Vírus e Reino Monera: estudo dirigido para o 7º ano do E.F.

Vírus e Reino Monera: estudo dirigido para o 7º ano do E.F.








Questão 01- Desenhe a estrutura básica de um vírus e denomine cada uma de suas partes?




Questão 02- Mesmo sendo o único ser desprovido de célula, é considerando vida. Descreva 3 razões (no mínimo) para considerarmos tal ser como entidades vivas.




Questão 03- "Todos os vírus são parasitas intracelulares". Você concorda com esta sentença? Justifique sua resposta com base na reprodução e padrão de dispersão viral.




Questão 04- Como são classificados os vírus de acordo com o tipo de material genético?




Questão 06- Descreva e esquematize como ocorre a reprodução viral ou reprodução por montagem.




Questão 07- "Os prejuízos causados pelas viroses ocorrem pela destruição celular já que esta vira uma escrava na montagem de novas peças virais". Tal afirmação esta correta? Justifique sua resposta com base no padrão de parasitismo viral.




Questão 08- A que Reino pertencem as bactérias? Qual é o fator celular primordial que difere este Reino da bactérias de outros Reinos dos seres vivos?




Questão 09- Quais são as principais características celulares, metabólicas e nutricionais que caracterizam os seres do Reino Monera:




* Bactérias


* Cianofíceas ou algas azuis




Questão 10- Como ocorre a reprodução assexuada e sexuada em bactérias? Qual é o nome de cada tipo de reprodução que ocorre em bactérias? Qual é a vantagem e desvantagem de cada tipo de reprodução em relação a outra?




Questão 11- Além da reprodução sexuada, que outro fenômeno pode aumentar a variabilidade e diversidade genética em procariotos (bactérias)? Qual é o problema ocasionado pela geração de seres bacterianos diferentes no tratamento de bacterioses com antibióticos?




Questão 12- Descreva a importância ecológica das bactérias e cianofícieas (ou cianobactérias) no Planeta Terra.




Questão 13- "Praticamente todo o oxigênio consumido pelos heterótrofos advém do metabolismo e padrão ecológico das cianofíceas". Esta afirmação esta correta? Justifique sua resposta com base nos processos fotossintéticos e ciclo de vida das cianofícieas? Por que o oxigênio produzido pelas plantas tem pouca importância para a composição do oxigênio disponível aos seres heterotrófos?

Questão 14- Qual é o equipamento que permite a visualização de bactérias? E de vírus? Por que não é possível cultivar vírus em um simples caldo nutritivo?

Questão 15- Do microscópio abaixo pergunta-se


a) Onde é instalada a lâmina que contém o material biológico a ser observado?

b) Qual é a função do parafuso macrométrico e micrométrico?

c) Se a lente ocular amplia a imagem em 10X e a lente objetiva em 20X , qual é o tamanho final da imagem?


Questão 16- Dê exemplo de uma relação simbiótica entre plantas e bactérias e que é imporante a produção agrícola por aumentar a produtividade de solos?

Questão 17- Qual é a diferença de soros e vacinas no tratamento ou prevenção de doenças? Explique sob o ponto de vista da resposta imunológica e produção/ação dos anticorpos.
Questão 18- Do que é feito soros e vacinas? Qual é o mais duradouro na defesa do organismo contra microorganismos patogênicos? Justifique sua resposta com base nas teorias científicas vistas em sala de aula.

0 comentários: