre as principais doenças que ocorrem na cidade): relacionar essas doenças a problemas ambientais, se for o caso;
* bioindicadores da qualidade do ar (liquens): tirar fotos de liquens em diferentes locais e relacionar o tamanho dos liquens à qualidade do ar; explicar por que os liquens podem ser usados como indicadores da qualidade do ar;
* verificação da qualidade do ar utilizando lâminas de laboratório expostas em diferentes ambientes (dentro da sala de aula, no pátio da escola, em uma rua onde passam muitos carros ...;
* experimento sobre cigarro: montar um fumômetro para mostrar a degradação da qualidade do ar e da saúde;
* medir a poluição atmosférica causada pelos automóveis (fazer cálculos e apresentar os resultados na forma de tabelas ou gráficos sobre o consumo de combustíveis e liberação de monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e enxofre; relacionar com chuva ácida;
* comparar a poluição causada por diferentes combustíveis: amarrar uma gase no cano de escapamento de um carro movido a álcool, gasolina e diesel; apresentar as gases e explicar o resultado; relacionar a emissão desses resíduos com a saúde das pessoas (problemas no sistema respiratório, por exemplo);
* apresentar um mapa (feito pelos alunos) mostrando de onde vem a água que abastece a nossa cidade e informar se essas áreas são protegidas;
* examinar a qualidade da água: amarrar um pano branco em uma torneira e deixar durante uma semana. Observar a cor que o pano ficou; relacionar o resultado ao tratamento que a água recebe a nossa cidade;
* pequenos pingos, grandes gastos: deixar uma torneira pingando dentro de um recipiente durante uma hora e depois medir a quantidade de água; fazer cálculos do desperdício de água em um dia, uma semana, um mês, ...; apresentar um mapa, tabela, gráfico sobre a disponibilidade de água doce no planeta;
* exposição sobre a água: onde encontramos água em nossa dia-a-dia (alimentos, água potável, bebidas, perfume, remédios, água da chuva, ...);
* escrever uma carta para as gerações futuras contando como é o nosso planeta hoje e quais são as perspectivas para o futuro;
* exposição de plantas medicinais do cerrado;
* vegetação X erosão: experimento de despejar água, ao mesmo tempo, em uma bandeja com vegetação e em outra bandeja só com terra;
* quantas árvores são necessárias para produzir X livros: pesar os livros de um determinado número de alunos e fazer os cálculos; mostrar os cálculos associando a áreas de desmatamento e a necessidade da reciclagem de papel;
* montar um stand mostrando como se recicla papel; deixar alguns objetos feitos com papel reciclado;
* visitar indústrias limpas (ex.: empresas que fazem coleta seletiva, conservação de energia, racionamento de combustíveis fósseis e de água; reuso da água, compostagem, reaproveitamento de resíduos, ...;
* painéis com os países que mais poluem no mundo: fotos, tabelas, acordos para a redução da emissão de poluentes, ...;
* mostrar atitudes ambientalmente corretas: áreas de replantio, folders que pedem para não jogar papel na rua; coleta seletiva em prédios, manuais de carros com orientações sobre questões ambientais, ...