Estudo Dirigido - 8º ano do E.F.- Apoio à Recuperaçao 2009

Autoria: Profa. Carmen Lúcia



CAPÍTULO 1
1. Esquematize uma célula animal, indique suas principais estruturas e escreva suas funções.

CAPÍTULO 11
1. A digestão compreende dois processos: mecânicos e químicos. Caracterize-os.
2. O sistema digestório é composto pelo tubo digestório e pelas glândulas anexas. Cite os órgãos que formam o tubo digestório e cite as glândulas anexas.
3. Cite a função básica de cada órgão que forma o sistema digestório.
4. Nosso organismo produz 5 sucos digestórios que agirão durante o processo de transformação dos alimentos ao longo do tubo digestório. Quais são esses sucos digestórios?
5. A digestão química dos alimentos ocorre em 3 órgãos do sistema digestório: boca, estômago e intestino delgado (especificamente no duodeno). Cite as enzimas que agem nestes três órgãos (relacionando-as aos sucos digestórios onde estão presentes), as substâncias digeridas por elas e os produtos obtidos.
(Sugestão: faça uma tabela.)
6. O suco digestório produzido no estômago é ácido. Qual é a substância encontrada neste suco que o deixa ácido?
7. A acidez do suco digestório do estômago é importante por dois aspectos. Quais são eles?
8. O suco dgestório produzido no pâncreas é importante na regulação do pH do duodeno. De que forma ela exerce tal função?
9. Qual é o papel da bile no processo de digestão dos alimentos?
10. O que são vilosidades intestinais e qual é a sua função?
11. Quais são as etapas de formação das fezes?

CAPÍTULO 12
1. Qual é a importância da respiração?
2. Escreva a equação química que representa a reação da respiração celular?
3. Cite os órgãos do sistema respiratório na ordem em que ocorrem no nosso organismo e escreva a função básica de cada.
4. Quais são as dois movimentos respiratórios?
5. O que é hematose?
6. Construa uma tabela indicando quais são as modificações ocorridas no volume do tórax, no diafragma, nos músculos intercostais, nas costelas e na pressão interna (pulmões) durante a inspiração e a expiração do ar.
7. De que forma agem o cérebro e do bulbo na regulação da nossa respiração?

CAPÍTULO 13
1. De que é composto o sistema circulatório ou cardiovascular?
2. Sobre o coração humano, responda:
a. Quais são as camadas que constituem o coração?
b. Quais são as cavidades cardíacas?
c. Quais são nomes das valvas que se localizam entre átrios e ventrículos?
d. Quais são os 4 principais vasos sanguíneos diretamente ligados ao coração?
e. A quais cavidades cardíacas estes vasos se ligam?
f. Qual é o tipo de sangue que circula do lado direito do coração? E do lado esquerdo?
g. Quais são as cavidades cardíacas por onde o sangue penetra no coração? E
por quais cavidades o sangue sai do coração?
3. Descreva o processo de circulação sanguínea começando com a saída de sangue dos pulmões.
4. O que caracteriza o infarto do miocárdio?
5. Cite três características que diferenciem artérias de veias.
6. Onde começa e onde termina:
a. a circulação pulmonar?
b. a circulação sistêmica?
7. Qual é a importância dos vasos capilares serem tão finos?
8. Diferencie sístole de diástole.
9. Quando se afere a pressão arterial, registra-se o valor obtido por meio de números, como por exemplo, 12 X 6. O que
estes números indicam?



CAPÍTULO 14

1. Quais são as três formas de excreção realizadas pelo nosso corpo?
2. Esquematize o sistema urinário humano, indique suas partes e especifique a função de cada estrutura.
3. O néfron, unidade fisiológica dos rins, é constituído pelas seguintes estruturas: glomérulo, cápsula de Bowman, túbulos renais e túbulo coletor. Escreva a função de cada uma dessas estruturas.
4. Qual é a diferença do filtrado glomerular para a urina?

CAPÍTULO 16 (AUDIÇÃO E VISÃO)

1. Como se divide a orelha humana? Cite as estruturas encontradas em cada região.
2. Descreva o processo da audição, desde que a vibração sonora é captada pelo pavilhão auditivo até o processamento da informação no cérebro.
3. Qual é a função dos canais semicirculares?
4. Qual é a função da tuba auditiva?
5. Descreva o processo de interpretação de uma imagem, partindo da entrada dos feixes luminosos no olho.
6. Como se comporta o cristalino quando se deseja ver um objeto que está próximo dos olhos ou distante dos olhos?
7. Qual é a função da íris?
8. Diferencie miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e catarata quanto à causa de cada problema.
9. Cite duas diferenças básicas entre miopia e hipermetropia.

CAPÍTULO 17

1. Esquematiza um neurônio, indique suas partes e funções.
2. O que são sinapses?
3. Qual é o sentido de propagação de um impulso nervoso em um neurônio típico?
4. Explique o processo de transmissão de um impulso nervoso de um neurônio para outro neurônio.
5. Quais são os tipos de células para as quais um impulso nervoso pode ser transmitido?
6. Como se divide o sistema nervoso central?
7. Escreva as principais funções dos seguintes órgãos do sistema nervoso central: cérebro, bulbo, ponte, cerebelo e medula espinhal.
8. De que são constituídas as substâncias cinzenta e branca encontradas no cérebro e na medula espinhal?
9. Classifique os nervos quanto ao tipo de impulso nervoso que conduzem e quanto à localização dos nervos.
10. Qual é a função do sistema nervoso autônomo? Como ele é constituído?
11. Em um momento de tensão, qual é a parte do sistema nervoso autônomo que desencadeará as reações necessárias para se enfrentar tal situação? Cite exemplos dessas reações.
12. Dê um exemplo de ato reflexo, explicando seu mecanismo.

CAPÍTULO 18
1. Qual é a importância do sistema endócriono?
2. Diferencie glândulas endócrinas, exócrinas e mistas e dê exemplos de cada.
3. Sobre cada glândula citada a seguir, escreva o nome do hormônio fabricado por ela, qual é a função deste hormônio e qual é a doença/problema relacionado à disfunção desta glândula.
a. Hipófise; b. Tireóide; c. Paratireoides; d. Suprarrenais; e. Pâncreas; f. Testículos; g. Ovários.

Estudo Dirigido - 7º ano do E.F.- Apoio à Recuperaçao 2009

Autoria: Profa. Carmen Lúcia

CAPÍTULO 2
1. Podemos reconhecer um ser vivo por suas características básicas. Cite-as.
2. Quais são as três idéias básicas da Teoria Celular proposta pelos cientistas Theodor Schwann e Matthias Schleiden?
3. Conceitue:
a. Seres unicelulares; b. Seres pluricelulares; c. Seres procariontes; d. Seres eucariontes; e. Seres autótrofos; f. Seres heterótrofos; g. Seres aeróbicos; h. Seres anaeróbicos.
4. Quais são os níveis de organização dos seres pluricelulares? Cite-os em ordem crescente de complexidade.
5. Qual é a importância da ocorrência da fotossíntese para os seres clorofilados?
6. Escreva a equação química que representa a fotossíntese.
7. Conforme o tipo de alimentação, os seres heterótrofos classificam-se em 5 grupos. Cite-os, descreva-os e dê exemplos.
8. Quais são as etapas de um ciclo vital completo?
9. Diferencie a reprodução sexuada da assexuada.
10. Qual é a importância da ocorrência da respiração celular?
11. Escreva a equação química que representa a respiração celular?

CAPÍTULO 3
1. Esquematize uma célula bacteriana, uma célula vegetal e uma célula animal, indique suas principais estruturas e escreva a função de cada estrutura.
CAPÍTULO 6
1. Escreva e explique as 4 características básicas dos vírus.
2. Explique o mecanismo de reprodução de um vírus bacteriófago.
3. O que são anticorpos?
4. Diferencie vacina de soro.

CAPÍTULO 7
1. Quais são os organismos pertencentes ao Reino Monera? Caracterize-os.
2. Como as bactérias se classificam quanto à sua forma?
3. Qual é a forma de nutrição das bactérias?
4. Descreva o processo de reprodução assexuada por cissiparidade e a reprodução por meio da conjugação.
5. Qual é a vantagem da conjugação em relação à reprodução assexuada realizada pelas bactérias?
6. Escreva duas importâncias ecológicas das bactérias.
7. Caracterize as cianobactérias e exemplifique.
8. Qual é a característica presente nas cianobactérias que as permitem sobreviver com mais facilidade em ambientes inóspitos?

CAPÍTULOS 20, 21, 22, 23 E 24
1. Cite 5 características dos peixes que os tornam mais adaptados à vida aquática.
2. Os peixes classificam-se em dois grupos: os condrictes e os osteíctes. Cite 5 características que podem ser utilizadas para diferenciá-los.
3. Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a habitar o ambiente terrestre, porém ainda são bastante dependentes da água. Cite 5 características que comprovem tal dependência.
4. Os anfíbios são classificados em 3 diferentes ordens. Quais são elas? Caracterize-as e dê exemplos de animais pertencentes a cada ordem.
5. Os répteis foram os primeiros vertebrados a habitar, com eficiência, o ambiente terrestre. Cite 5 características que comprovem tal capacidade.
6. Os répteis são classificados em 3 diferentes ordens. Quais são elas? Caracterize-as e dê exemplos de animais pertencentes a cada ordem.
7. Diferencie a circulação sanguínea de um réptil crocodiliano de um não crocodiliano.
8. As aves apresentam várias características que facilitam seu voo. Escreva 5 dessas características.
9. Descreva o processo de digestão dos alimentos nas aves, desde o momento em que o alimento é colocado na boca até o momento em que saem fezes pela cloaca.
10. A gema de um ovo corresponde ao óvulo de uma ave. Qual é a importância da gema presente nos ovos das aves ser tão grande?
11. Qual é a importância das penas e dos pelos presente, respectivamente, em aves e mamíferos?
12. Qual é a função das glândulas sudoríparas? E das glândulas sebáceas?
13. Compare o sistema urinário das aves e dos mamíferos.
14. Construa uma tabela comparativa dos vertebrados, incluindo os seguintes aspectos: tipo de pele (úmida, seca, pobre ou rica em queratina, coberta por escamas, placas, carapaças, penas, pelos), temperatura (homeotérmico ou pecilotérmico), tipo de respiração, número de cavidades cardíacas, mistura de sangue no coração (sim ou não), fecundação (interna ou externa), desenvolvimento do filhote (direto ou indireto), onde o embrião se desenvolve (ovíparos, ovovivíparos ou vivíparos), tipo de ovo (com ou sem casca).