Orientações para os alunos do E.F. para os dias dos Testes Finais do 4º período de 2009.

a) Ir ao banheiro, beber água, lavar as mãos etc.-deve ser feito durante o recreio.
b) Guarde o material ou pegue o material no ARMÁRIO antes da realização da prova (teste). Após o início dos testes não poderás acessar os armários.
c) Ao terminar a prova não fique nos corredores. Deves te deslocar para o pátio em frente à escola. As quadras não poderão ser utilizadas. Espere os colegas no pátio.
d) Lembre-se- material para a realização da prova- duas canetas pretas esferográficas, dois lápis e borracha. Materiais em duplicata para evitar pedidos de uso de material alheio durante a avaliação.
e) Preencha corretamente o cartão definitivo de respostas. Faça rascunho de respostas para evitar erros e necessidade de troca de cartão.
f) Faça o teste com CALMA! Não há necessidade de pressa.
g) Nos dias dos testes ocorrerão normalmente as três primeiras aulas. (Dias 20, 23, 24 e 25 de novembro).
h) Nos dias 26 e 27 de novembro não é obrigatória a presença do aluno na escola. Os professores estarão em sala de aula para tirar dúvidas e possivelmente entregar resultados.
i) O boletim estará disponível a partir do dia 1º de dezembro. As aulas de recuperação iniciarão no dia 02 de dezembro.
j) Em qualquer situação o aluno só poderá entrar no Sigma devidamente uniformizado e com a carteira estudantil.

Estudo dirigido preparatório para o teste do 4º período de 2009- 7º ano do E.F.



Questão 01- Determine 03 características que enquadram um animal como classe Chordatta. Quais são as 04 (quatro) sub-classes da classe Chordatta.
Questão 02- “Todo vertebratta é um Chordatta mas nem todo o Chordatta é um vertebratta”. Justifique a sentença acima para confirmar sua veracidade.
Questão 03- Cite as principais características dos urochordathas, cephalocordathas e hemichordathas. Dê, pelo menos, um exemplo de animal de cada um destes grupos taxonômicos.
Questão 04- Quais são as 03 grandes classes dos peixes? Dê exemplos de cada uma destas classes.
Questão 05- Quais são as características- descreva pelo menos 04 (quatro) que tornam os peixes os melhores “nadadores” vistos no reino Animal.
Questão 06- Quais são e qual é a função de cada órgão sensorial encontrado em peixes? Usando tais órgãos como referência, descreva diferença(s) entre os peixes condrocties (cartilaginosos) e osteocties (ósseos).
Questão 07- Os animais são, de acordo com seu padrão metabólico, subdivididos em: homeotermos (endotérmicos) e ectotérmicos (heterotérmicos ou pecilotérmicos). Quais são as classes enquadradas em cada uma das classificações acima? Qual é a vantagem e a desvantagem adaptativa de cada subdivisão em relação a outra?
Questão 08- Qual é a vantagem da respiração branquial (guelras) encontradas em osteocicites em relação à respiração branquial vista em condrocties (fendas branquiais).
Questão 09- Compare o sistema circulatório fechado de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos no que tange, principalmente ao tipo de coração, por onde circulam o sangue oxigenado e não-oxigenado (carbonado) e o papel e interação do sistema respiratório em cada classe.
Questão 10- Qual é a vantagem da bexiga natatória vista nos osteocties em relação aos condrocties (que não possuem bexiga natatória)?
Questão 11- Diferencie o sistema digestório dos condrocties e dos osteocties. Por que razão a terminação digestória dos primeiros é denominada cloaca e dos segundos denomina-se ânus?
Questão 12- Quais são as características que não permitiram o domínio pleno do ambiente terrestre desempenhada pelos anfíbios? (Liste pelo menos 05 características).
Questão 13- Descreva 05 (cinco) inovações evolutivas dos anfíbios em relação aos peixes.
Questão 14- Que características anfíbias demonstram a ancestralidade destes animais com os peixes?
Questão 15- Por que a classe dos primeiros vertebrados invasores do ambiente terrestre denomina-se ANFÍBIOS?
Questão 16- Quais são as ordens dos anfíbios atuais? Descreva características particulares de cada uma dessas ordens.
Questão 17- “Apesar da aparência não agradável a algumas pessoas, sapos são inofensivos, apesar de venenosos”. Argumente a favor da veracidade desta sentença.
Questão 18- O coração dos anfíbios possui 3 cavidades (2 átrios e 1 ventrículo), neste caso há a mistura de sangue oxigenado e carbonado. Como os anfíbios compensam esta mistura para não ocorrer prejuízo aos tecidos corpóreos? Esquematize o sistema circulatório (cardiovascular) dos anfíbios.
Questão 19- Como ocorre o processo de hematose (respiração) em cada uma das ordens anfíbias.
Questão 20- Relate o nicho alimentar verificada na maioria dos anuros. Que estrutura auxilia o padrão de alimentação vistas neste grupo.
Questão 21- Diferencie sapos, rãs e pererecas. Quem é mais perigoso no que tange a intoxicação para humanos: rãs ou sapos? Justifique sua última resposta.
Questão 22- “Na maioria dos anfíbios a reprodução pode ser classificada como dióicos, fecundação externa e desenvolvimento indireto”. Conceitue cada uma destas classificações e justifique por que se aplicam aos anfíbios em geral.
Questão 23- Que fatores anatômicos e fisiológicos assemelham os girinos (fase larval da maioria dos anfíbios) aos osteocties (peixes ósseos).
Questão 24- Esquematize a hemimetamorfose (metamorfose incompleta) que ocorre nos anuros.
Questão 25- Que grupos anfíbios realizam fecundação interna? Qual é a vantagem deste tipo de reprodução em relação a fecundação externa?
Questão 26- Disserte sobre 03 utilidades diretas de anfíbios aos seres humanos (pesquise na internet sobre descoberta e produção de medicamentos a partir de substâncias produzidas por anfíbios).
Questão 27- Quais são as ordens e exemplares de cada um destes grupos, verificado entre os répteis modernos?
Questão 28- Descreva pelo menos 05 evidências anatômicas e fisiológicas verificadas em répteis que demonstram a capacidade de domínio desta classe no ambiente terrestre e seco.
Questão 29- Usando as classificações: fecundação interna (externa), desenvolvimento direto (indireto), ovíparo (vivíparo); descreva a reprodução verificada na maioria dos anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Questão 30 – Em relação a formas e padrões, como é o revestimento corpóreo encontrado em: quelônios, squamattas (escamados) e crocodilianos?
Questão 31- Qual é a razão pela qual a mistura de sangue que ocorre nos répteis quelônios e squamattas não atrapalha o metabolismo destes animais?
Questão 32- Que diferenças são constatadas entre o coração de quelônios e squamattas e o mesmo órgão encontrado entre crocodilianos?
Questão 33- Quais são as regiões do planeta onde se encontram: crocodilos, jacarés e gaviais (integrantes crocodilianos)?
Questão 34- Que diferença há entre os integrantes quelônios: tartarugas, cágados e jabutis? Que características fisiológicas tornam as tartarugas formas únicas dentro da classe reptilia?
Questão 35- As serpentes têm, em geral, uma péssima visão, que órgãos sensoriais e sentidos compensam tal deficiência?
Questão 36- Pesquise 08 (oito) exemplos de lacertílios e o mesmo número de ofídios (sub ordens dos squamatta).
Questão 37- No Brasil, pesquise pelo menos 05 cobras (serpentes) consideradas peçonhentas e 05 não peçonhentas.
Questão 38- “Todas as cobras são potencialmente venenosas, somente algumas são peçonhentas”. Explique, sob o ponto de vista biológico, esta sentença.
Questão 39- Por que razão o soro antiofídico produzido a partir da toxina da jararaca não pode ser usado no caso de um acidente com picada de cobra causada por uma cascavel?
Questão 40- Qual é a razão mais aceita para a extinção dos grandes dinossauros a cerca de 65 milhões de anos atrás? Disserte sobre os acontecimentos terrestres que aceleraram o processo de extinção.
Questão 41- Descreva pelo menos 05 características vistas nas aves que as adaptam para o nicho do vôo.
Questão 42- Os répteis, em sua grande maioria excretam ácido úrico como composto tóxico nitrogenado. Tal característica foi repassada as aves. Por que razão tal fato facilita o vôo desta última classe animal além de melhor adaptá-las aos ambientes secos?
Questão 43- “Quem surgiu primeiro: o ovo ou a galinha?” Responda esta questão sob a óptica do processo de evolução.
Questão 44- Qual é a provável origem da linhagem animal que teve como consequência a diversificada classe das aves?
Questão 45- Um conjunto de biólogos tem como tese a idéia de que aves não são uma classe, mas uma subclasse réptil. Que argumentos embasam tal idéia?
Questão 46- Apesar da maioria das aves não possuir glândulas na pele, há pássaros que possuem glândulas que produzem óleo. Quem são essas aves e qual seria a serventia desta excreção? Como se denomina esta glândula e qual é a sua precisa localização no corpo do animal?
Questão 47- Como os mamíferos as aves são homeotermos. Descreva 07 estratégias entre aves e mamíferos que permitem a manutenção constante da temperatura corpórea, independente da temperatura ambiental.
Questão 48- Os sacos aéreos, além de diminuir a densidade corpórea e facilitar o vôo, possuem importante papel para a sobrevivência dos pássaros. Qual a razão da importância e adaptação das aves em prol a sua sobrevivência e que se relaciona a presença e função dos sacos aéreos.
Questão 49- Como é o coração e o sistema circulatório encontrado em aves e mamíferos? Qual é a vantagem evolutiva deste padrão de coração em relação aos verificados em classes vertebradas anteriores?
Questão 50- As aves não possuem dentes. Que estratégias fisiológicas estes animais possuem para compensar a falta destas estruturas de mastigação que facilitariam o processo digestório?
Questão 51- Galinhas domésticas e pingüins não voam. Por que razão estas aves são consideradas da subclasse carinata?
Questão 52- Na maioria dos animais de sistema digestório completo, o orifício para a saída de fezes denomina-se ânus. Por que razão em condrocties, répteis e aves tal orifício denomina-se de CLOACA?
Questão 53- Que nichos das aves demonstram o grande desenvolvimento parental (capacidade de cuidar dos filhotes) verificado nesta classe?
Questão 54- Disserte sobre 03 inovações evolutivas da maioria dos mamíferos que não são observadas entre as aves.
Questão 55- Esquematize a pele dos mamíferos enfatizando 3 características deste órgão que não são encontradas na pele de aves.
Questão 56- Quais são as 03 subclasses mamíferas. Dê, pelo menos, dois exemplos de animais de cada subclasse supra citada.
Questão 57- Qual é o papel das glândulas sebáceas e sudoríparas encontradas entre mamíferos? Como é a fisiologia (funcionamento) dos produtos destas glândulas para atingir o seu objetivo de utilidade corpórea nesses animais?

Questão 58- Esquematize a pele dos mamíferos e discorra a razão para tal órgão ser extremamente importante à manutenção da temperatura desses animais (homeotermia).
Questão 59- Como a fisiologia envolvendo pêlos auxilia na manutenção da temperatura corpórea dos mamíferos?
Questão 60- Em primatas, especialmente nos humanos, qual é a função das sombracelhas e cílios?
Questão 61- Como se explica o fato do esqueleto mamífero ser semelhante ao esqueleto réptil e não ao esqueleto de animais evoluídos como as aves?
Questão 62- Que fatores evolutivos, comportamentais e estruturais permitiram com que mamíferos tenham, em média, ninhadas (número de filhotes) menores que vertebrados mais primitivos?
Questão 63- Na estrutura pulmonar dos mamíferos defina:
a) Fossas nasais
b) Traquéia
c) Brônquios
d) Bronquíolos
e) Alvéolo
f) Artéria pulmonar
g) Veia pulmonar
Questão 64- Quais, dos órgãos vistos na questão 63, pertencem ao pulmão.
Questão 65- Dê 05 exemplos que demonstram o grande avanço dos órgãos sensoriais vistos nos mamíferos.
Questão 66- Denomine e exemplifique pelo menos 12 ordens da classe mammalia.
Questão 67- Descreva 05 características que definem a ordem primata.
Questão 68- O que são mamíferos ruminantes? Exemplifique.










Provável Gabarito da prova de ciências – 9º ano do E.F.- 4º/2009



Questão 01- 2,41 x 10-5 ano-luz.
Questão 02- Hipermetropia- O globo ocular é mais achatado no sentido sagital que o globo ocular perfeito. Neste caso o indíviduo forma imagens depois do fundo do olho e tem mais dificuldades de observar objetos próximos.
Presbiopia (vista cansada)- Deformação do cristalino e/ou deficiências dos músculos desta lente natural. O indivíduo demora para realizar o foco (tanto de objetos próximos como distantes).

Questão 03- E C C C E

Questão 04- 197,6 ºF

Questão 05- A radiação infravermelha advinda do sol e refletida na superfície terrestre é, em parte, retida pela atmosfera, principalmente por gases carbonados. Queimadas por atividades antrópicas, queima exagerada de combustível fóssil e a destruição de regiões seqüestradoras de carbono (florestas, savanas e região marítima); intensificam o efeito estufa.
Questão 06- Letra D
Questão 07-
• 331 kal = 13835800 joules= 1,38x107joules
• Em 0,331 horas ou 19,86 minutos o atleta gasta as 331 kcal.
Questão 08- 3000 minutos
Questão 09- Neste caso, as moléculas de água conformam-se em padrão semi-cristalino no qual a distância entre tais moléculas é maior neste padrão sólido do que as verificadas no estado líquido. Assim, com o volume maior, a densidade fica menor.
Questão 10- 1, 3, 2, 1, 2

Provável Gabarito da prova de ciências – 8º ano do E.F.- 4º/2009




Questão 01-
a) Orelha interna/ labirintum (labirinto)
b) O líquido dos canais semicirculares sofrem movimentos ao desequilibrarmos que estimulam padrões sensoriais que restabelecem pressão interna e localização, restabelecendo o equilíbrio.
Questão 02-
a) Cristalino
b) A lente fica mais grossa, menos delgada.
c) Presbiopia (vista cansada). Ocorre por deficiências do músculo que controla o cristalino além de alterações da forma do globo ocular em associação.


Questão 03
a)


b) Lente divergente
c) O globo ocular é mais alongado em relação ao globo ocular perfeito. Tal fato faz com que a imagem se forme antes do fundo do olho.
Questão 04- A sensação de gustação depende da captação sensorial do olfato já que ambas são interpretadas de forma sinestésica (associadas) na mesma região do cérebro.
Questão 05-
a) 7. Pavilhão auditivo
b) 3. Labirintum
c) 5. Cóclea ou caracol
d) 6. Canal da orelha média
e) 8. Tímpano
Questão 06-
a) Corpúsculos de Krause
b) Corpúsculos de Paccini e de Meissner
c) Corpúsculos de Ruffini
d) Corpúsculos de Meissner
e) Terminações livres.
Questão 07- Números em sequência: 4,5,3,4,2
Questão 08-
a) Dendritos. 04
b) Dendrito, corpo celular e axônio
c) Barra mielínica (nódulos de ravier). 01 ou 02
Questão 09- A sensação extrema de calor é captada nas terminações nervosas livres (dor) que são transmitidas por nervos sensitivos até a medula vertebral que interpreta e emite o impulso por nervos motores que incidem sobre músculos que, ao contraírem, retiram a mão. (arco ou ato reflexo).
Questão 10-
a) Sistema nervoso autônomo. Saem da medula espinhal ou medula vertebral, mais precisamente da região cervical.
b) A autonomia do sistema nervoso agiliza e aumenta sensivelmente a eficiência de ações múltiplas do organismo. Além de acelerar batimentos cardíacos e o ritmo respiratório, ocorre a dilatação das pupilas, aumento da irrigação muscular, diminuição do tônus dos esfíncteres, aumento da capacidade de ataque e defesa.

Provável Gabarito da prova de ciências – 7º ano do E.F.- 4º/2009


xQuestão 01- E C E C E
Questão 02-
a) (Citar 02 características)
• Fecundação externa
• Desenvolvimento indireto com larvas aquáticas (possuem nadadeiras e brânquias)
• Pele com epitélio simples e permeável a água – no caso de ambientes secos pode ocorrer a dissecação.
• Pele com pouca queratina, o que aumenta a incapacidade de retenção do revestimento.
• Necessidade de manter o revestimento úmido já que a respiração é essencialmente cutânea.
• Ovos sem características de impermeabilização necessitando de ambientes aquáticos ou pelo menos úmidos para evitar a dissecação.

b) (Citar 03 características). Em relação a REPRODUÇÃO, cita-se como evolução réptil:
• Fecundação interna
• Desenvolvimento direto com filhotes que já possuem as características orgânicas e de impermeabilização encontradas em adultos.
• O ovo com casca calcária que permite a troca gasosa mas isola em relação a trocas e perdas sólida e líquidas.
• O ovo rico em vitelo (entidade nutritiva) para a manutenção do crescimento do embrião independente da mãe.
Questão 03- Letra C
Questão 04-
a) Gráfico B. Já que cobras são pecilotérmicos, ou seja, sua temperatura corpórea varia de acordo com a temperatura ambiental
b) Pecilotérmicos ou ectotérmicos.
Questão 05-
a)
A: Opérculo
B: Nadadeira pélvica
C: Linha lateral
D: Nadadeira caudal ou terminal
E: Nadeira dorsal
b) (citar 02 características)
• Formato do corpo hidrodinâmico.
• Bexiga natatória (peixes ósseos)
• Muco sobre as escamas que diminui o atrito do peixe com a água.
• Grande desenvolvimento muscular para a propulsão e navegação.
Questão 06-
a) Condrocties ou peixes cartilaginosos
b) Bexiga natatória
c) (Citar 03 características)
Peixes cartilaginosos Peixes ósseos
Escamas dentículas Escamas dérmicas
Possuem espiráculo Não possuem espiraculo
Possuem cloaca Possuem ânus
Não possuem opérculo Possuem opérculo
Possuem esqueleto cartilaginoso Possuem esqueleto ósseo
Possuem brânquias simples Possuem Guelrras (brânquias complexas)
Possuem de 5 ou 7 fendas branquiais Possuem de 3 ou 4 guelrras
Possuem ampolas de lorenzinni Possuem Linha lateral
Não possuem bexiga natatória Possuem bexiga natatória
Possuem tiflossoles (espiral para moer carne no intestino) Não possuem tiflossoles

Questão 07-
a) I- Anfíbios. Anuro
II- Condrocties (peixes cartilaginos)
III- Osteocties (peixes ósseos)
IV- Répteis. Quelônios
V. Répteis. Crocodilianos
VI. Répteis. Escamados ou squamattas.
b) Urodellos ou caldatas- Ex: salamandra, tritões
Ápodes- Ex: cecílias ou cobra-cega

Questão 08-
a) A- atum; B-perereca; C-jacaré
b) 1. Muito oxigenado
2. pouco oxigenado

Questão 09- E C E E C
Questão 10-
a) Pele com epitélio simples (uma única camada) e com pouca ou nenhuma queratina.
b) Oxigênio. Respiração cutânea.