Estudo dirigido para a prova do 1º período (7º ano do EF)

Estudo dirigido para a prova do 1º período (7º ano do EF)

Questão 01- Determine 5 características que podem ser enquadradas em todos os seres vivos (0u pelo menos em uma maioria absoluta). Se possível, cite exemplos práticas que demonstram a existência das características citadas nos seres vivos.


Questão 02- Quais são as 3 principais idéias vistas na Teoria Celular? Essa teoria pode ser aplicada a todos os seres vivos da Terra? Justifique sua resposta.


Questão 03 - Observe as célula abaixo e responda;













(a) Descreva 3 fatores morfológicos (forma ou organóides) e/ou fisiológicos (funcionamento ou adaptação), que diferencie cada tipo celular dos outros padrões celulares

(b) Descreva 3 semelhantes encontradas entre todas as células vistas acima. Cite 4 diferenças de componente ou funcionamento entre células animais e vegetais.


(c) Em que seres vivos (Reinos) cada tipo de célula será encontrado.


(d) Qual destas células é a mais primitiva? Justifique sua resposta com base em conceitos vistos em sala de aula.

(e) Quais destas células são vistas em organismos exclusivamente unicelulares? E quais são vistas em uni ou pluricelulares?

(f) Quais destas células desempenham o tipo de nutrição autótrofo? E heterotrófo? Defina estes dois tipos de nutrição.




Questão 04 - Qual é a principal função dos organóides vistos abaixo? Em que tipo (s) celular(es) pode(m) ser encotrado(s)?





Retículo endoplasmático granular














núcleo











Parede celular









membrana celular


Cloroplasto


Mitocôndria

Questão 05- O que é evolução biológica? Como este processo é explicado nos dias de hoje com base nas teorias Darwinistas? Como a idéia de seleção natural se enquadra para explicar a evolução dos seres vivos?

Questão 06- O que significa dizer que um ser vivo é adaptado? Cite exemplo de fatores ambientais que podem forçar o processo de seleção natural que privilegiará alguns seres à reprodução e a novas frequências de características na próxima geração.

Questão 07- Como ocorre e o que diferencial a reprodução sexuada e assexuada? Qual é a mais vantajosa para a ocupação de um ambiente por seres vivos? Qual é a mais vantajosa para a diversidade e evolução da espécie? Justifique sua resposta para as duas últimas questões com base nos conceitos de biologia.

Questão 08- Quais são os taxons existentes para a classificação dos seres vivos (taxonomia)? É possível que indivíduos de um genêros diferentes sejam da mesma ordem? É possível que indivíduos de Classes diferentes pertençam ao mesmo filo? Justifique sua resposta para as duas últimas questões com base nos conceitos de biologia.

Questão 09- Quais são os critérios para classificar um ser vivo dentro dos 5 Reinos? Por que vírus não são enquadrados em nenhum destes Reinos?

Questão 10- Como ocorre a nomenclatura ou denominação cienfíca de um ser vivo? Cite as regras para a correta forma de "Nome Científico" de uma espécie. Pesquise 4 exemplos e os transcreva com base nas corretas regras de nomeclatura binomial vistos nas ciências biológicas.

Questão 11- Quais são os níveis de organização da matéria estudados dentro das ciências? Quais são os níveis de organização biológica que se adequam aos termos baixo:

(a) mitocôndria

(b) Bactéria

(c) Sangue

(d) Vaquinhas na fazenda

3 comentários:

Anônimo disse...

cadê as respostas?? ^^

Anônimo disse...

Nao tem as respostas nao?

Anônimo disse...

Nao tem as respostas nao?