Gabarito ao 7º ano do E.F: Capítulos 06 e 07- Livro: Os seres Vivos (Ciências)- Barros e Paulino


CAPÍTULO 06- Vírus: seres sem organização celular



Trabalhe esta idéia – Página 58

II) Todas as formas invasoras e potencialmente causadores de doenças são combatidas no organismo humano pelas entidades do sistema imunitário (células de defesa e anticorpos). Estas entidades visam, por fim, o processo de eliminação do agente etiológico (causador da doença) promovendo a cura.

INTEGRANDO O CONHECIMENTO- PÁG. 67


Questão 1.


a) acelulados, não possuem metabolismo próprio, se reproduzem por montagem, só possuem (na maioria dos casos) um só tipo de material genético (ex: DNA-vírus e RNA-vírus).
b) Se reproduzem, possuem material genético, evoluem ao longo do tempo, podem sofrer mutação do material genético conferindo diversidade e resistência aos vírus, podem adaptar-se ao ambiente onde estão (inativos fora da célula; ativos dentro da célula parasitada).

Questão 02- Não, pois vírus só cumprem seu papel de seres vivos e se reproduzem dentro de uma célula hospedeira. Assim, precisaríamos de um meio de cultura celular para inocular vírus no ambiente intracelular propriamente dito para compreender o “cultivo de vírus”.

Questão 03- Sim, somente o VÍRION (parte do vírus que contém o material genético) penetra no citoplasma celular para dar início ao processo de infecção.

Questão 04- Não. Citando os itens errados e justificando o julgamento;

III- Cada tipo (cepa) de vírus é extremamente específico a um tipo de célula em uma espécie de seres parasitados. Há vírus que parasitam todos os tipos de células em todas as espécies de todos os Reinos.
V- Vírus não possuem metabolismo próprio. Estes “escravizam” uma célula hospedeira de forma específico utilizando o metabolismo da hospedeira para a sua reprodução por montagem.

Questão 05- As vacinas promovem uma imunização ativa artificial de longa duração. Administram-se ao ser a ser imunizado, os antígenos atenuados ou mortos de forma que este desperte uma memória imunológica não submetendo o paciente ao risco de doença. O soro é uma imunização passiva artificial. Neste caso, injetam-se nos indivíduos anticorpos prontos. Este tipo de imunização é passageira.

Questão 06- No momento X o indivíduo recebeu a primeira dose da vacina. Esta estabelece a memória imunológica contra um determinado tipo de antígeno potencialmente causador de uma doença (memória esta estabelecida nos linfócitos T). No momento Y o indivíduo recebeu a segunda dose da vacina ou dose de reforço. Neste caso, o antígeno atenuado da vacina é identificado pelos linfócitos T que encaminham informação deste antígeno aos linfócitos B que começam a produzir uma grande quantidade de anticorpos contra os antígenos que servirão aos antígenos ativos e vivos de igual modo. Neste momento diz-se que o indivíduo receptor das vacinas esta imunizado contra determinado antígeno ou doença por este causada.

Questão 07- Não. O vírus ataca os glóbulos brancos, mais precisamente o linfócito T que guarnece a memória imunológica causando a imunodeficiência (SIDA- Síndrome da imunodeficiência adquirida). Assim o Item IV está errada.

Questão 08- Usar, SEMPRE, preservativos ou camisinhas durante as relações sexuais (camisinhas testadas pelo IMETRO, lubrificadas e com espermicida), exigir testes e a qualidade de sangue e hemoderivados nas doações e transfusões, usar agulhas e utensílios cirúrgicos esterilizados, se possível descartáveis. Não compartilhar objetos cortantes (Ex: agulhas e material de pedicure/manicure). As mães HIV+ devem ser tratadas durante a gravidez e não devem amamentar seus filhos para evitar o contágio vertical (mãe-filho).

CAPÍTULO 07- Reino das Moneras: As Bactérias e as Cianofícias

Trabalhe esta idéia – Página 75

II)
a) Iria ocorrer o acúmulo de corpos, excretas e restos orgânicos impedindo a reciclagem da matéria vital, ou seja, a transformação da matéria orgânica em matéria inorgânica diretamente aproveitada pelos produtores.
b) Não se geraria materiais essenciais aos produtores e que decorrem da decomposição realizada por fungos e bactérias. Ex: sais minerais, substâncias nitrogenadas e gás carbônico.

