Sistema Circulatório: aula para o 8º ano do E.F.


Em anatomia e fisiologia, o sistema circulatório é percorrido pelo sangue através das artérias, dos capilares e das veias. Este trajeto começa e termina no coração. O aparelho circulatório é responsável pelo fornecimento de oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios aos tecidos; além disso, também exerce a função de transportar os produtos finais do metabolismo (excretas como CO2 e uréia) até os órgãos responsáveis por sua eliminação.
A circulação inicia-se no princípio da vida fetal. Calcula-se que uma porção determinada de sangue complete seu trajeto em um período aproximado de um minuto.
Vasos sanguíneos
Os vasos sanguíneos são tubos pelo qual o sangue circula. Há três tipos principais: as artérias, que levam sangue do coração ao corpo; as veias, que o reconduzem ao coração; e os capilares, que ligam artérias e veias. Num circulo completo, o sangue passa pelo coração duas vezes: primeiro rumo ao corpo; depois rumo aos pulmões.





Para realizar o dowload visto em aula;



1) Clique no link abaixo










2) Siga as instruções vista no tutorial visto no link abaixo;


Sistema respiratório: aula para o 8º ano do E.F


A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico.
Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.
O intercâmbio dos gases faz-se ao nível dos pulmões, mas para atingi-los o ar deve percorrer diversas porções de um tubo irregular, que recebe o nome conjunto de vias aeríferas.

Para realizar o dowload visto em aula;
2) Siga as instruções vista no tutorial visto no link abaixo;

Celenterados ou Cnidários: aula para o 7º ano do E.F.


O que são celenterados?

Os celenterados incluem hidras, caravelas, medusas e corais; são animais marinhos, principalmente de regiões costeiras de mares tropicais.

Classificação


Os celenterados são classificados em três grupos, são eles: os Hidrozoários, os Shifozoários, e os Antozoários. *


Hidrozoários: são chamados assim porque vivem na água (HIDRO=água; ZOA=animal). Ex.: caravela e hidra de água doce


Shifozoários: são chamados assim porque se assemelham a uma sombrinha (SHIFO= sombrinha; ZOA= animal).



Antozoário: são chamados assim porque se assemelham a flores (ANTOS= flores; ZOA= animal).



Como as esponjas, os celenterados são animais semelhantes a um saco. Mas o corpo dos celenterados tem apenas uma abertura que serve, ao mesmo tempo, de boca e de ânus. O corpo é formado por duas paredes ou camadas dérmicas (de pele), uma externa, o ectoderma, outra interna, o endoderma. Em geral, as células do endoderma possuem flagelos, "pêlos" semelhantes aos cílios porém mais compridos. Entre as duas camadas dérmicas existem células nervosas e uma matéria gelatinosa. No caso da hidra, essa massa gelatinosa forma quase todo o corpo das medusas (as conhecidas águas-vivas) e dão a elas seu aspecto transparente.



Para realizar o Download, clique na imagem ou link abaixo;







http://www.4shared.com/file/121303727/1af0847e/cnidarios_ou_celenterados.html