TRABALHO SOBRE PIRÂMIDES ALIMENTARES

Texto do projeto: Professora Carmen Lúcia

OBJETIVO:
Construir uma pirâmide alimentar e apresentar um texto sobre a origem da pirâmide e o tipo de dieta sugerida.
MATERIAL:
- folha de papel pardo ou outro tipo de folha (a critério do grupo);
- figuras de alimentos recortadas de revistas, encartes de supermercados, etc.;
- tesoura;
- cola;
- pincéis ou canetinhas;
- régua.
Nº DE GRUPOS:
3 Grupos no 8º A (asa norte)
5 a 8 grupos nos outros 8ºs ou de acordo com a instrução do professor(a).
PROCEDIMENTO:
Os alunos deverão:
- desenhar uma pirâmide alimentar e ilustrá-la para fazer um cartaz;
- indicar o nome da pirâmide e também a sua composição (tipos de alimentos: frutas, verduras, leguminosas, carnes,...)
- preparar um texto (em uma folha de papel A4), explicando a composição nutricional e a origem da pirâmide.
A pirâmide e o texto deverão ser entregues à(o) professor(a) para serem avaliados (conteúdo, ortografia, concordância, estética, ...). Depois de corrigidos, o trabalho será devolvido aos alunos para que eles refaçam alguma coisa, se necessário, e o apresentem à turma. Após a apresentação, o trabalho será exposto em sala de aula (cartaz e texto).
VALOR: 2,0 pontos (3º período); 60% para a pirâmide, 30% para o texto e 10% para a apresentação oral. A nota total poderá ser diminuída em função da execução do trabalho (comportamento inadequado durante a realização do trabalho em sala de aula: brincadeiras, esquecimento de material, ...).
PERÍODO DE REALIZAÇÃO E ENTREGA:
De acordo com orientação dos professores
OBS.: Os melhores trabalhos (uma pirâmide de cada tipo, comparando todas as turmas de cada professor – será exibido fora da sala, nos murais externos.

PIRÂMIDES SUGERIDAS;

PIRÂMIDE ALIMENTAR AMERICANA (versão de 1992)
PIRÂMIDE ALIMENTAR AMERICANA (versão de 2005)
PIRÂMIDE ALIMENTAR DE HARVARD (Nova Pirâmide Alimentar)
PIRÂMIDE ALIMENTAR BRASILEIRA
PIRÂMIDE ALIMENTAR MEDITERRÂNEA
PIRÂMIDE ALIMENTAR ASIÁTICA
PIRÂMIDE ALIMENTAR OVOLACTOVEGETARIANA OU A VEGETARIANA

0 comentários: