Gabaritos dos exercícios - Capítulo 01 e 02 do livro do 6º ano do E.F.


Gabaritos dos exercícios - Capítulo 01 e 02 do livro do 6º ano do E.F.



CAPÍTULO 01- Integrando o conhecimento – página 12

01)Todos os seres vivos interagem entre si através de processos descritos nas cadeias e teias alimentares. Além disso, as relações ecológicas harmônicas e desarmônicas também evidenciam a inter dependência dos seres vivos entre si.

02)Não haveria mais os processos de decomposição, consequentemente não haveria reciclagem da matéria para formar novos seres vivos. Em pouco tempo deixaria de existir vida nesta região.
03)A) distância que vai de uma ponta a outra das asas quando abertas.
b) 1,4 metro de comprimento, 1 metro de altura, 8 kg de massa. A envergadura pode chegar a quase 3 metros. O bico possui 30 cm de cor preta e muito forte. A fêmea, normalmente, é menor que o macho. O habitat deste animal é a margem dos rios, e em árvores esparsas. A fêmea forma o ninho no alto das árvores com a ajuda do macho. Sua alimentação é composta de peixes, répteis, insetos, e até pequenos mamíferos. A espécie está em risco de extinção.

04)A) Briófitas, orquídeas, bromélias, pau-brasil, cipó, jequetibá, samambaias
b) Nos dias de hoje a destruição causou a redução da mata Atlântica a menos de 7% de seu padrão de ocupação original.

05)Ambiente com um grande número de espécies onde cada uma possui populações com grande número de indivíduos.

Capítulo 02-
Trabalhe estas idéias- página 15.

a) Ecossistema compreende uma região com seres vivos que interagem entre si (comunidade) e com o meio abiótico (águas, relevo, solo, ar, etc). Um ecossistema possui clima e “capa” vegetal definida.
b) Bio= vida. E biologia = estudo ou leis da vida.
Trabalhe estas idéias- página 18
a) Espécies competidoras ocorrem quando estão no mesmo habitat e nichos semelhantes. Nos exemplos temos o tico-tico e o tié-sangue:
· Nichos semelhantes: nutrem-se de frutas, pequenos grãos, larvas e insetos diversos.
· Habitat comum: mata atlântica.

b) Espécies competidoras ocorrem quando estão no mesmo habitat e nichos semelhantes.
Lembrete: Habitat- onde uma espécie vive naturalmente
Nicho- todas as ações de um ser vivo que interferem na vida de outro ser vivo ou do meio abiótico (Ex: nutrição, reprodução, territorialização, etc).

INTEGRADO O CONHECIMENTO – Pág. 21 e 22
01)
a) Abióticos- componentes não vivos:
Ex: grau de luminosidade da água, temperatura da água, oxigenação da água.

b) Em ecossistema é o conjunto de seres vivos (comunidade) associado ao meio abiótico. O estudo de um ecossistema leva em consideração a relação entre os seres vivos e destes com o meio abiótico.
02)
a) População- conjunto de seres vivos da mesma espécie que vivem no mesmo local e ao mesmo tempo. Do exemplo temos 6 espécies logo, 6 populações e 1 comunidade (conjunto de seres vivos de um ecossistema).
b) Um campo possui seres vivos que interagem entre si (comunidade) e com o meio abiótico. Vivem em uma região com vegetação e clima definidos o que configura um ecossistema.
03)
Ser vivo-Habitat
Boto cor de rosa-Amazônia
Peixe boi-Amazônia
Lobo guará-Cerrado
Tamanduá bandeira-Cerrado
Arara azul-Mata Atlântica e no Pantanal

04)
a) A afirmação esta correta já que vivem as 4 aranhas na mata e possuem hábitos alimentares e de “toca” distintos em algum ponto de análise.
b) A afirmação esta correta já que constroem teias no mesmo lugar e se alimentam do inseto “X”.
c) A afirmação esta correta já que a aranha 2 tem alta diversidade alimentar e consome insetos consumidos pelas aranhas 01, 03 e 04.
d) A afirmação esta incorreta pois as espécies 01 e 04 de aranhas não tem nenhum nicho comum, portanto não há competição. Consequentemente a extinção de uma não beneficia a outra.



Questão 05
- Nichos semelhantes- alimentam-se de insetos e frutos. Ambos vivem na Mata Atlântica.
- Nichos diferentes- a cuíca tem hábito noturno. Os mono-carvoeiros têm hábito diurno. O primeiro vive nas tocas no chão e o segundo vivem nas copas das árvores. O primeiro vive isoladamente e o segundo em bandos de 6 a 12 indivíduos.
Questão 06
a) Há muito alimento o que diminui a competitividade além do que cada espécie tem um alimento preferido diferente da outra espécie o que diminui a competição.
b) Esta quarta espécie deverá consumir preferecialmente folhas que são menos consumidas pelas outras espécies o que diminuiria a potencial competição por alimentos.

Questão 07- Há um erro: em vez do uso da palavra população (conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo local e ao mesmo tempo), deveria usar a palavra comunidade que representa o conjunto de populações de um ecossistema, portanto a porção biótico que interage entre si e com os fatores não vivos (abióticos).

0 comentários: