Gabarito do Capítulo 03 - A TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA E MATÉRIA NUM ECOSSISTEMA- 6º ano do E.F.




CAPÍTULO 03 – A TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA E MATÉRIA NUM ECOSSISTEMA




Página 24- Trabalhe esta idéia
II- As plantas, através do processo fotossintético, fixam a energia solar convertendo-a em energia química na forma de produção de alimento e oxigênio:
Fotossíntese: gás carbônico + água + Luz à açúcar + gás oxigênio

O alimento e o oxigênio fluem para os outros trofos consumidores através das cadeias e teias alimentares.
III- Fotossíntese: gás carbônico + água + Luz à açúcar + gás oxigênio

Página 25:
a) A laranjeira, sendo um produtor, produz seu próprio alimento através da fotossíntese.
O sabiá, sendo um heterótrofo e consumidor primário, capta seu alimento a partir do consumo de frutos.

b) As frutas serão putrefadas e decompostas pelo trofo decompositor constituído por fungos e bactérias.

Página 27
V- Fruta do açaí -->Pacu-->Piranha --> Pirarucu


Página 28
VI-
a) Planta-->anta-->onça
Planta-->rato-->coruja do campo
Libélula-->sapo-->gambá
Planta-->rato-->cascavel-->coruja
planta-->insetos-->libélula-->sapo-->cascavel-->gavião
Planta-->rato-->gato do mato
b) Existem seres do mesmo ecossistema que pertencem a várias cadeias alimentares ao mesmo tempo e portanto esse conjunto de cadeias alimentares que interagem entre si formam uma TEIA ALIMENTAR.
INTEGRANDO O CONHECIMENTO – PÁGINA 32

Questão 01-
Capim --> Rato-->Cobra-->Coruja
Ou
Capim-->Besouro-->canários-->Gaviões

Questão 02
a) O tico-tico pode consumir fubá (derivado de planta) comportando-se como um consumidor primário ou comer as minhocas que são consumidoras primárias, o que torna o tico-tico consumidor secundário.
b) Fubá-->Tico-tico-->Gato
Questão 03
a) O fator, com a ausência dos produtores, é o gás oxigênio produzido por estes durante a fotossíntese.
b) O oxigênio é o gás comburente, ou seja, este é o responsável por realizar uma espécie de queima de açúcares e gorduras dentro de nossas células que permitirão a geração de energia. Quimicamente temos;

Açúcar ou gordura + gás oxigênioàgás carbônico + água
+ ENERGIA
c) Os seres fotossintetizantes são os grandes responsáveis pela produção de oxigênio durante o processo de fotossíntese:

Água + gás carbônico --> açúcar + gás oxigênio
(luz)

Questão 04

a) Alface --> Ser humano
b) Capim --> Boi --> Ser humano
Ou
Milho --> Galinha --> Ser humano
c) Alga -->pacu --> piranha --> Ser humano

Questão 05
a) Sim, pois ao consumir estes pratos, há ingredientes de origem vegetal (produtores)
Ex: Vatapá- amendoim e castanha de caju. O munguzá possiu milho branco e canela e o caruru possui alho, cebola e quiabo.


b) Nos três pratos em questão há exemplares de produtos de origem animal, ou seja, consumidores primários e/ou secundários. Assim o ser humano, ao consumir tais pratos age, pelo menos como consumidor secundário. O que faz a afirmação do estudante falsa.

Questão 06- A eliminação dos besouros aquáticos pela espécie invasora (peixes de criação) levaria ao aumento dos microcrustáceos. Consequentemente estes últimos consumiriam demasiadamente as algas, diminuindo rapidamente a população destes produtores. Tal fato pode representar um exemplo de desequilíbrio ecológico.

Questão 07- Não, pois todos os seres excretam e morrem e, portanto, serão decompostos por fungos e bactérias (trofo dos decompositores) que recicla a matéria orgânica, transformando-a em matéria mineral que é devolvida para o ambiente onde pode ser utilizada por autótrofos para a composição de novas formas de matéria orgânica.


Questão 08

Capim --> Rato --> cobra --> coruja
Decompositores
Capim -->Coelho --> Cobra --> Gavião

Questão 09
a) Planta --> coelho --> raposa
Ou
Planta --> coelho --> águia
Ou
Planta --> camundongo --> águia

b) Plantas --> insetos -->Perdiz --> Cobra
Ou
Planta --> camundongo --> cobra --> águia
Ou
Planta --> coelho --> cobra --> águia

c) Planta à inseto --> perdiz --> cobra --> águia.
Questão 10-
a) São autótrofos fotossintetizantes, portanto, os produtores; seres capazes de produzir seu próprio alimento e servir de base as cadeias e teias alimentares. Além disso são responsáveis pela produção de oxigênio útil a todos os seres aeróbicos (utilizam este gás para a geração de energia).
b) O gavião é um consumidor secundário ao consumir o camundongo e consumidor terciário ao consumir cobras ou lagartos. Neste caso o gavião, ao interligar as 3 cadeias alimentares funciona como referência na constituição da TEIA ALIMENTAR.

Gabarito Comentado – Capítulo 01 - 9º ano do E.F





Trabalhando as idéias do capítulo;


Questão 01.
1-c “Quanto maior a massa maior a quantidade de matéria e mais difícil é modificar a velocidade, sentido e direção”.
2-f Extensão = volume
3-a A impenetrabilidade ocorre pois um corpo ocupa um lugar no espaço definido e intransferível em um tempo tendendo a zero.
4-d Ao ser submetido a uma pressão ou força externa um corpo diminui o volume ou área ocupada no espaço.
5- e –Retorno ao volume original de um corpo sob determinada pressão e temperatura originais.
6-b- A matéria como definição, pode ser divida até o nível atômico. O átomo pode ser dividido em partículas subatômicos e energia.

Questão 02

a) 1m = 100 cm= 1,00x10^2 cm

b)1m3=1000L = 1,00x10^3 L

c) 1g= 1/1000= 1,00x10^-3 kg

Obs- ^ = lê-se elevado a


Questão 03-





Sólido- Tem forma e volume constantes
Líquido- Tem formas variáveis e volume constante
Gás- Tem forma e volume variáveis


Questão 04-


Ebulição- Trata-se de um processo induzido por uma fonte externa de calor que faz, potencialmente, toda a massa líquida virar vapor. Isso ocorre sob a forma de “bolhas” de vapor que se formam em toda a extensão do corpo líquido.

Evaporação- Trata-se de um processo espontâneo onde o líquido vira vapor usando o calor do ambiente. Neste caso só a superfície líquida apresenta o fenômeno de mudança de estado líquido –gás.


Questão 05-


a) Ebulição – ganha calor
b) Fusão – ganha calor
c) Solidificação – perde calor
d) Condensação- perde calor
e) Evaporação – ganha calor
Por princípio, a passagem de sólido para líquido e deste para gasoso envolve ganho de energia (calor). A passagem de gasosos para líquido e deste para sólido envolve perda de energia (calor).


Questão 06- A pressão dentro da panela é alta, submetendo a massa líquida (água) do alimento ou que o envolve a um maior ponto de ebulição;
Lembre-se, quanto maior a pressão sobre um sistema de substância pura, maior será o ponto de fusão e ebulição deste sistema

Assim, a água permanece líquida em altas temperaturas sem mudar de estado físico. Tal fato faz com que o alimento cozinhe mais rápido.


Questão 07- Quanto maior a altitude, MENOR é a pressão logo menor será o ponto de fusão e ebulição.
Ex: A nível do mar o PE da água é de 100 ºC. Em Brasília, a 800 metros no nível do mar, o PE da água é de cerca de 97,8 ºC


Questão 08-

Energia- Fenômeno na natureza capaz de realizar trabalho sobre um sistema. Como trabalho subentende-se a conseqüência que leva a mudança de situação de um sistema ou uma forma de transformação física ou química:
Ex: Mudança de estado físico – Trabalho térmico
Movimento – Trabalho mecânico
Enferrujamento- Trabalho químico
Corrente elétrica – trabalho eletromagnético
Etc.
Principio Universal: No universo, a energia e a matéria são constantes, ou seja, não podem ser destruídas, criadas, apenas transformadas.
Exemplos de tipos de energia:
· Energias mecânicas (Ex: energia potencial gravitacional, energia cinética, energia potencial elástica)
· Energias eletromagnéticas (Ex: luz, infravermelho=calor irradiado, ultravioleta, ondas de rádio, micro-ondas).
· Energia Química (Ex: eletrônica envolvida nas ligações químicas, vibração, rotação e translação das partículas).

a) Energia elétrica esta sendo transformada em energia luminosa, ultravioleta, infravermelho (calor irradiado)
b) Energia elétrica esta sendo transformada em energia mecânica cinética vista nas pás do ventilador e no movimento do ar (vento).
c) Energia química esta sendo transformada em energia térmica (calor), energia luminosa e energia ultravioleta.

Identificando as mudanças de Estado;


Questão 01.
a) Compressibilidade- Capacidade de mudar o volume (diminuir) sob a ação de uma força externa- ESTADO GASOSO
b)Volume definido e forma variável – ESTADO LÍQUIDO
c) Forma e volume definidos – ESTADO SÓLIDO
d)Forma e volume variável – ESTADO GASOSO
e) Movimentos mais estáveis e previsíveis – ESTADO SÓLIDO.

Questão 02-
a)
1. Fusão
2. Vaporização (ebulição, evaporação, calefação)
3. Condensação ou liquefação
4. Solidificação
b) Sólido para gasoso ou gasoso para sólido denomina-se sublimação.
c) Na fusão e na vaporização há ganho de energia (calor pelas substâncias).

Questão 03-
a) 1- Sólido, 3 líquido e 5 gasoso
b)2- Fusão – a passagem do sólido ao líquido em temperatura constante (ponto de fusão) em se tratando de uma substância química ou pura.
4- Ebulição – a passagem do estado líquido ao gasoso induzido por uma fonte de calor externa e que força ou induz a vaporização e com o sistema em temperatura constante (ponto de ebulição) em se tratando de uma substância química ou pura.

Pense um Pouco mais

Questão 01. Não, um exemplo são os gases incolores e partículas atômicas, moleculares e iônicas que são matéria (tem massa e ocupam lugar no espaço) mas em tamanhos diminutos.


Questão 02.
a) Massa – Quantidade de matéria
b)Volume- espaço ocupado por um corpo.
c) Átomo- Toda a matéria é formada de átomos (unidade fundamental da matéria).


Questão 03. Não, a partir do momento que se atinge a ebulição, a fonte de calor (chama) pode ser diminuída- economizando gás- o processo de ebulição durará mais tempo, mas o cozimento do alimento não será prejudicado pois o que cozinha o alimento é a água líquida quente.


Questão 04. O ambiente frio externo faz com que a superfície interna dos vidros esfrie. O vapor d’água do ar mais quente que está no interior entra em contato com esta superfície, condensando e, portanto, embaçando o vidro propriamente dito.
Questão 05. O vapor d’água que sai de nossos pulmões sai junto com um ar relativamente quente. Ao entrar em contato com a superfície do espelho, mais fria, ocorre a condensação desta água, embaçando o espelho.

Questão 06.
· Lanterna- Energia elétrica é convertida em energia luminosa, calorífera de condução, infravermelho e ultra-violeta.
· Vela - Energia química é convertida em energia luminosa e energia térmica (calorífera de condução e infravermelho).

Questão 07.

Resposta 1: Não, pois se o gelo for de água pura então na mudança de estado a temperatura permaneceria constante.

Resposta 2- Sim, pois se o gelo for de água + soluto (mistura) espera-se que na mudança de estado a temperatura se modifique ao longo do processo.

Questão 08. 1400 m de altitude --> pressão atmosférica é menor que a nível do mar --> Menor ponto de fusão e o menor ponto de ebulição em relação aos verificados em menor altitude (maior pressão).
a) De acordo com a análise a água ferve abaixo de 100 ºC.

Gabarito Capítulo 05 - Biodiversidade e Classificação- 7º ano do E.F


Gabarito Capítulo 05 - Biodiversidade e Classificação- 7º ano do E.F
Livro - Ciências (Os Seres Vivos) -
Autores: Carlos Barros e Wilson Paulino









Página 47 – Trabalhe esta idéia

Água – Arraia, Golfinho, Tubarão
Terra- Urso, anta, cobra

Página 48- Trabalhe esta idéia

Ovis aries
Equus caballus
· São denominações científicas de espécies.
· A nomenclatura é binomial (dois nomes- Gênero + epítopo)
· Gênero sempre começa com letra maiscúla
· Epítopo começa com letra minúscula.
· A denominação científica é expressa segundo uma língua morta (ex: grego clássico e latim).
· Os nomes devem ser destacados em um texto – Itálico ou grifado ou entre aspas.

