Gabarito ao 6º ano do E.F: CAPÍTULO Capítulo 06- Biomas Brasileiros


Trabalhe esta idéia – Página 59

II) Grande disponibilidade de água na forma de uma complexa bacia hidrográfica (Rio Amazonas e seus afluentes) além da grande pluviosidade (índice de chuvas/ano). Outro fator abiótico é o clima tropical onde a vida biodiversificada melhor se desenvolve em relação a climas temperados e frios.

Trabalhe esta idéia – Página 62

III) A araucária é a mais importante árvore das matas temperadas da região sul do País. Neste caso esta apresenta importância como:
· Em suas altas copas se estabelecem ninhos de importantes aves da região.
· Suas sementes (pinhão) são base alimentar de aves, mamíferos sendo bastante apreciadas como alimento por seres humanos.
· Na reconstituição de ecossistemas devastados, apresenta-se como uma espécie altamente adaptável a região com grandes chances de sucesso no reflorestamento usando, por base, esta espécie.

Integrando o Conhecimento – página 68

Questão 01

a)

1. Floresta Amazônica – Floresta tropical
2. Cerrado – Savana
3. Pampa- Campo temperado
4. Mata dos cocais- Campo pantanoso tropical
5. Caatinga – Semi-árido.
6- Mata Atlântica- Floresta tropical costeira
7- Pantanal matogrossense- Campo pantanoso tropical
8- Floresta de araucária – Floresta temperada

b)

2- (cerrado) – Baixa pluviosidade e baixa disponibilidade de água nas superfícies. O solo é ácido e extremamente argiloso. Ex: Lixera, pau-terra, sucupira, lobeira, mangaba, buriti.
5- (caatinga)- Baixíssima pluviosidade e baixa disponibilidade de água nas superfícies. O solo é rico, porém arenoso dificultando ainda mais a retenção de água. Ex: aroeira, baraúna, xiquexique, mandacaru, juazeiro, barriguda

c)


1- (floresta Amazônica): seringueira, açaí, vitória-régia, castanheira do Pará, Planta do guaraná, pau-rosa.
4- (Mata dos cocais)- babaçu, buriti, carnaúba, açaí.
6- (Mata Atlântica) – Pau-brasil, jacarandá, ipês, jequitibá, bromélia, peroba, orquídeas.

d)

3- (pampas): gramíneas (braquiárias), pitangueira, capim santo.
8- (mata de Araucária): pinheiro do Paraná ou araucária.

Questão 02- Realizam-se queimadas e desmatamento para abrir campos a:
· Agricultura – monoculturas
· Pecuária- Criação extensiva de gado (campo aberto).
· Expansão urbana (Ex: Distrito Federal e Goiânia)

Outros problemas citados que levam a destruição do cerrado são as carvoarias e queimadas acidentais por mau uso da região.

Questão 03- Semelhança entre o clima amazônico e a caatinga- são ecossistemas de região tropical, portanto, com temperaturas médias anuais relativamente altas.
Diferenças entre o clima amazônico e a caatinga- o primeiro é úmido e apresenta alta pluviosidade. O segundo é seco com características de semi-árido.


Questão 04- Em virtude da prevalência de vegetação de baixo porte-gramínea- há grandes campos para a criação extensiva e semi-intensiva na pecuária. Em virtude do solo humífero, há grandes extensões envolvidas em plantios de soja, arroz, milho, sorgo e outras culturas agrícolas.


Questão 05- Trata-se de uma grande planície (230 mil km2) que na época das chuvas recebe um grande volume de água tornando-se uma região inundada.


Questão 06- O solo é argiloso e com grande concentração de matéria orgânica. Há uma grande concentração de organismos neste solo que consomem o oxigênio fazendo com que haja pouco deste gás disponível no solo. Com o terreno pouco sustentável e com as características descritas, a raiz apresenta a função de escora e de captação extra de oxigênio aéreo, sendo portanto, raízes que parte do caule (raízes aéreas).

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