INTEGRANDO O CONHECIMENTO – PÁGINA 81

Questão 01
a) Reino Monera
b) São seres unicelulares e procariotos.
c) Bactérias e cianobactérias ou cianofíceas ou alga azul.

Questão 02- As bactérias, integrantes do Reino Monera, são procariotos, portanto seu material genético é disperso no citoplasma, não possuindo núcleo. Além disso, os integrantes autótrofos não são exclusivamente classificados neste padrão de nicho pois são autótrofas facultativos, ou seja, são heterótrofas que podem realizar fotossíntese no caso de falta de alimento.

Questão 03
a) Decomposição
b) Sim. Os fungos também possuem o mesmo nicho

Questão 04-
a) São associações bacterianas a raízes de leguminosas que auxiliam a fixação de nitrogênio e fixação de sais nitrogenados que enriquecem o solo para a produção agrícola.
b) Hormônio de crescimento e insulina para uso médico, antibióticos, queijos, vinagre, etc.

Questão 05- Bacilo, espirilo, vibrião e cocus referem-se a classificação das bactérias segundo a forma. No caso, o bacilo é assim denominado por ter a forma de um bastão.

Questão 06
a) Divisão simples e direta de uma bactéria gerando duas bactérias geneticamente igual a bactéria “mãe”.
b) Além da reprodução assexuada, há a reprodução sexuada e mutações que geram diversidade dentro da população. Assim, os mais bem adaptados (por exemplo- mais resistentes a um antibiótico) reproduzirão mais e fixarão melhor suas características na próxima geração. Ao longo do tempo toda a população ficará resistente aquele antibiótico.

Questão 07- Além da mutação, o grande fator que gera variabilidade genética em uma população bacteriana é a reprodução sexuada.

Questão 12-
a) Ambos são unicelulares e procariotos. Algumas formas bacterianas (cocus e bacilos) bem como as cianobactérias podem formar colônias.
b) Bactérias são heterótrofas enquanto as cianobactérias autótrofas exclusivas e fotossintetizantes.
c) Somente de forma assexuada por cissiparidade e por esporulação.

Questão 13- As cianobactérias são autótrofas exclusivas e produzem seu próprio alimento. Além disso, são fixadoras de nitrogênio do ar podendo gerar suas próprias proteínas e material genético.

Gabarito ao 8º ano do E.F: Capítulos 05


Página 45- Discuta estas ideias
a) Menstruação é a descamação do endométrio (camada interna do útero) que se forma todo o mês preparando o órgão para a gravidez. Caso esta não ocorra, esta camada e descartada na forma de menstruação que se apresenta como um “sangramento” associado a pedaços de epitélio.

b) Entre 27 a 32 dias sendo que quanto maior a regularidade entre os meses, mais saudável esta a mulher. Ciclos irregulares podem indicar algumas patologias e deve ser interpretada por um ginecologista.

c) A mulher menstrua durante 3 a 7 dias. Acima ou abaixo destes intervalos deve-se procurar ajuda junto ao ginecologista pois pode ser indicativo de patologias no sistema reprodutor feminino.
d) Indica, provavelmente que a mulher não está grávida mas que tem potencial reprodutivo.

Trabalhe estas ideias – Página 48.
a) Questões opinativas e estritamente pessoais.

Integrando o Conhecimento – página 51 e 52

01)
a) Testículo ( onde os espermatozóides imaturos são produzidos); epidídimo (onde os espermatozóides amadurecem e são armazenados); ducto ou canal deferente; vesícula seminal; próstata (nestas últimas acrescentam-se líquidos que vão compor, junto aos espermatozóides, o esperma ou sêmen); ducto ejaculatório; uretra (através ou no interior do Pênis que possui tecidos especiais à ereção- corpo cavernoso e corpo esponjoso).
b) O sêmen é depositado na vagina; os espermatozóides passam pelo colo do útero; útero; tuba uterina sendo atraídos em direção ao óvulo por quimiotaxia e a fecundação ocorre, normalmente, no 1º terço da tuba uterina.
Questão 02-
a) A- Testículo; B- Prostata; C- Glândulas seminais; D- ducto deferente; E- Epidídimo.
b) A próstata e a vesícula seminal acrescentam líquidos que vão compor, junto aos espermatozóides, o esperma ou sêmen. Estes líquidos são ricos em frutose que servirá como combustível ao movimento dos espermatozóides e possuem fatores para neutralizar a acidez da vagina, protegendo os espermatozóides.
c) Testosterona – responsável por estimular o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários masculinos.

Questão 03-
a) Ocorre nos testículos a produção de espermatozóides jovens (espermatócitos) e amadurecidos no epidídimo.
b) Ocorre nos ovários
c) Ocorre, geralmente, no primeiro terço da tuba ou trompa uterina.
Questão 04- Considerando que o período reprodutivo de uma mulher dure no máximo 40 anos e que esta ovule cerca de 01 vez ao mês esta mulher irá liberar cerca de 400 a 500 óvulos durante sua fase reprodutiva (entre a menarca e a menopausa).
Questão 05 -
a) Fecundação
b) B- Ovário
C- Corpo do útero
D- Tuba ou trompa uterina
c) No corpo do útero




d) Os hormônios são produzidos no ovário. São importantes pois estimulam o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários em uma mulher (Ex: seios, menstruação, acúmulo de gordura na região dos glúteos, etc.). Além disso, o estrogênio estimula, mês a mês, a formação do endométrio (camada interna do útero) e a progesterona mantém esta camada até o final do ciclo menstrual. Caso não haja gravidez, a concentração destes hormônios diminui rapidamente, o endométrio “descama” e ocorre a menstruação.
Questão 06- No caso do homem- o pênis- no caso da mulher- o clitóris. Ambos possuem tecidos especiais (corpo esponjoso e corpo cavernoso) que se “enchem” de plasma sanguíneo advindo dos vasos internos, e ficam intumescidos, ou seja, aumentam de volume e ficam rígidos no momento da excitação sexual.
Questão 07- O “corte” e sutura do canal ou ducto deferente e da tuba ou trompa uterina impede a passagem dos gametas espermatozóides e óvulos respectivamente em prol ao momento da fecundação. Em tais fatos há a esterilização definitiva dos indivíduos.


Questão 08-
a) Gêmeos A – Univitelinos
Gêmeos B- Bivitelinos

b) Gêmeos A são do mesmo sexo já que são geneticamente idênticos.
Os gêmeos B são geneticamente diferentes, logo, podem ser até mesmo de sexos diferentes.

C) Os gêmeos A são geneticamente iguais, portanto possuem a mesma aparência
Os gêmeos B são geneticamente distintos, portanto terão características diferentes.

Gabarito ao 6º ano do E.F: CAPÍTULO 04- AS RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS


Trabalhe esta idéia – Página 35


Algumas atividades ou nichos da abelha que beneficiam os seres humanos são elencados:
· Produção de mel
· Produção de geléia real
· Polinização com conseqüente geração de frutos(as) usados na alimentação humana.
Trabalhe esta idéia – página 36
Nichos prejudiciais de formigas a seres humanos são elencados;
· Consumo e contaminação de alimentos destinados ao consumo humano
· Destruição de lavouras e cultivos agrícolas por sociedades de formigas como a saúva
· Picadas e intoxicação causadas por ácido fórmico produzida por esses insetos.


Trabalhe esta idéia – Página 38
I


IV) A rêmora é beneficiada, pois é transportada pelo tubarão (o primeiro gruda no segundo usando uma ventosa) e, portanto, não gasta energia para locomover-se. Além disso consome os restos alimentares decorrentes da predação realizada pelo tubarão.
V) No alto, as orquídeas normalmente praticam o epifitismo (tipo especial de inquilinismo onde uma planta vive sobre outra planta). Neste caso há uma disponibilidade de luz solar para a fotossíntese da planta inquilina (orquídea) além de proteger-se contra a herbivoria (ser consumida por um animal ou parasitada por um micro-organismo) ou danificada por pisoteio.


Trabalhe esta idéia – página 39



VI) Sim, ambas serão beneficiadas. As plantas fornecem alimento para as abelhas (o néctar). As abelhas servem como transportadoras do pólen da flor masculina a flor ou porção feminina da planta para realizar a reprodução sexuada destas plantas denominadas ANGIOSPERMAS.
VII) a) Sapo e pernilongo ganham pois obtém matéria e energia. Inseto e ser humano são prejudicados pois estão perdendo matéria e energia.
b) Semelhança- Ambos estão envolvidos em uma relação inter-específica desarmônica do tipo +/-.
Diferença- O sapo pratica o predatismo (pega, mata e come) enquanto o mosquito pratica parasitismo (retira matéria e energia de um hospedeiro ou parasitado sem necessariamente matá-lo)


Trabalhe esta idéia – Página 40



VIII) Pode capturar cobras, pequenos roedores, pequenos pássaros, gambás, pequenos macacos.
IX) O parasitismo de carrapatos pode deformar órgãos, pele, causar anemia e transmitir doenças que podem, até mesmo, levar a morte.
Trabalhe esta idéia – Página 41
X) Os ratos consomem os grãos e vegetais produzidos na lavoura e que destinam-se a alimentação dos seres humanos. Assim, entre ratos e humanos estabelecem uma competição interespecífica (-/-).


INTEGRANDO O CONHECIMENTO – PÁGINA 44



Questão 01- Descreve-se diferentes castas da sociedade das abelhas:
X- Abelhas operárias
Y- Abelha rainha
Z- Zangões. Reprodutores e defensores da colméia.


Questão 02
a) O veneno, eliminando as abelhas, diminuíram consideravelmente a polinização, ou seja, a reprodução entre plantas que geram sementes e frutos.
b) Mesmo com o aumento de flores, a produtora de mel, que são as operárias (casta da colméia) foram eliminadas pelo veneno. Tal fato deve ter levado a uma drástica diminuição da produção deste insumo das abelhas.


Questão 03- São formigas da mesma espécie e que pertencem a mesma sociedade. No entanto, formigas diferentes- ou de formas diferentes- indicam castas diferentes, ou seja, indivíduos que realizam funções específicas.


Questão 04- Saúvas representam um grande problema pois em sociedades organizadas e com complexa formação de castas, destroem lavouras e plantações realizadas pelos seres humanos. Assim, se tivessem um comportamento individualizado, não sobreviveriam representando uma “solução” ao problema supracitado.


Questão 05- Neste caso, tais insetos podem “competir” em ambientes humanos causando:
· Formigas contaminam alimentos
· Formigas consomem alimentos humanos em lavouras e de forma direta
· Formigas podem causar danos a aparelhos e edificações.
· Cupins podem destruir madeira de móveis e estrutura de casas.


Questão 06- A relação entre orquídeas e as árvores hospedeira é o epifitismo (inquilinismo de planta sobre planta). Neste caso há o benefício da orquídea sem prejuízo a árvore hospedeira (Relação +/0).


Questão 07- Em ambas a relação do pássaro-palito e crocodilo é um mutualismo não vital ou protocooperante (+/+).

Questão 08
a) A- Mutualismo simbiótico (vital)
B- Inquilinismo
b) Semelhante a relação “A”, ou seja, um mutualismo simbiótico (vital).
c) Semelhante a relação “B”, ou seja, inquilinista já que a rêmora vive grudada ao tubarão e só consome seus restos alimentares.

Questão 09-
a) Predatismo
b) Competição interespecífica.
c) Parasitismo


Questão 10-
Comensalismo- II
Inquilinismo- II
Mutualismo- I
Predatismo- III
Parasitismo- III
Competição - IV

ESTUDO DIRIGIDO PARA O 9º ANO DO E.F. TEMA: SUBSTÂNCIA, MISTURAS E MÉTODOS FÍSICOS DE SEPARAÇÃO DE COMPONENTES DE MISTURA.


Questão 01- Para cada item a seguir escreva se é uma Substância Pura ou se é uma Mistura (Homogênea ou Heterogênea):
a) Ferro


b) Vinho


c) Água e óleo de cozinha


d) Açúcar


e) Água do mar




Questão 02- Observe a figura a seguir e responda:




a) O sistema acima representa uma substância ou mistura? Justifique.


b) Quantas moléculas estão representadas no sistema em questão?
















Questão 03- Sobre substâncias simples são formuladas as seguintes proposições:

I. são formadas por um único elemento químico;
II. suas fórmulas são representadas por dois símbolos químicos;
III. podem ocorrer na forma de variedades alotrópicas;
IV. não podem formar misturas com substâncias compostas.

São INCORRETAS
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

Corrija ou justifique a razão pelo qual os itens julgados acima sejam considerados incorretos.

Questão 04- Sabendo que a massa 30 cm3 de água é igual a 30 g, calcule a densidade. Sabendo que o azeite de oliva possui densidade igual a 0,92 g/cm3, o que acontecerá se misturarmos água e azeite?


Questão 05- A seguir, são representados três recipientes contendo certa massa e volume de gás. Nas mesmas condições de temperatura e pressão.





1 2 3


V1 = 1L V2=1L V3=1L
m = 1,29 g m = 1,96 g m = 0,71 g
d = 1,29 glL d = 1,96 glL d = 0,71 glL


Analise o que está sendo representado e responda:Os recipientes contêm a mesma substância? Justifique sua resposta:Questão 06- Se você mergulhar um sólido em um recipiente contendo água, irá observar um deslocamento do líquido, que ocasionará um aparente aumento de volume.

a) Por que isso ocorre?
b) Qual a relação entre o volume de água deslocado e o volume do sólido?
c) Supondo que o sólido tenha massa igual a 15 g e que o volume de água deslocado seja de 10 cm3, qual é a densidade do sólido? Ele é mais ou menos denso que a água?


Questão 07- Analise os sistema abaixo;
I - água (l) e água(s).
II - gás oxigênio.
III - etanol e areia.
IV - gás carbônico e gás hidrogênio.

Relativamente aos sistemas acima, podemos afirmar que existe uma:
a) substância pura em I.
b) substância composta em II.
c) mistura monofásica em III.
d) mistura bifásica em IV.
e) mistura que pode ser separada por decantação em IV.

Como substâncias químicas (simples ou compostas) ou misturas (homogênea e heterogênea) como você classificaria os sistema I, II, III e IV?

Questão 08- São dados três sistemas:
A: óleo, água e gelo;
B: óleo, água gaseificada e gelo;
C: óleo, água e granito.

O número de fases de cada sistema é respectivamente:

a) 3, 4 e 5;
b) 3, 3 e 5;
c) 3, 3 e 3;
d) 3, 4 e 3;
e) 3, 4 e 4.

Com base na análise dos sistema acima, pode-se afirmar que toda a substância pura (ou química) forma um sistema heterogêneo? Justifique sua resposta.


Questão 09- Qual das misturas a seguir é sempre homogênea?

a) água e óleo
b) água e álcool
c) água e sal
d) ferro e areia
e) água e areia

Qual é a razão química para que o sistema escolhido seja sempre uma mistura homogênea?


Questão 10- O sangue apresenta cor vermelha devido à hemoglobina. Na molécula da hemoglobina está presente o íon ferro responsável, em grande parte, por esta cor. A quantidade total deste elemento no corpo de um ser humano adulta é da ordem de quatro gramas. Esta quantidade é suficiente para fazer um pequeno objeto como, por exemplo, um prego. Sobre o texto responda;

a) A hemoglobina pode ser considerada uma mistura? Justifique sua resposta.
b) Como se classifica a hemoglobina como sistema material (substância pura simples ou S.P. composta; mistura homogênea ou heterogênea).
c) Como se classifica o sangue como sistema material? Que métodos físicos usar-se-ia para separar os componentes sanguíneos?


Questão 11- "Os peixes estão morrendo porque a água do rio está sem oxigênio, mas nos trechos de maior corredeira a quantidade de oxigênio aumenta". Ao ouvir esta informação de um técnico do meio ambiente, um estudante que passava pela margem do rio ficou confuso e fez a seguinte reflexão: "Estou vendo a água no rio e sei que a água contém, em suas moléculas, oxigênio; então como pode ter acabado o oxigênio do rio”? Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão?

Questão 12- Para se separarem os componentes de uma mistura heterogênea formada por um líquido e um sólido deve-se fazer uma:
a) destilação simples
b) titulação
c) condensação
d) destilação fracionada
e) filtração simples

Esquematize (desenhe) a forma de separação por você escolhida e justifique sua resposta usando o desenho.


Questão 13- Em uma república estudantil, um dos moradores deixou cair óleo comestível no recipiente que contém sal de cozinha. Considerando que o sal não é solúvel no óleo, mas solúvel em água, como será possível recuperar o sal e o óleo, deixando-os novamente em condições de uso?

Questão 14- Deseja-se fazer separação dos componentes da pólvora negra, que é constituída de nitrato de sódio, carvão e enxofre. Sabe-se que o nitrato de sódio é solúvel em água, o enxofre é solúvel em dissulfeto de carbono, enquanto que o carvão é insolúvel nestes solventes. Proponha um procedimento para realizar esta separação.