Página 50 – Trabalhe esta idéia

Todos os mamíferos são portadores de glândulas mamárias para a produção de leite aos seus filhotes.



INTEGRANDO O CONHECIMENTO ( página 54 e 55)

Questão 01- São animais que podem cruzar mas não geram uma descendência fértil, ou seja, filhotes capazes de, no futuro, gerar filhos. Tal fato ocorre pela semelhança genética mas uma compatibilidade gênica parcial.

Questão 02- Homo Sapiens está errado pois o Sapiens está escrito com letra maiúscula- epítepo é escrito com letra minúscula.
O correto é Homo sapiens.
Além disso caesalpinia echinata possui dois erros: 1. Caesalpinia é o gênero e portanto começa com letra maiúscula. 2. O nome científico deve ser destacado do texto (itálico, negrito ou entre aspas.
O correto é Caesalpinia echinata

Questão 03- O nome científico (nomenclatura binomial) confere universalidade a denominação de uma espécie e trata-se de um nome imutável pois é baseado em uma língua morta.



Questão 04- A Rhizophora racemosa e a Rhizophora mangle são as plantas com o parentesco mais próximo pois pertencem ao mesmo gênero, portanto, ao mesmo Reino, Filo, Classe, Ordem e família.
CUIDADO!!! O termo “racemosa” é o epítepo e não tem significado algum se não na presença do gênero como palavra anterior para denominar a espécie.

Questão 05
X- Gênero
Y- Ordem
Z- Filo

Questão 06- Ambos são multicelulares, heterótrofos sem parede celular (REINO – ANIMALIA). Ambos possuem coluna vertebral e esqueleto interno (FILO: CHORDATA). Ambos são cobertos de pêlos e possuem glândulas mamárias para a produção de leite aos seus filhotes (Classe: Mammalia).


Questão 07- Ambos são pluricelulares, autótrofos com tecidos complexos (REINO: PLANTAE); ambos possuem vasos para a condução de seiva (Divisão: Tracheophyta); ambas possuem sementes divididas em duas partes e com dois cotilédonos (Classe: Dicotyledoneae); ambas possuem sementes ricas em carboidratos e proteínas (Ordem: Leguminosae) e, segundo o texto, ambas pertencem à mesma Família: Papilionaceae.

Questão 08



a)
1- Reino Monera; 2- Reino Protista; 3- Reino Plantae; 4- Reino Fungi; 5- Reino Animalliae
b) Semelhança- São unicelulares
Diferença- Monera é procarioto (sem núcleo e com simplicidade citoplasmática). Protista é eucarioto (com núcleo e com complexidade citoplasmática e de organóides)
c) Semelhança – São pluricelulares compostos de tecidos verdadeiros (ou complexos).
Diferenças- Plantae é autótrofo e com parede celular. Animalliae é heterótrofo e sem parede celular.

Gabarito do Capítulo 02 - Ecologia e biodiversidade- 6º ano do E.F.



Capítulo 02






Trabalhe estas idéias- página 15.

a) Ecossistema compreende uma região com seres vivos que interagem entre si (comunidade) e com o meio abiótico (águas, relevo, solo, ar, etc). Um ecossistema possui clima e “capa” vegetal definida.
b) Bio= vida. E biologia = estudo ou leis da vida.


Trabalhe estas idéias- página 18


a) Espécies competidoras ocorrem quando estão no mesmo habitat e nichos semelhantes. Nos exemplos temos o tico-tico e o tié-sangue:
· Nichos semelhantes: nutrem-se de frutas, pequenos grãos, larvas e insetos diversos.
· Habitat comum: mata atlântica.

b) Espécies competidoras ocorrem quando estão no mesmo habitat e nichos semelhantes.
Lembrete: Habitat- onde uma espécie vive naturalmente
Nicho- todas as ações de um ser vivo que interferem na vida de outro ser vivo ou do meio abiótico (Ex: nutrição, reprodução, territorialização, etc).

INTEGRADO O CONHECIMENTO – Pág. 21 e 22

01)
a) Abióticos- componentes não vivos:
Ex: grau de luminosidade da água, temperatura da água, oxigenação da água.

b) Em ecossistema é o conjunto de seres vivos (comunidade) associado ao meio abiótico. O estudo de um ecossistema leva em consideração a relação entre os seres vivos e destes com o meio abiótico.

