Alimentação e Saúde: aula para o 8º ano do E. Fundamental


Os nutrientes são componentes dos alimentos que consumimos. Estão divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras). Nos macronutrientes é que estão os valores calóricos dos alimentos.

.....Os carboidratos, presentes nos pães, cereais, biscoitos, frutas, massas e tubérculos, têm propriedades energéticas, sendo, na sua maioria, convertidos em glicose. Cada grama de carboidratos fornece 4 kcal ao organismo......As proteínas, encontradas nas carnes, ovos, leite e derivados (proteína animal) e em vegetais como feijões, lentilha, grão-de-bico (proteína vegetal), são essenciais pois regulam a concentração muscular, a produção de anticorpos, a dilatação e contração dos vasos sangüíneos, processo que regula a pressão arterial, entre outras funções. Contém 4 kcal por grama......As gorduras animais e os óleos vegetais, são os nutrientes mais calóricos: cada grama possui 9 kcal. Razão pela qual devemos procurar consumi-las com moderação, embora sejam importantes pelo fornecimento de ácidos graxos e favorecerem a assimilação de importantes vitaminas.

Para Realizar Download da aula vista em sala;


1- Clique no link abaixo;

http://www.4shared.com/file/49619227/79cf6f34/AlimentacaoeSaude.html

2- Deixe a página abrir totalmente. Surgira um quadro semelhante a este no último terço da página (pode demorar um pouquinho!)







3- Clique em download File

4- Salve o arquivo ou o abra para ver a aula. (O arquivo exige o programa PDF para ser visto).

0 comentários: