Provável Gabarito do Teste de Ciências do 6º ano do E.F. - 2º período de 2009.


Questão 01-
Intraespecífica- Ex: (citar 01)- canibalismo, sociedade, colônia e competição intraespecífica.
Interespecífica- Ex: (citar 01) – Mutualismo, comensalismo, inquilinismo, competição interespecífica, predatismo, parasitismo, esclavagismo, amensalismo.
Questão 02- Mutualismo protocooperante- Relação harmônica interespecífica do tipo +/+, ou seja, ambas as espécies envolvidas na relação são beneficiadas sem necessidade vital.
Questão 03- Interespecífica, desarmônica, predatismo e parasitismo.
Questão 04
a) Inquilinismo
b) Mutualismo
c) Inquilinismo e comensalismo
d) Parasitismo
e) Competição interespecífica
f) Predatismo
Questão 05- Impacto ambiental é a modificação no meio de tal forma a levar a modificação drástica do número populacional de indivíduos que decorre no desequilíbrio ecológico.

Provável Gabarito do Teste de Ciências 8º ano do E.F.- 2º período de 2009.




Questão 01-
a) 8 a 12 semanas
b) Refere-se a bolsa amniótica ou âmnio.
c) Errada, já que o âmnio refere-se a proteção mecânica e anti-desidratante ao desenvolvimento do embrião/feto. Trocas gasosas e nutrição são realizadas pelo cordão umbilical
Questão 02-
a) 29 dias
b) 28 ou 29 de abril
c) Dos dias 25 de abril até 02 de maio
d) Ogino Knauss ou Tabelinha
Questão 03-
· 03. Reutilizável
· 03. Previne DST’s
· 04. Não necessita ser lembrado diariamente para ser administrado a mulher como é a pílula.
· 01. Gera a ação de anticoncepção de 01 a 04 anos na mulher em um único ato (o DIU é “instalado” pelo ginecologista)
· 04. Baixas dosagens hormonais que geram menos efeitos colaterais

Questão 04- Anel hormonal e anticoncepcional adesivo são métodos hormonais que ministram a mulher progesterona e estrógeno, mantendo-os em alta concentração na corrente sanguínea da usuária, inibindo os hormônios FSH e LH levando a mulher a não ovular.
Questão 05-
a) A agulha da seringa e as drogas injetáveis são contaminadas com o sangue infectado que serve como meio de proliferação dos agentes causadores da doença.
b)
· AIDS. HIV
· Linfócito T
· O vírus ataca o centro de retenção da memória imunológica do sistema imune. Sem esta, não ocorre uma eficiente resposta imune baseada na formação de anticorpos. Tal fato abre a possibilidade de infecção e desenvolvimento de doenças oportunistas que aproveitam-se da falta de defesa no organismo.

Provável Gabarito – Teste do 7º ano do E.F- 2º período de 2009





Questão 01
a) Heterotrófos fermentadores (anaeróbicos)
b) Ribossomos bacterianos
c) A. Vibrião; B. Cocus; C. Espirilo/espiroqueta; D. Bacilo

Questão 02- A vacina é um método de prevenção específica de doenças. Nesta administra-se o antígeno atenuado ou inativo ao paciente esperando que este crie uma “memória imunológica” para começar a produzir seus próprios anticorpos. No soro, administram-se os anticorpos prontos com objetivo de cura do paciente.

Questão 03- O material genético do vírus da gripe é o RNA, altamente suscetível a mutação e a possibilidade de surgimento de várias cepas virais diferentes (influenza) que causam a mesma doença (gripe). Assim, passivamente (vacina) ou ativamente (paciente que já teve a doença) poderá apresentar a gripe ao entrar em contato com vírus diferentes.

Questão 04- E E C E

Questão 05

a) Conjugação bacteriana
b) Principal forma de reprodução sexuada bacteriana que leva a diversidade genética na população deixando-a mais resistentes ao ambiente e induzindo a evolução destes seres.

Listas de Apoio ao 9º ano do E.F - 2º período de 2009


Caros alunos;


Segue abaixo as listas de apoio ministradas no período citado.

Atomística: aula para o 9º ano do E.F.



ATOMÍSTICA


Já vimos que um átomo é tão pequeno, que não conseguimos enxergá-lo, mesmo com a ajuda de um microscópio. Mas através de resultados experimentais, conseguimos chegar ao que é chamado de modelo atômico .

Um átomo é constituído por uma parte central chamada de núcleo, onde se encontram os prótons (partículas positivas) neutrons (partículas neutras) e uma outra parte que circunda esta parte central, chamada de eletrosfera, onde estão os elétrons (partículas negativas).

Estas partículas que compõe os átomos, são chamadas de fundamentais.


















Partícula


Carga


Massa


Próton (p)


+


1


Neutron (n)


Neutro


1


Elétron (e)


-


1/1836


Instruções Para Realizar o Download
1) Clique no link (figura) abaixo;



http://www.4shared.com/file/105186557/aa39ff41/atomstica.html

2) Siga as instruções vistas no tutorial clicando no link abaixo;
http://biosigma.blogspot.com/2008/06/tutorial-para-realizar-download-no.html



Gabarito ao 8º ano do E.F: CAPÍTULO 07- Corpo, mente e “coração”: os cuidados na adolescência.


Discuta Estas Idéias – página 62

II)
a) Os adolescentes, em sua natureza de tentar quebrar o vínculo infantil e, assim, adentrar ao mundo adulto, cria comportamentos de revolta (sem uma causa aparente) e distanciam-se dos pais, professores e adultos mais confiáveis e comprometidos com sua educação. Sem experiência e na ânsia de integrar-se em grupos, o jovem fica suscetível ao aliciamento por indivíduos ligados ao crime e aos delitos.
b) A conversa torna-se mais complicada e com menor demonstração de empatia pelas características vistas no item anterior.
c) Em geral o adolescente sente que não é mais tratado como criança e exigido como um adulto. No entanto, não possui a liberdade de ação de um adulto.

Discuta Estas Idéias – página 63


a) A responsabilidade é de ambos. Apesar disso a mulher deve preocupar-se de forma mais “radical” a favor do uso de anticoncepcionais. Justifica-se pelo fato da gravidez ser, socialmente, mais limitante a vida cotidiana da mulher bem como esta ser mais suscetível a doenças sexualmente transmissíveis (maior área de contato em seu trato vaginal)
b) Procurar ajuda e acompanhamento médico (principalmente o ginecologista) optar por um método anticoncepcional seguro e, sempre, usar o preservativo ou camisinha.

Discuta Estas Idéias – página 64

IV) a) Sim, trata-se de um envoltório descartável de borracha ou silicone especial que envolve o pênis ou é posto por dentro da vagina a partir do colo do útero.
b) Sim, esta deve ser comprada ou adquirida tomando-se as precauções como: verificação do selo do IMETRO, deve ser lubrificada e deve conter espermicida. Deve ser armazenada em local onde não haja atrito sobre a camisinha esta não deve ser exposta a calor e luz solar diretamente incidente. Ao usá-la esta deve ser posta com o pênis ereto, “enrolando-se” a ponta camisinha antes de encaixar no pênis. Cuidado para colocar a camisinha do lado certo, onde é facilmente desenrolada sobre o pênis. Após o ato sexual, a camisinha deve ser retirada do pênis ainda ereto, amarrar com um nó a ponta aberta da camisinha, enrolá-la em papel higiênico e jogá-la NO LIXO!
c) Único método que, além da eficiência como método anticoncepcional é eficiente como profilaxia (prevenção) as DST’s.

Discuta Estas Idéias – página 64

V) a) Sim, posta por dentro da vagina a partir de um anel disposto no colo do útero.
b) Sim, pois a camisinha é feita de borracha látex (orgânica) o espermicida e lubrificante também são de natureza orgânica e, portanto, possuem um prazo de validade.

Discuta Estas Idéias – página 65

VI) a) Sim. Trata-se de pílulas contendo hormônio progesterona e estrógeno artificiais que inibirão, em alta concentração no corpo da mulher, a produção de FSH e LH impedindo a formação do óvulo (folículo ovariano) e a liberação deste gameta feminino, respectivamente.
b) Não. Deve ser indicada somente por ginecologistas com a competência para indicar o medicamento de acordo com necessidades particulares da mulher bem como a apropriada concentração de hormônios administrada por dose.

Discuta Estas Idéias – página 66

VII) a) Método baseado na média de dias do ciclo menstrual verificado no mínimo em 3 meses (ideal em 6 meses). O número de dias do ciclo começa no primeiro dia da menstruação até o dia-1 em relação ao início da próxima menstruação. Com base nisso a mulher pode:
· Prever o provável dia de ovulação – corresponde a número médio de dias do ciclo/2. Ex: Em um ciclo de 30 dias (30/2= 15) portanto no 15º dia de seu ciclo será sua provável ovulação.
· Prever o período fértil que corresponde a dia provável da ovulação -4 e +4. Do exemplo: do 11º dia ao 19º dia do ciclo corresponde ao seu período fértil (em virtude de erros de previsão e da capacidade de sobrevivência de espermatozóides e óvulos).
· Prever os prováveis dias de início do ciclo ou menstruação. Trata-se de um método ineficiente ante as várias variáveis que podem afetar o ciclo. Útil para quando a mulher quiser engravidar.

b) Não, ante a irregularidade do ciclo, esta moça pode apresentar várias possibilidades de ovular durante o ciclo.

Discuta Estas Idéias – página 67


VIII) a) O uso cotidiano da camisinha ou preservativo.
b) Controlar endemias de DST’s como AIDS, sífilis, Gonorréia, Hepatite e tricomoníase.

INTEGRANDO O CONHECIMENTO- Página 71


Questão 01-
a) Sim e não. Sim pois há uma busca de censo de grupo associado a potencialidade de desenvolvimento de grandes projetos de vida. Não pois as incertezas associados a falta de orientação e limites podem levar os jovens a tornarem-se problemas sociais e indivíduos sem perspectivas.
b) Conflitos entre comportamentos e cobranças adolescentes em relação a fatores infantis. Deslumbramento por sentimentos como amor, atração sexual, derrotas e conquistas que apresentam-se como novidades nesta fase da vida.

Questão 02- (alunos)

Questão 03- (questão aberta)

Questão 04- (questão aberta opinativa)

Questão 05- Tal idéia esta errada já que a pílula, apesar de apresentar grande eficiência anticoncepcional, não possui nenhuma eficácia na prevenção (profilaxia) em relação a doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).

Questão 06-
· Bloqueiam (impedem a ovulação)- métodos hormonais femininos. Ex: pílula combinada, patch de progesterona, “ring” (anel intravaginal que libera hormônios), implantes intradérmicos (liberam hormônios).
· Barreira a espermatozóides – Camisinha ou preservativo de borracha (masculina e feminina); DIU, diafragma.

Questão 07- Não é um método seguro, pois vários fatores ambientais e fisiológicos da mulher podem levar a irregularidade do ciclo bem como levá-la a ovular mais de uma vez no mesmo ciclo. Trata-se de um método interessante para quando a mulher necessitar saber quando irá ovular-provavelmente- quando optar em ter um filho.

Questão 08- Não. Pelos motivos citados na questão anterior.

Questão 09- Sim, pois este recomendara o melhor método anticoncepcional e informará sobre os procedimentos corretos a manutenção da saúde da mulher em vários aspectos de sua vida, inclusive a sexual.