Questão 15- Desafio
Qual das opções a seguir contém a associação correta dos procedimentos de laboratório, listados na 1ª coluna, com suas respectivas denominações, listadas na 2ª coluna

1) Adição de 20 mL de água a uma solução aquosa saturada em cloreto de sódio, contendo um grande excesso de sal sedimentado, tal que ainda permaneça precipitado após a adição de mais solvente.
2) Adição de 20 mL de água a uma solução aquosa não saturada em cloreto de sódio.
3) Retirada de fenol, solúvel em água e em éter etílico, de uma solução aquosa, por agitação com uma porção de éter etílico seguida por separação da fase orgânica da fase aquosa.
4) Dissolver glicose em água e a esta solução juntar etanol para que surjam novamente cristais de glicose.
5) Adição de 20 mL água a nitrato de potássio cristalino.
A) Dissolução
B) Extração
C) Diluição
D) Recristalização

a) 1A, 2C, 3B, 4D, 5A
b) 1C, 2C, 3A, 4B, 5A
c) 1A, 2A, 3A, 4D, 5C
d) 1C, 2A, 3B, 4B, 5C
e) 1A, 2A, 3C, 4D, 5C

Provável Gabarito da Prova do 1º Período de 2009- 8º ano do E.F.



Questão 01- Letra C

Questão 02-
Ativo. No caso das bombas estas gastam energia para efetuar o transporte de íons levando-os de onde este esta menos concentrado para onde estariam mais concentrados.


Questão 03-

a) Osmose. Passivo.
b) Entre os ambientes que ocorrem o transporte de solvente (água) deve haver uma diferença de concentração de solutos (gradiente de concentração). Assim, a água passa de onde há menor concentração de soluto (há mais água) para onde há maior concentração de soluto (há menos água).
c) Nas células animais não há parede celular. Assim, a entrada excessiva de água pode levar ao rompimento da membrana (lise celular) no caso de células vegetais, a presença da parede celular leva ao aspecto túrgido (inchado) mas não há rompimento da célula.


Questão 04
1º tipo: Fagocitose. Característica- A célula, com gasto de energia e emissão de pseudopodes, engloba grandes partículas sólidas.
2º tipo: Pinocitose. Característica- A célula, com gasto de energia e emissão de pseudópodes. Capta uma grande quantidade de partículas dissolvidas em meio líquido.


Questão 05- Letra D


Questão 06- 2, 1, 3 e 4


Questão 07-
a) Células musculares não estriadas ou lisas. Possuem um único núcleo.
b) Movimento peristáltico, ou seja, contrações unilaterais, lentas, intensas e contínuas.


Questão 08-
a) Vasectomia
b) O sêmen deste homem conterá todos os componentes de um sêmen normal mas sem espermatozóides.
c) A zona de prazer está situada na região da glande. Assim, a vasectomia realizada no canal deferente não interfere na presença, volume e aspecto do sêmen bem como não há modificação da existência ou grau de prazer do homem durante atos sexuais.


Questão 09-
a) 1. Ovário, 2. Tuba ou trompa uterina, 3. Útero, 4. Vagina
b) 1 c) 2 d) 2 e) 3 f) 4 g) 1


Questão 10-
a) Univitelinos
b) 1 óvulo e 1 espermatozóide
c) 1 placenta
d) 2 cordões umbilicais
e) 2 óvulos e 2 espermatozóides.

Provável Gabarito da Prova do 1º Período de 2009 -7º ano do E.F.




Questão 01-
a)
1.Reprodução- “acasalamento”, “fecundação”
2.Alimentação/nutrição- “sugam seu alimento”
3.Mortalidade – “Fêmeas e machos morrem”; “matar a planta”.
b) (citar três dos vistos abaixo)
1. Adaptação
2. Metabolismo próprio
3. Evolução
4. Formação celular ou celulados
5- Presença de material genético
c) Sexuada.
“machos com objetivo de atrair fêmeas para o acasalamento”
“A fecundação ocorre no alto das árvores”.
“busca de seus parceiros sexuais”


Questão 02- A reprodução sexuada gera diversidade biológica ou genética. Assim, mesmo que ocorra mudança ambiental, os mais bem adaptados conseguirão reproduzir mais, fixar suas melhores características na população, garantido a sobrevivência da espécie e sua evolução no ambiente.


