Estudo dirigido 7º ano do E.F.

Botânica: Estudo dirigido 7º ano do E.F.
(3º período de 2008)






Questão 01- Sobre as algas, responda;

a) Em que Reinos podem ser enquadradas as algas. Cite exemplos de algas em cada Reino.


b) O que é maré vermelha? Como esta pode apresentar-se prejudicial a animais e ao ser humano? Qual é ação humana que pode agravar o efeito da "maré vermelha"? Qual é o Reino e o padrão de alga que causa este fenômeno?


c) Descreva 4 utilidades das algas pluricelulares no cotidiano humano?


d) Como é denominada a estrutura corpórea das algas pluricelulares? Como ocorre o transporte de substâncias pelo corpo das alga pluricelulares?




Questão 02- Qual a importância das algas planctônicas (fitoplâncton) nos ecossistemas aquáticos.





Questão 03- Complete o texto abaixo, preenchendo os espaços em branco (Observação: uma só palavra por espaço).



1. Em alguns sistemas e classificação, Algas, Briófitas e Pteridófitas formam o grupo das (a) _______________, ou seja, organismo que possuem órgãos sexuais invisíveis a olho nu. Gimnospermas e Angiospermas são reunidas no grupo das (b) ________________, ou seja, vegetais que possuem órgãos sexuais visíveis a lho nu.

2. Considerando que vegetais que possuem flores são capazes de produzir sementes, por isso são denominados de (c) _______________, que significa, literalmente, plantas produtoras de sementes.

3.Algas e briófitas não formam tecidos condutores de seiva, por isso são denominados de (d) __________________.

4.Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, por possuírem tecidos de condução de seiva são denominadas (e)_________________.

5.Bactérias e Cianobactérias pertencem ao reino (f) ____________.




Questão 04 -O esquema refere-se ao reino Metaphyta (plantae):







Considerando que 1 representa as algas, indique os nomes dos grupos vegetais indicados pelos números 2, 3, 4 e 5.




Questão 05-Com relação à conquista do meio terrestre, alguns autores dizem que as briófitas são os anfíbios do mundo vegetal. Justifique essa analogia.


Questão 06-A frase a seguir apresenta quatro segmentos em maiúsculo. O pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) é uma GIMNOSPERMA, cujo FRUTO, o pinhão, apresenta COTILÉDONES e EMBRIÃO.Qual deles contém um erro?


Questão 07-Num filme ficção científica havia musgos gigantes, do tamanho de coqueiros. Qual sistema, ausente nos musgos reais, deveria estar presente nos gigantes para que eles atingissem tal tamanho? Por que?


Questão 08-No que diferem briófitas e pteridófitas quanto ao deslocamento da água no interior da planta?


Questão 09- Responda


a) No que se assemelham briófitas e pteridófitas quanto ao habitat e transporte de gametas?


b) No que diferem quanto ao transporte de água e sais minerais?


Questão 10- Muitas das características que surgiram ao longo da história evolutiva das plantas permitiram a conquista do ambiente terrestre. Considere os musgos e as samambaias;


a) cite uma característica compartilhada por esses dois grupos que torna essas plantas dependentes da água para a fertilização.



b) compare os dois grupos com relação à presença de um sistema vascular para transporte de água e nutrientes.






Questão 11- Observe as figuras A, B, e C, referentes a grupos vegetais nos quais algumas estruturas foram indicadas por números.
Com relação as figuras cite o que se pede.




a) Cite as funções das estruturas um e dois. Cite a(s) figura(s) que correspondem à fase esporofítica

b) Cite o(s) grupo(s) que apresenta(m), durante o seu desenvolvimento, a estrutura apontada pela seta 8 na figura D.


c) Cite a função das estruturas indicadas por três.Cite a principal condição ambiental que favorece a proliferação dos grupos A e B em um jardim.



Questão 12- A fotossíntese é um dos mais importantes fenômenos que ocorrem na Natureza, pois todos os seres vivos dependem direta ou indiretamente desse processo.

a) Justifique a proposição acima.

b) Qual a organela citoplasmática responsável pela fotossíntese?

c) Quais os produtos químicos da fotossíntese?





Questão 13- Para testar as trocas gasosas das plantas com o ar, foi realizada uma experiência na qual foram usados quatro tubos de vidro (A,B, C, D) contendo soluções nutritivas, folhas vivas nos tubos A e B e raízes subterrâneas nos tubos C e D. Os tubos foram hermeticamente fechados, sendo que o tubo A com a folha e o tubo D com raiz permaneceram iluminados enquanto que o tubo B com folha e o tubo C com raiz permaneceram no escuro. Passados um determinado período de tempo, quais modificações devemos esperar que ocorram com as concentrações de oxigênio e de gás carbônico no ar no interior dos tubos? Justifique sua resposta.