Questão 10- Não, pode ser transmitido via contato sanguíneo (agulhas e utensílios cortantes não esterilizados), transfusão de sangue não testado, bem como de mãe para filho durante o parto e amamentação.

Questão 11
· Uso de preservativo (camisinha)
· Exigir os testes durante a doação e recepção do sangue em transfusões.
· Exigir material esterilizado ou descartável no uso de agulhas e objetos cortantes.
· Não amamentar bebês quando a mãe é HIV positivo

Questão 12-
a) Não. Hepatites e codilomas são doenças de etiologia viral.
b) Ardência durante o ato de urinar, inflamação na uretra (uretrite), presença de PUS na glande e formação de verrugas.
c) As hepatites
d) AIDS, gonorréia, sífilis, hepatite
e) Não, pois este quadro pode evoluir ao câncer de colo do útero.
Questão 13-
a) Procurar imediatamente auxílio médico e iniciar o mais rápido possível o tratamento. Realizar o ato sexual somente com o uso de preservativo.
b) A maior parte das pessoas infectadas, por vergonha ou ignorância, não procuram ajuda especializada.

Gabarito - Capítulo 07 do Livro ciências (o meio ambiente) de Barros e Paulino: Destinado ao 6º ano do E.F


Capítulo 07- O ser humano e o ambiente



Trabalhe estas idéias – página 70


II) a) Um ambiente natural é caracterizado em um ecossistema com clima e capa vegetal bem definidos que formam o habitat de uma comunidade (porção biótica) que relaciona-se diretamente com os fatores abióticos. Grandes cidades como São Paulo e grandes extensões usadas na agricultura, retiram a capa vegetal natural, expulsam as populações originais e modificam inclusive o clima (Ex: não há mais captação de água pelo solo em regiões asfaltadas como grandes cidades).


b) Nas cidades encontramos construções como prédios, várias casas (conjuntos e bairros), shopping, comércio e um grande número de automóveis. Nas fazendas há grandes extensões de terra na forma de pastagens, agricultura, regiões de captação e armazenamento de água in natura como rios, lagos e lagoas.


Trabalhe estas idéias- Página 72


III) a) Uso domiciliar como fonte de energia de iluminação e eletrodomésticos; nas ruas na iluminação urbana; nas indústrias como fonte de energia as máquinas.


b) Em virtude das estiagens (poucas chuvas) e sendo o Brasil dependente de energia hidroelétrica, as barragens apresentavam níveis muito baixos e havia um risco de “apagão” ou racionamento radical de energia. Por isso o programa de racionamento foi criado cobrando mais caro pela energia domiciliar e industrial (obrigando a maior economia de energia elétrica) além da criação de usinas termoelétricas a base de gás e carvão para produzir energia complementar as hidroelétricas.


c) Algumas medidas para economizar a energia domiciliar são:


* Apagar luzes e desligar aparelhos que não estejam sendo utilizáveis.


* Utilizar aparelhos e lâmpadas de baixo consumo elétrico.


* Evitar banhos em chuveiros elétricos por mais de 10 minutos.


* Utilizar meios naturais em detrimento a comportamentos de uso de energia elétrica (Ex: caminhar no parque em vez de usar esteiras elétricas, usar menos a televisão, utilizar luz natural em vez de luz elétrica.


* Evitar abrir geladeiras e ficar com a porta deste aparelho muito tempo aberta.


* Acumular roupas para passar em um só momento no ferro de passar.


d) Mesmo não havendo falta de energia elétrica, para produzi-la é necessário gasto excessivo de recursos naturais. Logo, gasto excessivo de energia e desperdício significa contribuições a impactos ambientais.


IV)


a) Sim


b) Sim, utilizando materiais biodegradáveis, reutizando objetos e reciclando material.


c) Geralmente para lixões e aterros sanitários.



Integrando o Conhecimento – página 77


Questão 01


a) Houve uma maior ocupação de elementos urbanos contemporâneos como: asfalto, prédios, automóveis e outros.


b) Sim, há duas formas das cidades evoluírem:


· Aumentando o número e quantidade de fatores urbanos o que levaria a um aumento do impacto ambiental e dos prejuízos a vida, inclusive humana.


· Aumentando o investimento e implantação de elementos paisagísticos naturais como áreas verdes, parques naturais e respeito a mananciais (fontes de água doce). Tal fato, melhoraria significativamente a vida e a qualidade existencial de seus habitantes.


Questão 02-


· A pesca ao ser realizada em época de desovas, retira as fêmeas que, capturadas, não poderão renovar as próximas gerações de peixes, prejudicando o ambiente e mesmo a atividade de pesca.


· Espécies extintas levarão a um desequilíbrio ecológico que prejudicará como um todo as teias alimentares já estabelecidas.


· A diminuição de populações também leva a desequilíbrios ecológicos pelos mesmos motivos expostos no item anterior.


· Ao se capturar peixes menores, retiram-se do ambiente seres que não atingiram a maturidade sexual e, portanto, não tiveram oportunidade de reproduzir. Consequentemente gerações futuras bem como a diversidade da população serão drasticamente afetadas.


· O uso de instrumentos como malha fina e explosivos elimina espécies que não são de interesse dos pescadores, mas que são extremamente importante a manutenção do equilíbrio ecológico.



Questão 03


a) Aumentará drasticamente a população de piranhas que são vorazes predadoras de outras espécies que iriam reduzir de forma trágica. O uso de couro de jacaré é dispensável já que existem outros materiais para substituir em benefício ao uso humano.


b) Sim, pois aumentaria drasticamente a população de insetos e roedores considerados pragas e que prejudicam a produção e várias culturas humanas.


Questão 04- Deverá ser realizada com 10 dias ou mais após a aplicação do agrotóxico para evitar a intoxicação dos consumidores deste produto agrícola.


Questão 05- Formigas, baratas e escorpiões podem ser controlados com o uso adequado de agrotóxico e substâncias a estes animais, venenoso. Tais insetos podem contaminar alimentos e serem transmissores de doenças. No caso de escorpiões, sua ferroada pode representar grande perigo, principalmente a crianças.

Gabarito ao 6º ano do E.F: CAPÍTULO Capítulo 06- Biomas Brasileiros


Trabalhe esta idéia – Página 59

II) Grande disponibilidade de água na forma de uma complexa bacia hidrográfica (Rio Amazonas e seus afluentes) além da grande pluviosidade (índice de chuvas/ano). Outro fator abiótico é o clima tropical onde a vida biodiversificada melhor se desenvolve em relação a climas temperados e frios.

Trabalhe esta idéia – Página 62

III) A araucária é a mais importante árvore das matas temperadas da região sul do País. Neste caso esta apresenta importância como:
· Em suas altas copas se estabelecem ninhos de importantes aves da região.
· Suas sementes (pinhão) são base alimentar de aves, mamíferos sendo bastante apreciadas como alimento por seres humanos.
· Na reconstituição de ecossistemas devastados, apresenta-se como uma espécie altamente adaptável a região com grandes chances de sucesso no reflorestamento usando, por base, esta espécie.

Integrando o Conhecimento – página 68

Questão 01

a)

1. Floresta Amazônica – Floresta tropical
2. Cerrado – Savana
3. Pampa- Campo temperado
4. Mata dos cocais- Campo pantanoso tropical
5. Caatinga – Semi-árido.
6- Mata Atlântica- Floresta tropical costeira
7- Pantanal matogrossense- Campo pantanoso tropical
8- Floresta de araucária – Floresta temperada

b)

2- (cerrado) – Baixa pluviosidade e baixa disponibilidade de água nas superfícies. O solo é ácido e extremamente argiloso. Ex: Lixera, pau-terra, sucupira, lobeira, mangaba, buriti.
5- (caatinga)- Baixíssima pluviosidade e baixa disponibilidade de água nas superfícies. O solo é rico, porém arenoso dificultando ainda mais a retenção de água. Ex: aroeira, baraúna, xiquexique, mandacaru, juazeiro, barriguda

c)


1- (floresta Amazônica): seringueira, açaí, vitória-régia, castanheira do Pará, Planta do guaraná, pau-rosa.
4- (Mata dos cocais)- babaçu, buriti, carnaúba, açaí.
6- (Mata Atlântica) – Pau-brasil, jacarandá, ipês, jequitibá, bromélia, peroba, orquídeas.

d)

3- (pampas): gramíneas (braquiárias), pitangueira, capim santo.
8- (mata de Araucária): pinheiro do Paraná ou araucária.

Questão 02- Realizam-se queimadas e desmatamento para abrir campos a:
· Agricultura – monoculturas
· Pecuária- Criação extensiva de gado (campo aberto).
· Expansão urbana (Ex: Distrito Federal e Goiânia)

Outros problemas citados que levam a destruição do cerrado são as carvoarias e queimadas acidentais por mau uso da região.

Questão 03- Semelhança entre o clima amazônico e a caatinga- são ecossistemas de região tropical, portanto, com temperaturas médias anuais relativamente altas.
Diferenças entre o clima amazônico e a caatinga- o primeiro é úmido e apresenta alta pluviosidade. O segundo é seco com características de semi-árido.


Questão 04- Em virtude da prevalência de vegetação de baixo porte-gramínea- há grandes campos para a criação extensiva e semi-intensiva na pecuária. Em virtude do solo humífero, há grandes extensões envolvidas em plantios de soja, arroz, milho, sorgo e outras culturas agrícolas.


Questão 05- Trata-se de uma grande planície (230 mil km2) que na época das chuvas recebe um grande volume de água tornando-se uma região inundada.


Questão 06- O solo é argiloso e com grande concentração de matéria orgânica. Há uma grande concentração de organismos neste solo que consomem o oxigênio fazendo com que haja pouco deste gás disponível no solo. Com o terreno pouco sustentável e com as características descritas, a raiz apresenta a função de escora e de captação extra de oxigênio aéreo, sendo portanto, raízes que parte do caule (raízes aéreas).

Gabarito ao 8º ano do E.F: CAPÍTULO 06- Como Nascemos


CAPÍTULO 06- Como Nascemos

Discuta esta idéia – Página 54
II) a) Não há mais menstruação. Através de exames de urina e sangue que captam o hormônio HCG- Hormônio coriônico gonadotrófico (produzido pela mulher apenas no momento da gravidez).
b) Alimentação normal, mas sem exageros. Evitar em absoluto o consumo de derivados de tabaco e drogas psicotrópicas, evitar o consumo de bebida alcoólica, evitar exercícios intensos e realizar pelo menos 4 consultas e exames pré-natais. Três meses antes e três meses depois é interessante o consumo diário de complemento vitamínico com ácido fólico (prevenção a “espinha bífida”- problema neuronal e formativo gravíssimo no feto).

