Órgãos dos sentidos: aula para 8º ano do E.F.


A capacidade que temos de distinguir diferentes estímulos proveniente do exterior, como luz, som, cheiro, gosto, percepções tácteis e de dor, decorre da existência, em nosso cérebro, de centros específicos que transformam os estímulos nervosos em "noção" de visão, de audição, de odor etc. Isso só acontece porque estruturas aperfeiçoadas existentes na periferia do nosso corpo recebem os estímulos externos; em seguida nervos locais conduzem impulsos nervosos provocados por esses estímulos ao cérebro; e, finalmente, no cérebro, esse impulsos são "processados" (como dados em um computador), resultando na capacidade de distinguir percepções diversas.
Para a percepção de qualquer um dos cinco sentidos básicos funcionam sempre três setores fundamentais:
Receptores: São estruturas ou órgãos especiais que recebe o estímulo exterior. Compreendem os olhos, os ouvidos, os corpúsculos sensoriais da pele e da língua, bem como as terminações nervosas livres da mucosa nasal, entre outras.
Condutores: São os nervos (ópticos, olfativos, acústicos etc.); que transmitem ao cérebro os impulsos nervosos nascidos do estímulo captado pelo receptor.
Transformadores: Compreendem as áreas específicas do córtex cerebral, cujos neurônios "interpretam" os impulsos nervosos como percepção de sentidos. Com todo este sistema bem montado, podemos distinguir o que é luz, do que é som, o que é gosto, do que é cheiro, o que é tato suave, do que é dor etc. Essa capacidade de distinguir estímulos ambientais de natureza diversa é o que chamamos de sensibilidade.



Para realizar o dowload visto em aula;




2) Siga as instruções vista no tutorial visto no link abaixo;


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