Questão 14 - "Um automóvel, movido a gasolina ou a álcool, está em última análise, utilizando luz solar." Justifique essa afirmativa.




Questão 15- As traqueófitas são plantas com sistemas de condução que garantem uma distribuição eficiente de substâncias.a) Quem são as traqueófitas?b) Como são denominados os tecidos responsáveis por esse transporte e a qual a composição química das seivas por eles transportadas.



Questão 16 - Qual o papel dos vasos lenhosos e liberianos no processo de nutrição das plantas?



Questão 17- O que são estômatos e para que servem?



Questão 18- Imagine-se como uma molécula de CO2. Próximo a uma folha, descreva o seu trajeto ao entrar na epiderme deste órgão vegetal, o que ocorrerá com você dentro da folha, indicando células, organóides e processos que passarás nesta folha.



Questão 19- Um botânico recebeu duas plantas de origem desconhecidas. Estudando-as, concluiu que uma delas era polinizada por insetos e a outra era polinizada pelo vento. Explique como ele pôde ter chegado a esta conclusão, com base na observação e análise realizada.



Questão 20- Na região de Campos de Jordão ocorre ainda, em grande quantidade, o pinheiro-do-paraná, que fornece um excelente alimento. Pergunta-se:

a) A que grupo pertence esse vegetal?

b) Qual a classificação do órgão que é comestível?




Questão 21- A Araucaria angustifolia (pinheiro-do-paraná) é uma gimnosperma predominantemente nas matas do sul do Brasil, que apresentam três estratos vegetais bem definidos. O estrato arbóreo é constituído principalmente pelo pinheiro-do-paraná e pelas espécies de angiospermas, como imbuias e a canela. O estrato arbustivo, muito denso, apresenta samambaias arborecentes (pteridófitas). No estrato herbáceo, há gramíneas formando a vegetação rasteira.

a) Qual são as novidades evolutivas das plantas predominantes no extrato arbóreo em relação as samambaias do extrato arborecente?

b) Considerando a semente, explique as diferenças entre as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas.




Questão 22- Em visita a um Jardim Botânico, um grupo de estudantes listou os seguintes nomes de plantas observadas:Ipê-amarelo-da-serra, Seringueira, Ciprestes, Jaboticabeira, Orquídea, Hepáticas, Coco-da-baía, Avenca, Palmeira-dos-brejos ou Buriti e Sequóias. Dentre as plantas observadas no Jardim Botânico;

a) indique aquelas que pertencem ao grupo das gimnospermas. Cite uma característica reprodutiva particular desse grupo.

b) cite um exemplo de planta do grupo das pteridófitas. Mencione uma aquisição evolutiva desse grupo em relação às briófitas.


Questão 23- A conquista do meio terrestre, pelas plantas, foi possível graças a um conjunto de adaptações.

a) Cite duas adaptações dos vegetais terrestres relacionadas à economia de água.

b) Que estruturas vegetais permitem a dispersão das pteridófitas e das gimnospermas, independentemente do meio aquático?




Questão 24- As plantas fanerógamas - gimnospermas e angiospermas - apresentam algumas características em comum. As angiospermas constituem o grupo vegetal com a maior biodiversidade, embora representem o grupo mais recente na história da Terra.



a) Compare esses dois grupos, destacando as semelhanças e diferenças.
b) Aponte os elementos que podem explicar o êxito das angiospermas em termos de biodiversidade.




Questão 25 - O projeto "Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo", financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), envolveu diversas instituições de pesquisa e ensino. O levantamento realizado no Estado comprovou a existência de cerca de oito mil espécies de fanerógamas.


a) Cite duas características exclusivas das fanerógamas.

b) As fanerógamas englobam dois grupos taxonomicamente distintos, sendo que um deles é muito freqüente no Estado e o outro representado por um número muito pequeno de espécies nativas. Qual dos grupos é pouco representado?

c) Que outro grupo de plantas vasculares não foi incluído nesse levantamento?



Questão 26- Observe as estruturas vegetais mostradas na figura a seguir.








Identifique os números das figuras correspondentes aos vegetais monocotiledônios e dicotiledônios. Justifique as suas respostas.




Questão 27- O termo óvulo é usado tanto em zoologia como em botânica, porém com significados diferentes. Compare o óvulo de um vertebrado como o de uma angiosperma quanto à organização, ploidia (número de cromossomos) e ao desenvolvimento.



Questão 28- "O grão de pólen não é o gameta masculino da planta". Justifique essa afirmativa.



Questão 29- As flores, ao serem visitadas por um animal, são na maioria dos casos polinizadas. O que é polinização? Qual a maior vantagem dessas visitas para os polinizadores?


Questão 30- As angiospermas representam cerca de 70% das plantas conhecidas. Esta diversidade se deve, em parte, ao seu eficiente sistema reprodutivo.As figuras a seguir ilustram algumas etapas do ciclo reprodutivo destas plantas. Analise a seqüência apresentada e responda:

a) Qual a etapa indicada em I, II, III e IV respectivamente?

b) Devido à grande diversidade morfológica das flores das angiospermas, vários agentes podem estar envolvidos na etapa indicada em I. Indique dois agentes envolvidos na etapa I e apresente uma característica morfológica da flor, necessária para a efetiva atuação de cada um desses agentes.

c) Qual a conseqüência para a planta se, como resultado de algum fenômeno natural, ou induzido pelo homem, um dos agentes citados acima deixar de existir?





Questão 31- O desenho mostra as estruturas de uma flor em corte longitudinal.

a) Identifique com a letra "A" a seta que aponta a estrutura da qual um inseto retira pólen.

b) Identifique com a letra "B" a seta que aponta a estrutura na qual o grão de pólen inicia o desenvolvimento do tubo polínico.

c) Identifique com a letra "C" a seta que aponta a estrutura que irá se desenvolver dando origem ao fruto.

d) Identifique com a letra "D" a seta que aponta a estrutura em que ocorre a união de gametas masculino e feminino e que dará origem à semente.




Questão 32- Acredita-se que as plantas terrestres evoluíram a partir de algas verdes que conquistaram o ambiente terrestre. Briófitas e pteridófitas apresentam gametas masculinos flagelados, demonstrando haver ainda nesses grupos uma grande dependência da água para sua reprodução. Nas angiospermas, essa dependência foi eliminada através do desenvolvimento de grãos de pólen.

a) Cite dois meios pelos quais os grãos de pólen podem ser transportados até o estigma das flores.
b) Descreva como, após o grão de pólen alcançar o estigma de uma flor, ocorrerá a fecundação da oosfera e o desenvolvimento do endosperma.





Questão 33- Culturas de cana são obtidas através do plantio de pedaços de colmos, os toletes. Culturas de subsistência de milho são obtidas pelo plantio das sementes que o agricultor colheu no ano anterior. Qual dessas duas culturas terá maior potencial para enfrentar uma alteração do ambiente, como, por exemplo, o aparecimento de um novo patógeno? Justifique.





Questão 34 - Existe uma relação íntima entre as características morfológicas de uma flor e o seu sistema de polinização. Quais os sistemas mais comuns de polinização em plantas com flores:

a) perfumadas, corolas grandes e coloridas?

b) sem perfume e sem corolas coloridas e grande número de pólens?





Questão 35- caule é um dos órgãos presentes nos vegetais superiores. Com relação a esse órgão, responda:



a) Quais as funções principais?

b) Qual o tipo habitual de caule do pinheiro-do-paraná?

c) O colmo é um tipo de caule presente na cana-de-açúcar e no bambu. Como se caracteriza esse tipo de caule?





Questão 36- O cipó-chumbo é um vegetal que não possui raízes, nem folhas, nem clorofila. Apresenta estruturas especiais que penetram na planta hospedeira para retirar a substâncias que necessita para viver. Por sua forma de vida, o cipó-chumbo é considerado um holoparasita. Uma outra planta, a erva-de-passarinho, é considerada um hemiparasita e, embora retire das plantas hospedeiras água e sais minerais, possui folhas e clorofila.Considerando estas informações, responda.

a) Pelo fato de o cipó-chumbo ser holoparasita, que tipo de nutriente ele retira da planta hospedeira para a sua sobrevivência? Justifique sua resposta.

b) Quais estruturas das plantas hospedeiras são "invadidas" pelo cipó-chumbo e pela erva-de-passarinho, respectivamente? Justifique sua resposta.

2 comentários:

Queiti disse...

Onde esta as resposta deste exercicio????

Unknown disse...

Gostaria do gabarito desse exercício, poderia enviar para e-mail?