Provável Gabarito da prova de ciências – 8º ano do E.F.- 4º/2009




Questão 01-
a) Orelha interna/ labirintum (labirinto)
b) O líquido dos canais semicirculares sofrem movimentos ao desequilibrarmos que estimulam padrões sensoriais que restabelecem pressão interna e localização, restabelecendo o equilíbrio.
Questão 02-
a) Cristalino
b) A lente fica mais grossa, menos delgada.
c) Presbiopia (vista cansada). Ocorre por deficiências do músculo que controla o cristalino além de alterações da forma do globo ocular em associação.


Questão 03
a)


b) Lente divergente
c) O globo ocular é mais alongado em relação ao globo ocular perfeito. Tal fato faz com que a imagem se forme antes do fundo do olho.
Questão 04- A sensação de gustação depende da captação sensorial do olfato já que ambas são interpretadas de forma sinestésica (associadas) na mesma região do cérebro.
Questão 05-
a) 7. Pavilhão auditivo
b) 3. Labirintum
c) 5. Cóclea ou caracol
d) 6. Canal da orelha média
e) 8. Tímpano
Questão 06-
a) Corpúsculos de Krause
b) Corpúsculos de Paccini e de Meissner
c) Corpúsculos de Ruffini
d) Corpúsculos de Meissner
e) Terminações livres.
Questão 07- Números em sequência: 4,5,3,4,2
Questão 08-
a) Dendritos. 04
b) Dendrito, corpo celular e axônio
c) Barra mielínica (nódulos de ravier). 01 ou 02
Questão 09- A sensação extrema de calor é captada nas terminações nervosas livres (dor) que são transmitidas por nervos sensitivos até a medula vertebral que interpreta e emite o impulso por nervos motores que incidem sobre músculos que, ao contraírem, retiram a mão. (arco ou ato reflexo).
Questão 10-
a) Sistema nervoso autônomo. Saem da medula espinhal ou medula vertebral, mais precisamente da região cervical.
b) A autonomia do sistema nervoso agiliza e aumenta sensivelmente a eficiência de ações múltiplas do organismo. Além de acelerar batimentos cardíacos e o ritmo respiratório, ocorre a dilatação das pupilas, aumento da irrigação muscular, diminuição do tônus dos esfíncteres, aumento da capacidade de ataque e defesa.

0 comentários: