Roteiro para os Estudos Finais do 8º ano do E.F. - prova do 3º período de 2009


1. Leia os capítulos referentes ao sistema digestório, respiratório, ciculatório e excretório.

2. Releia os conceitos e anotações vistas em seu caderno.

3. Fixe os conceitos com base nas aulas vistas nos link's abaixo:

http://cienciafundamental.blogspot.com/2008/07/sistema-digestrio-aula-para-o-8-ano-do.html

http://cienciafundamental.blogspot.com/2009/07/sistema-respiratorio-aula-para-o-8-ano.html

http://cienciafundamental.blogspot.com/2009/07/sistema-circulatorio-aula-para-o-8-ano.html

http://cienciafundamental.blogspot.com/2008/08/sistema-excretor-aula-para-o-8-ano-do.html

4. Realize os estudos dirigidos visto no link abaixo;

http://cienciafundamental.blogspot.com/2008/09/sistema-digestrio-respiratrio.html

5. Veja os vídeos abaixo direcionados nos link's;

http://cienciafundamental.blogspot.com/2009/08/estudo-dirigido-ao-8-ano-do-ef-filme.html

http://cienciafundamental.blogspot.com/2009/08/filme-para-o-8-ano-do-ef-sistema.html

Roteiro para os Estudos Finais do 7º ano do E.F. - prova do 3º período de 2009


1. Leia os capítulos referentes a angiospemas:



2. Releia suas anotações do caderno sobre os assuntos vistos nos capítulos anteriores;



3. Clique no link abaixo para fixar os conteúdos com os slides referentes a angiospermas;




4. Clique no link abaixo e faça as questões 15 a 18 e das questões 26 a 36;




5. Estude os capítulos referentes a poríferos, cnidários, platelmintos e nematelmintos (lembre-se que as doenças causdas pelos helmintos não será cobrada nas provas).



6. Releia suas anotações no caderno referente a tais conteúdos;


7. Clique nos link's abaixo para fixar o conteúdo;








8. Veja os vídeos referentes a poríferos e cnidários vistos nos link's abaixo;






9.Clique no link abaixo e realize as questões: todas as questões de poríferos, cnidários, das questões 02 a 05 de platelmintos; questões de 01 a 05 de nematelmintos.





Filme e Estudo Dirigido para o 7º ano do E.F.: Cnidários


Questão 01- Por que não podemos classificar cnidários, mesmo sésseis (parados) como plantas? Dê pelo menos 02 argumentos baseados nas ciências biológicas.
Questão 02- Descreva 04 inovações evolutivas dos cnidários em relação ao grupo a parte e mais primitivo denominado porífero?
Questão 03- Que funções são atribuídas aos tentáculos dos cnidários?
Questão 04- O que permite, além dos tentáculos, o movimento dos cnidários?
Questão 05- Como ocorre o processo de ataque e defesa vista nos cnidários e que permite a adaptação destes ao ambiente?
Questão 06- Descreva como ocorre o processo de camuflagem e ataque dos cnidários que permite a predação de uma anêmona, mesmo que este cnidário não se movimente.
Questão 07- Qual é a diferença entre pólipos e medusas na classificação de formas vistas nos cnidários.
Questão 08- Pólipos e medusas podem pertencer a mesma espécie? Justifique sua resposta com base nos conhecimento de zoologia e reprodução sexuada vista entre animais.

Provável Gabarito – Teste do 6º ano do E.F. (3º período de 2009)



Questão 01- Ao retirar a capa vegetal, expõe-se os solos aos fatores de causa da erosão. Neste caso as enxurradas provocaram a erosão, lixiviamento e assoreamento, diminuindo o nível de profundidade dos rios o que ocasionou as enchentes.
Questão 02- E C E E C
Questão 03- Prejuízo 01- perda da capacidade produtiva agrícola. Prejuízo 02- Assoreamento de rios diminuindo capacidade de pesca e transporte fluvial. Prejuízo 03- Destruição de áreas por voçoroca. Prejuízo 04- Desmoronamento de construções após a erosão de solos.
Questão 04- Letra E
Questão 05- Cortina de concreto ou Cortina de cimento.

Provável Gabarito – Teste do 8º ano do E.F. (3º período de 2009)



Questão 01- E C C E E
Questão 02- Letra C
Questão 03-
a) Carbonato de cálcio
b) Suco pancreático
c) Neutralizar a acidez do ácido estomacal e permitir formar um meio adequado para as enzimas do duodeno.
Questão 04- C C C E C
Questão 05-
1- Boca- cavidade nasal
2- Faringe
3- Laringe
4- Traqueia
5- Brônquios
6- Bronquíolos
7- Alvéolos
Diferença de concentração de gás carbônico e gás oxigênio entre o sangue e o tecido onde ocorrerá a troca gasosa (hematose).

Provável Gabarito – Teste do 7º ano do E.F. (3º período de 2009)



Questão 01.
a) Angiospermas. “e os frutos são nozes”. As flores...têm cor róseo-avermelhada”
b) Dicotiledônia. A folha reticulada


Questão 02- E C C C C


Questão 03
· Vasos condutores: permitiram captar água de uma fonte única (o solo) e leva-la para toda a planta
· Sementes- permitiu a resistência do embrião ao ambiente seco
· Tubo polínico- permitiu a independência de água para a reprodução sexuada.
· Tecidos lignificados – permitiram a sustentação do peso da planta em ambiente seco.


Questão 04- C E E C E


Questão 05- Xilema e floema ou Vasos condutores; altura; úmido; talo; rizóide, caulóide, filóide;


clorofila; fucoxantina; fucoeritrina (fucobilinas).

Natureza da Luz: Aula para o 9º ano do E.F.


Os trabalhos de Newton no campo da Mecânica foram muito importantes assim como os estudos e as teorias que ele elaborou no campo da Óptica. Em sua obra intitulada Optiks ele desenvolveu um estudo bastante amplo sobre os fenômenos luminosos. Newton defendia várias idéias, dentre elas se destacam a teoria das cores dos corpos e a sua concepção sobre a natureza da luz. Na Antiguidade alguns filósofos gregos acreditavam que a luz era formada por pequenas partículas, as quais se propagavam em linha reta e com alta velocidade. Essas idéias permaneceram imutáveis por muito tempo até que, por volta do ano de 1500, Leonardo da Vinci percebeu a semelhança entre a reflexão da luz e o fenômeno do eco e levantou a hipótese de que a luz era um movimento ondulatório. Na busca pela definição sobre a natureza da luz surgiram, no século XVII, duas correntes de pensamento científico: a teoria corpuscular da luz, que era defendida por Newton; e o modelo ondulatório da luz, que era defendido por Christian Huyghens. Segundo Isaac, a luz era formada por partículas; já Huyghens defendia a hipótese de que a luz era uma onda. Essas duas correntes provocaram intensas polêmicas entre os cientistas da época, fato esse que marcou a história da física. No entanto, o conhecimento sobre a verdadeira natureza da luz só foi descoberto no século XIX, após a morte dos defensores dessas teorias.


Para realizar o Download;


1. Clique no link ou na imagem abaixo;



2) Siga as instruções vista no tutorial visto no link abaixo;http://biosigma.blogspot.com/2008/06/tutorial-para-realizar-download-no.html

Estudo Dirigido para o 7º ano do E.F.: Filme: Gripe tipo A e o Vírus H1N1.


Gripe A: Contágios e profilaxia



Gripe A e Infuenza H1N1: particularidades


Estudo Dirigido para o 7º ano do E.F.: Filme: Gripe tipo A e o Vírus H1N1.
1.Como ocorre a transmissão direta do vírus H1N1 causador da gripe tipo A?
2. Como evitar ou prevenir a transmissão direta?
3. Descreva as formas de transmissão indiretas do vírus H1N1. Como evitar ou prevenir a transmissão indireta?
4.Defina o que é pandemia.
5. Onde surgiu a gripe tipo A causada pelo vírus H1N1?
6. Quais são os reservatórios naturais do vírus Influenza que não humanos?
7. Qual é o significado da sigla H1N1?
8. Qual é a função das proteínas HA e NA vistas nos vírus causadores da gripe?

Estudo Dirigido ao 8º ano do E.F. - Filme: Sistema Respiratório









Estudo Dirigido ao 8º ano do E.F. - Filme: Sistema Respiratório

1) Qual é a principal função do sistema respiratório para a manutenção da vida humana?
2) Qual é o papel do oxigênio no metabolismo celular?
3) Descreva a anatomia do sistema respiratório simulando o trajeto de uma molécula de oxigênio que adentra por uma narina.
4) Como ocorre o processo de hematose (troca gasosa) nos pulmões? Qual é unidade funcional (fisiológica) dos pulmões para a hematose?
5) Qual é o papel dos músculos intercostais e diafragma no processo de respiração? Pesquise em seu caderno e livro como estes músculos atuam para efetivar o processo de inspiração e expiração.
6) Cite os processos para a filtragem de ar e retirada de partículas suspernsas.
7) Por que respirar pela boca, apesar de ser uma entrada maior, é pior ao organismo em relação a inspiração pelo nariz?

TRABALHO DE CIÊNCIAS – 7º ANO - OS GRUPOS VEGETAIS

Observação da figura acima: Esquizótitas e fungos não pertencem aos grupos vegetais


OBJETIVO: montar um álbum dos grupos vegetais (algas pluricelulares, briófitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas monocotiledôneas e angiospermas dicotiledôneas.

Nº DE COMPONENTES DO GRUPO: dois alunos.

MATERIAL: papel reciclado mais “rústico” da cor de sua preferência, papel reciclado mais fino para imprimir os títulos, nomenclaturas das plantas e outras informações, duas fotografias coloridas (impressas) de cada um dos grupos vegetais, cola, tesoura, barbante ou outro material mais rústico para prender as folhas do álbum e fazer a capa.

PROCEDIMENTO:
- fotografar e imprimir duas imagens coloridas de cada grupo vegetal (obs.: no caso das algas pluricelulares, as imagens podem ser retiradas da internet e impressas);
- montar o álbum colando as fotos de cada grupo vegetal nas folhas de papel reciclado “rústico”, que serão as páginas do álbum. Em cada página do álbum só pode haver imagens de um grupo vegetal;
- todas as páginas devem ter o nome do grupo vegetal que foi ilustrado e, abaixo de cada foto, deve haver o nome popular e científico (respeitando as regras de nomenclatura) de cada vegetal. Os títulos e as nomenclaturas das plantas devem ser escritos ou digitados em um papel reciclado (mais fino, tipo folha de papel ofício), recortado e colado na página correspondente (título: em cima e no centro; e nomenclaturas: abaixo das fotos);
- no final do álbum colocar a referência utilizada para pesquisar os nomes científicos de cada vegetal (se for um site, colocar o endereço completo);
- fazer a capa e a contracapa, também utilizando papel reciclado. A capa deve ter o título do trabalho (OS GRUPOS VEGETAIS) e a identificação dos componentes da dupla (nome completo, número e turma).

OBS.: É opcional colocar uma foto dos componentes da dupla na parte interna da capa. Acompanhando a foto, o primeiro nome de cada um (sem número e sem turma).

DATA DE ENTREGA: até 31 de agosto de 2009 (Válido para o 7º A do Sigma Asa Norte).

VALOR DO TRABALHO: até 1,0 ponto na média do 4º período ou até 1,0 ponto extra na média do 4º período.

Duplas (e 1 trio) do 7º ano A;
· Gabriel Mafra e Eduardo Arantes
· Alexandre e Eduardo Alberto
· Jade Barros e Cecília Hasler
· Thais Rozas e Giovanna Guarese
· Rubens Araújo e Ramon Oliveira
· Thais Silva e Thalita Silva
· Beatriz Buchmann e Nayara Nunes
· Alice Campos e Mayra de Fátima
· Rachel Raposo e Jamile Vasconcelos
· Pedro Ivo e Renato Nasr
· Maria Luiza e Ana Carolina Salazar
· Samuel Cruvinel e Guilherme Mendes
· Bianca Peres e Victor Serero
· Rafaela de Brito, Ana Maria Côrrea e Bhruna Balardim

Filme para o 9º ano do E.F.: Música e matemática (Com estudo dirigido)




























Bônus




Estudo Dirigido: Filme: matemática e música

1. O que é o som sob o ponto de vista física?

2. Qual é a diferença, sob o ponto de vista física entre notas diferentes emitidas por um mesmo instrumento?

3. Qual é a proporção entre a mesma nota dó grave e uma nota dó mais aguda uma escala acima?

4. Como Pitágoras conseguiu estabelecer as escalas musicais a partir dos estudos em cima de um monocórdio (instrumento de uma corda)?

5. O que é escala musical pentatônica? Como são as relações matemáticas de frequência vistas entre estas notas?

6. "Som são propagações de comprensão e rarefação de moléculas no ar". Represente tal explicação para o que é o som.Como podemos classificar a onda sonora?

7. Comparando o som a uma onda transfersal, o que seria o vale e a crista nas comprensões e rarefações de propagação de um som?

8. O que é acorde musical? Existe uma frequência definida a um acorde musical? Justifique sua resposta.

Filme para o 8º ano do E.F.: Sistema Digestório (Com estudo dirigido)


Parte 01



Parte 02



Parte 03




Estudo Dirigido: Filme- Sistema digestório
1. Quais são as principais funções do sistema digestório?
2. Qual é o gasto energético relativo gasto ao processo de digestão?
3. Qual é a estimativa de consumo de alguns alimentos citados no filme durante a vida de um ser humano?
4. Qual é o papel da língua e da glote no processo de deglutição do alimento?
5. "3 pares de glândulas salivares produzem quase 1 litro de saliva por dia". Qual é a função da saliva no processo de captação de alimento e digestão.
6. Qual é a função dos dentes no processo digestivo?
7. "O estômago é um processador e reservatório de alimento". Quais os processos fisiológicos que explicam tais comparações? Como o estômago protege suas próprias paredes internas contra o ácido produzido por este órgão?


8. De acordo com a denominação e conhecimentos adquiridos, onde agem e quais os produtos das reações onde as enzimas abaixo fazem parte:
- Amilase salivar
- Amilase pancreática
- Pepsina
- Tripsina
- Lipase
- Sacarase
- Maltase
- Nuclease

9. Como se mede a energia contida em um alimento com base em processos laboratoriais?

10. Qual é a função do cozimento no que tange a melhoria da eficiência digestória?

11."Na mucosa do intestino delgado existem as vilosidades". Descreva a função e como as vilosidades aumentam a eficiência no processo de absorção de nutrientes.

12. Quantos são os nutrientes essenciais para a sobrevivência de um ser vivo? Descreva a categoria de 4 macronutrientes e 02 micronutrientes.

13. "Fibras não são digeríveis no intestino humano" Quais são as funções das fibras para a manutenção da saúde humana.

14. "A bile ajuda a desmembrar blocos de gordura". Onde é produzida a bile e em que órgão é despejada para agir na digestão?

15. Resuma as funções do fígado no processo de digestão e manufatura dos nutrientes para uso do organismo humano.

16. Como se mede a energia gasta por um indivíduo através de técnicas laboratoriais ou clínicas?

17. "Uma enorme quantidade de bactérias vivem no intestino grosso". Qual é a função e importância para a manutenção da saúde humana de tais seres simbiontes.

18. Qual são as principais funções do intestino grosso? Como agem as células da parede interna do intestino grosso na absorção dos únicos componentes ainda úteis no bolo fecal?

Filme ao 7º ano do E.F.: Poríferos (com estudo dirigido)





Estudo dirigido - Filme: Poríferos e a evolução da vida.


1. Os primeiros seres vivos eram animais? Em que Reino estes eram classificados?
2. Como eram descritos os primeiros animais?
3. Considerando os animais atuais, qual é o grupo que se assemelha aos primeiros animais?
4. Em termos de simetria, como podemos classificar os poríferos (esponjas)? Justifique sua resposta.
5. Em que regiões podemos encontrar os poríferos?
6. Ao se cortar uma esponja do mar, esta sente dor? Justifique sua resposta.
7. Não existem tecidos e órgãos em um porífero? Como são distribuídas as funções vitais entre as células de um porífero?
8. Existe comunicação entre as células de um porífero? Descreva a parte do filme que justifica sua resposta.
9. Por que a maioria das esponjas do mar não podem ser usadas como esponjas de banho ou limpeza?
10. Como ocorre a nutrição e a respiração em uma esponja do Filo porífero?
11. Quais são as funções dos coanócitos na fisiologia dos poríferos?

Estudo Dirigido para o 6º ano do E.F: Preparatório para o teste e prova do 3º período de 2009


Questão 01- Em relação aos processos de degradação do solo, defina o que é;
a) Erosão
b) Lixiviamento
c) Assoriamento
D) Voçoroca


Questão 02- Como base nos conceitos vistos na questão anterior, qual é a sequência de degradação que ocorre entre os fenômenos descritos e que decorrem em um grande impacto ambiental?

Questão 03-Descreva através de um texto, como os seguintes fenômenos poderiam prejudicar o meio ambiente de forma direta ou indireta;
a) Desmatamento de uma floresta para pastagens para criação de gado
b) Assoriamento dos rios e lagos após lixiviação
c) Poluição aérea por gases carbonados, nitrogenados e de enxofred) Uso de inseticidas para controle de pragas mas que matam abelhas, vespas e insetos polinizadores.
e) Poluição dos solos por metais pesados.
f) Acúmulo de lixos em regiões abertas e sem estratégias de tratamento e drenagem do chorume.


Questão 04- O que é desertificação e quais foram as causas de tal fenômeno? A erosão do solo esta relacionada a desertificação de uma região? Justifique sua última resposta.


Questão 05- Por que razão o uso excessivo de pesadas máquinas agrícolas e tratores prejudica o solo e os processos de drenagem?


Questão 06- Descreva como as seguintes técnicas de engenharia são realizadas e como funcionam para evitar a erosão dos solos:


a) Curvas de nível

b) Platôs ou terraços

c) Cortinas de concreto


Questão 07- Como repomos a água em nosso organismo? Quais são os processos que realizamos associados a perda de água para o ambiente?


Questão 08- Em relação a tabela abaixo, diferencie a água destilada, potável e mineral.

Questão 09- O que significa a fórmula da água: H2O? Usando representação de esfera (bolinhas) e sabendo que o átomo de oxigênio é maior que o átomo do hidrogênio, esquematize uma molécula de água.

Questão 10- Quais são as diferenças dos estados físicos sólido, líquido e gasoso em relação a:

* Força de atração entre as partículas constituintes do material

* Agregação das partículas constituíntes

* Definição de forma e volume de cada um dos estados físicos.

Questão 11- Em relação as formas como é encontrada a água na natureza defina os termos:

a) Lençol freático

b) Aquífero

c) Nuvem

d) Geada

e) Granizo

f) Orvalho

Questão 12- Cite 4 técnicas agrícolas usadas para melhorar a qualidade do solo para a agricultura e a recuperação de áreas degradadas.

Filme – água: tratamentos e importância. Para o 6º ano do E.F.

Estudo dirigido do Filme – água: tratamentos e importância.


1- Por que a Terra é azul?
2- Descreva 04 importâncias dos ambientes aquáticos para a vida humana.
3- O que é nuvem? Como a partir desta formação ocorre o fenômeno de chuvas?
4- No vídeo é descrito o grande ou pequeno ciclo da água? Justifique sua resposta.
5- Descreva as fases de tratamento de água para produção de água potável.
6- Qual é a função do cloro no tratamento da água?
7- Qual é a função do flúor acrescido na água em prol a saúde coletiva?
8- Quais são as etapas de tratamento de esgoto?
9- Qual é o papel das bactérias no processo de tratamento de esgoto?
10- Por que, ao contrário do que se pensa, a água não pode ser encarada como um recurso infinito? Cite 4 fenômenos ou processos que embasam o argumento da água como recurso limitado?

Som e Acústica: Estudo de ondas sonoras pra o 9º ano do E.F.





Para realizar o dowload visto em aula;

1) Clique no link abaixo

http://www.4shared.com/file/122928222/51e35f80/Ondas_sonoras_e_som.html





2) Siga as instruções vista no tutorial visto no link abaixo;

http://biosigma.blogspot.com/2008/06/tutorial-para-realizar-download-no.html

Ondulatório: estudo introdutório sobre ondas ao 9º ano do E.F.


Você já deve ter brincado alguma vez de pular corda, com uma extremidade da corda presa num suporte e a outra na mão de seu amigo. O seu amigo produz na extremidade da corda um pulso, ou seja, uma perturbação, que vai se propagar por todos os pontos da corda.
Outro exemplo que podemos citar é o de uma gota lançada na superfície das águas calmas e tranqüilas. Nota-se que, a partir daquele ponto, pulsos se movimentam em círculo, afastando-se dele e vibrando todos os pontos do meio.
Os fenômenos vistos são chamados de pulsos e consistem em perturbações dadas a um meio, que serão objeto de estudo neste capítulo. A onda é uma sucessão de pulsos.



Pulso

É uma perturbação dada num meio, que vai se propagar através deste, sem carregar matéria, apenas transportando energia.Quando provocamos uma perturbação no meio, estamos fornecendo energia que, de alguma forma, precisa se manifestar, e esta manifestação se dá através do pulso.
Os pontos da corda oscilam, porém não são carregados pelo pulso.Podemos verificar isso fazendo um barquinho de papel e colocando-o num recipiente contendo água.Ao produzirmos uma onda na superfície da água, notamos que quando essa onda passar pelo barco, este vai apenas subir e descer, porém não será arrastado pela água, porque ela não se movimenta horizontalmente e sim oscila verticalmente, para permitir a passagem da perturbação.



Ondas

A onda é uma sucessão periódica de pulsos, ou seja, quem produz o pulso (fonte de onda) o faz continuamente e no mesmo ritmo.
A onda transporta energia e não a matéria do meio.A onda é uma pertubação que se propaga.



Para realizar o dowload visto em aula;

1) Clique no link abaixo

http://www.4shared.com/file/122945522/29866478/ONDULATORIA.html






2) Siga as instruções vista no tutorial visto no link abaixo;


http://biosigma.blogspot.com/2008/06/tutorial-para-realizar-download-no.html

Estudo dirigido para o 9º ano do E.F. – Ondas e o som


Autoria: Professor Gabriel Prazeres

1. Nos conhecimentos sobre ondulatória, o que o termo pulso significa?
R: É a deformação ou pertubação no estado de equilíbrio da corda.
2. O que é uma onda periódica?
R: Uma sequência ritmada de pulsos que se propagam pela corda.
3. Quais os meios em que uma onda mecânica pode se propagar? Dê um exemplo para cada meio.
R: Nos meios sólido, líquido e gasoso. No meio sólido temos o exemplo de terremotos – ondas císmicas –; no meio líquido, as ondas marítimas; e no meio gasoso, o som.
4. As ondas transportam matéria? Justifique sua resposta.
R: As ondas transportam energia sem transportar matéria.
5. Defina os seguintes termos:
crista
R: O ponto mais alto da onda.
vale
R: O ponto mais baixo da onda.
onda
R: É a distância de uma crista ou um vale em relação a uma posição de equilíbrio ou eixo de equilíbrio.
comprimento de onda
R: A distância entre duas cristas ou dois vales ou de uma crista a um vale.
6. Qual a relação entre energia e amplitude de uma onda?
R: Quanto maior a energia da onda, maior a amplitude.
7. O que significa frequência e qual a sua relação com a energia?
R: Frequência é o número de oscilações completas que cada ponto realiza por unidade de tempo. No caso da corda, ela depende da rapidez do movimento que você faz com a mão: quanto mais rápido o movimento, maior a frequência de vibração da corda.
8. Qual é a unidade de freqûencia utilizada pelo S.I. e quais os múltiplos mais utilizados?
R: A unidade de frequência adotada pelo S.I. é o hertz. Múltiplos: ondas FM utilizam megahertz (MHz), ondas AM utilizam quilohertz (KHz) e radares e microondas utilizam gigahertz (GHz)
9. O que é período?
R: Tempo gasto para o ponto realizar uma oscilação completa.
10. Qual a relação entre período e frequência?
R: O período é o inverso da frequência.
11. Qual a expressão que relaciona velocidade de propagação de uma onda com comprimento de onda e frequência?
R: V = λ x f