Discuta estas idéias
III) 18 nasceram de parto cesáreo
05 nasceram de parto normal.
Hoje, o Brasil é o País com o maior número de partos cesáreos para cada 1000 partos realizados.
Discuta estas idéias – pág. 56
a) Ver página 57- Realiza-se o corte da epiderme e derme na região do baixo ventre (pouco acima do osso pubiano). Realiza-se o corte nas camadas de tecido conjuntivo e gordura. Faz-se a cisão da membrana que reveste o útero mantendo a área cirúrgica aberta com um aparelho retrato. Realiza-se a cisão (corte) do miométrio (músculo uterino) e, posteriormente da bolsa amniótica. Com a saída do líquido amniótico do interior da placenta, retira-se o bebê, faz-se a retirada da placenta para biópsia. Realiza-se a sutura dos tecidos internos com linha orgânica (pontos internos) e da região dérmica externa com linha de nylon (pontos externos).
b) Vantagem do parto cesáreo- Não há dor na hora da concepção. Todo o procedimento é realizado após a anestesia raquidiana ou peridural. Escolha do dia e hora que o filho(a) irá nascer. Independe da dilatação vaginal e da contração uterina. Diminuem os riscos de problemas durante o parto como pré-eclampsia, etc.
Desvantagem do parto cesáreo- Recuperação pós-operatória é mais lenta. Trata-se de uma cirurgia invasiva (com grandes áreas de corte), portanto há mais risco de infecção. Menor produção de prolactina e ocitocina dificultando a produção de leite.
Vantagem do parto normal- Recuperação muito rápida da mulher, facilidade de amamentação, pois induz a vasta produção de ocitocina e prolactina. Menores riscos de infecção hospitalar a mulher.

Integrando o Conhecimento – Página 60
Questão 01-
a) 30 de março é o primeiro dia do ciclo. Portanto o último dia do ciclo anterior foi o dia 29 de março. Partindo do princípio que o provável dia de ovulação ocorrerá na metade do ciclo:
29 de março – 14 dias (metade de dias do ciclo)= 15 de março é o dia da provável ovulação.
b) Do dia 12 ao dia 18 de março, ou seja, cerca de 3 dias antes e três dias depois do provável dia de ovulação.
c) Ocorrem variações no ciclo de uma mulher por fatores como: doenças ocasionais, mudança de ambiente, stress, choques emocionais, etc. Além, disso, pelos mesmos motivos, uma mulher pode apresentar mais de uma ovulação por ciclo.

Questão 02
a) Após a liberação do óvulo- conseqüência da formação do folículo, estimulado pelo FSH e a liberação deste gameta feminino, estimulado pelo LH- agem os hormônios estrógeno- que estimula a formação do endométrio (camada interna do útero)- e o hormônio progesterona, que mantém esta camada interna extremamente frágil. Ocorrendo a fecundação, o endométrio recebe o embrião que se fixa nesta camada interna do útero (nidação) a gravidez mantém a produção de progesterona e estrógeno que, consequentemente, manterá o endométrio durante a gravidez.
b) Não ocorrendo a fecundação, os níveis de progesterona e estrógeno caem drasticamente ocorrendo a descamação do endométrio conhecida como menstruação.


Questão 03
a) A- cordão umbilical. B- Miométrio. C- Bolsa aminiótica
Obs- Trata-se de um feto já que todos os órgãos já estão formados.
b) A- conecta mãe e filho para a troca de nutrientes, sinais bioquímicos e a saída de excretas.
B- Acondiciona o útero a medida que há o crescimento do feto. Quando este estiver totalmente formado este contrai para expulsar o feto no parto
C- A bolsa aminiótica protege o embrião/feto de choques mecânicos e desidratação.
Questão 04
a) Não ocorre a menstruação.
b) Através de exame de ultrasonografia transvaginal ou com uso de métodos para detectar o HCG (hormônio coriônico gonadotrófico) verificado na urina (teste adquirido em farmácias) ou no sangue (teste laboratorial).

Separação de Mistura: aula para o 9º ano do E.F.


Em química, separações de misturas são utilizadas para decompor misturas de substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. É realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas.
Os métodos para que isso se concretize são muitos, filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de mistura, que pode ser dividida basicamente entre homogênea e heterogênea.


Instruções Para Realizar o Download

1) Clique no link (figura) abaixo;

http://www.4shared.com/file/104800981/6b8d933c/separaodemistura.html



2) Siga as instruções vistas no tutorial clicando no link abaixo;

http://biosigma.blogspot.com/2008/06/tutorial-para-realizar-download-no.html