Estudo dirigido para a prova do 1º período (8º ano do EF)

ESTUDO DIRIGIDO PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (APOIO FINAL AOS ESTUDOS PARA A PROVA DO 1º PERÍODO)




Questão 01- "O metabolismo celular é constituído de vias bioquímicas anabólicas (síntese e construção) e catabólica (degradação e geração de energia). Cite e descreva exemplos de cada uma destas vias metabólicas

Questão 02- Considerando a célula abaixo, quais são os organóides envolvidos no metabolismo anabólico e quais são envolvidos no metabolismo catabólico




Questão 03- Descreva a função de cada organóide da célula vista na questão anterior. Dê exemplo de situações onde o funcionamento e a presença de cada organóide é essencial nos padrões de funcionamento cotidianos da célula.


Questão 04- Como ocorre a obtenção de energia pelas células animais e vegetais (não confundir com o processo de fotossíntese!).Como se denomina este processo bioquímico? Escreva a equação química que gera energia em tais células. Como se denomina o principal organóide responsável por tal processo.


Questão 05- Quais são os principais combustíveis usados pelas células animais para a obtenção de energia? Qual destas "moléculas combustíveis fornecem mais energia"? Qual destas "moléculas combustíveis" fornecem energia de forma mais rápida?


Questão 06- Em relação ao transporte de membrana plasmática, defina o que é, e como ocorre:


* Transporte passivo
* Transporte ativo

Questão 07- Leia o texto abaixo;

A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico importante na sobrevivência das células.

A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água mas impedem a passagem de outras moléculas.

Responda;

(a) A osmose é um tipo de transporte passivo ou ativo? Justifique sua resposta.

(b) Se a membrana fosse permeável a solutos (o que se dissolve) e a solventes (aquilo que dissolve- nos seres vivos, a água); o sentido de fluxo da água seria contrário ao sentido de fluxo do soluto? Você concorda com esta afirmação, considerando que a célula não esta gastando energia entre nenhum destes transportes? Justifique sua resposta com base nos estudos de transporte de membrana.



Questão 08- Diferencie por pelo menos 5 características distintas, as células animais das células vegetais.

Questão 09- Quais são os quatro tipos de tecidos encontrados nos animais? Identifique os tecidos vistos abaixo (em cada figura pode existir mais de um tecido, indique os tecidos mais abundantes em cada parte do órgão);





Questão 10- Considerando os estudos de histologia (tecidos) animais, caracterize cada um dos quatro tecidos por;


* Disposição celular

* Forma celular

* Tipo e presença de material intercelular

* Principais funções

* Onde é localizado

* Principais subclassificações

Questão 11- Analise 0 esquema da pele humana vista abaixo

a) Descreva e indique os tecidos existentes neste órgão.

b) Qual região da pele (epiderme ou derme) que é extremamente vascularizado (muitos vasos sanguíneos).

c) Ocorrerá sangramento se houver um corte só na epiderme? Justifique sua resposta com base nas descrições do tecido que vigora nesta região?

d) Como se denomina e se classifica o tecido que percorre o interior de veias e artérias? Qual são as funções deste tecido no organismo humano?

e) Qual é a função da camada de queratina na pele?

f) Como se denomina a proteína que da cor a pele? Qual é sua função na adaptação do organismo ao meio?
Questão 12- Quais são as principais fibras formadoras da região intercelular de tecido conjuntivo? Qual a função principal de cada uma destas fibras?

Questão 13- Quais são os tipos de tecido muscular? Onde tais tecidos se localizam? Qual a característica (formas do tecido, presença de estrias, comandos voluntários ou involutários) de cada um dos tecidos.

Questão 14- Quais são as principais funções verificadas no tecido epitelial? E as do tecido conjutivo?
Questão 15- Quais são as principais tipos celulares vistos no tecido conjutivo sanguíneo? Qual é função de cada um destes tipos celulares.
Questão 16- Durante o processo de infecção ou invasão de corpos estranhos em um organismo humano, qual é o tipo de célula que protege nosso organismo? Como estas células podem defender e eliminar estes agentes infecciosos?

1 comentários:

Unknown disse...

oii pessoal....

Onde posso encontrar as respostas dessas perguntas??