Questão 03- Características vistas em todas as células (procarióticas e eucarióticas) estão no 1º, 2 º, 4 º e 9 º item.

Questão 04- Letra D


Questão 05- Parte II já que nesta as bactérias pouco adaptadas foram rapidamente eliminadas sobrevivendo as bactérias resistentes (mais bem adaptadas) e que permitiram a recuperação da população bacteriana.


Questão 06- Errada. Nenhuma população desenvolve uma característica que confere melhor adaptação. O que ocorreu é que os indivíduos que nasceram com características que os beneficiavam em relação a uma resistência ambiental, conseguiram reproduzir mais e fixar melhor suas características dentro da população. Neste caso, os que possuíam anemia falciforme eram mais resistentes a malária e portanto mais adaptados a uma região epidêmica desta doença mortal.


Questão 07- Se esta possui características físicas, comportamentais, de resistência ou melhor capacidade de reproduzir; e se tais características estão intrínsicas a sua característica genética, então tal indivíduo é melhor adaptado.


Questão 08-
a) Felis
b) Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero.
c) Indivíduos recebem o mesmo nome científico quando pertencem a mesma espécie, ou seja, possuem capacidade de reproduzir livremente e gerar descendência fértil.

Questão 09- C E C C C

Questão 10- Letra E

Gabarito da Prova do 1º período 2009- 6º ano do E.F.


Questão 01-


a) Sim (0,2 ponto). As bacias estabelecem fatores abióticos como rios, relevos, ar e clima associado a seres vivos que se relacionam entre si e com estes fatore não vivos. Tais bacias formam uma região com clima e vegetação definidos. (0,5 ponto).


b) (citar 03 peixes) -Dourado, pintado, piau, pacu, piraputanga, piranha, tucanaré, bagre, arraia (0,3 ponto)



Questão 02-


a)

* Quatro (0,1 ponto)

* Dezenove (0,1 ponto)

* Quatro (0,1 ponto)


b) Não (0,2 ponto). O parque é um ecossistema do bioma cerrado, portanto uma parte restrita da biosfera que compreende o conjunto de todos os ecossistemas (biomas) da Terra.


Questão 03- D (1,0 ponto)


Questãto 04-


a) (citar 03) Luz, águas, ar, solo, relevo, clima, ser decomposto (0,6 ponto).


b) (citar 04) Onça, árvore, capivara, cobra, garça ou tuiui, capim, planta aquática, fungos e bactérias (0,4 ponto).


Questão 05 (descreva 02 argumentos ) (1,0 ponto)


* Aumentaria a população de capivaras

* Diminuiria a população de plantas ribeirinhas


Questão 06-


a) Fungos e bactérias (0,4 ponto)

b) As plantas (0,2 ponto)

c) Tal nicho é responsável pela reciclagem da matéria orgânica, transformando-a em matéria inorgânica (mineral) que é devolvida ao ambiente e usada diretamente pelos produtores. (0,4 ponto) .


Questão 07-


a) (citar 04 competições) (0,4 ponto)


* Entre veado-campeiro, macaco, capivara, anta e peixes (dourado) por plantas

* Entre tucano, arara, tuiuiu, coalheiro por frutos

* Entre pica-pau, periquito e roedores por sementes

* Entre sapo e coruja-do-campo por insetos

* Entre gavião e sucuri por periquitos e pica-pau

* Entre sucuri, tuiuiu, jacaré e ema por sapos

* Entre Ema e coruja-do-campo roedores

* Entre onça e jacaré por anta ou por capivara


b) Quando ocupam o mesmo habitat e vivenciam nichos iguais ou semelhantes. (0,2 ponto)


c) Não (0,1 ponto). Pois não possuem nichos semelhantes (mesmos alimentos, mesmas tocas, mesmos territórias, etc). (0,3 ponto).


Questão 08- C, E, E, C, E (1,0 ponto)


Questão 09- Representar uma cadeia (1,0 ponto)


* Planta -> Veado-campeiro -> Macaco -> onça-pintada

* Planta -> Peixe (dourado) -> sucuri -> jacaré

* Frutos -> tuiuiu -> jacaré -> sucuri


e outras


Questão 10- Não há competição pois apesar do nicho semelhante, ocupam ambientes diferentes. (1,0 ponto).