02)g a) População- conjunto de seres vivos da mesma espécie que vivem no mesmo local e ao mesmo tempo. Do exemplo temos 6 espécies logo, 6 populações e 1 comunidade (conjunto de seres vivos de um ecossistema).
b) Um campo possui seres vivos que interagem entre si (comunidade) e com o meio abiótico. Vivem em uma região com vegetação e clima definidos o que configura um ecossistema.

03)


04)
a) A afirmação esta correta já que vivem as 4 aranhas na mata e possuem hábitos alimentares e de “toca” distintos em algum ponto de análise.
b) A afirmação esta correta já que constroem teias no mesmo lugar e se alimentam do inseto “X”.
c) A afirmação esta correta já que a aranha 2 tem alta diversidade alimentar e consome insetos consumidos pelas aranhas 01, 03 e 04.
d) A afirmação esta incorreta pois as espécies 01 e 04 de aranhas não tem nenhum nicho comum, portanto não há competição. Consequentemente a extinção de uma não beneficia a outra.

Questão 05
- Nichos semelhantes- alimentam-se de insetos e frutos. Ambos vivem na Mata Atlântica.
- Nichos diferentes- a cuíca tem hábito noturno. Os mono-carvoeiros têm hábito diurno. O primeiro vive nas tocas no chão e o segundo vivem nas copas das árvores. O primeiro vive isoladamente e o segundo em bandos de 6 a 12 indivíduos.
Questão 06
a) Há muito alimento o que diminui a competitividade além do que cada espécie tem um alimento preferido diferente da outra espécie o que diminui a competição.
b) Esta quarta espécie deverá consumir preferecialmente folhas que são menos consumidas pelas outras espécies o que diminuiria a potencial competição por alimentos.

Questão 07- Há um erro: em vez do uso da palavra população (conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo local e ao mesmo tempo), deveria usar a palavra comunidade que representa o conjunto de populações de um ecossistema, portanto a porção biótico que interage entre si e com os fatores não vivos (abióticos).

Gabarito do Capítulo 03 e 04 -Tipos celulares e Níveis de Organização - 7º ano do E.F.


Gabarito do Capítulo 03 e 04 -Tipos celulares e Níveis de Organização - 7º ano do E.F.



Capítulo 03– Trabalhe estas idéias- página 33

III)
a) Célula de bactéria = célula procariótica
· Não possui núcleo
· Célula pequena
· Simples com poucos tipos de organóides: parede celular de peptídeo glicana; membrana plasmática, ribossomos, hialoplasma, material genético.
· Célula primitiva.

Célula animal = um tipo de célula eucariótica

· Possui núcleo
· Célula maior
· Célula mais complexa com vários tipos de organóides citoplasmáticos: mitocôndria, complexo golgiense, retículo endomplasmático, centríolos.
· Não possui parede celular
· Célula mais evoluídas

Célula vegetal = Tipo de célula eucariótica.
· Possui núcleo, complexa e evoluída.
· Parede celular de celulose
· Cloroplasto
· Vacúolo hídrico.

b) Parede celular de celulose, vacúolo hídrico e cloroplastos são exclusivos de células vegetais.

c) Assemelham-se a células bacterianas (procarióticas); simples e primitivas.




Capítulo 04


Trabalhe esta idéia – Página 39


II) Não, pois suas estruturas e comportamentos estão adaptados ao ambiente desértico e ártico respectivamente.

Trabalhe esta idéia – Página 40


III) Sim, pois a pelagem funciona como um isolante térmico e a cor (branca) como uma camuflagem para se esconder de potenciais predadores.

Trabalhe esta idéia – Página 42

IV) Todos são produtos de uma reprodução sexuada onde dois seres de sexo oposto geram um terceiro(s) distintos geneticamente do pai e da mãe já que se trata de uma combinação genética de ambos.

Integrante o Conhecimento – página 44


01)Os indivíduos ao longo das gerações foram sendo selecionados para possuir melhores características, comportamentos e particularidades que os fazem sobreviver melhor ao ambiente.

02)
a) São evidências deixadas pelos seres vivos antepassados que demonstram sua passagem pelos ambientes terrestres.
Ex: Pegadas, pedaços de corpos ou ossos petrificados, ovos, folhas, galhos e até seres inteiros que foram congelados-por exemplo mamutes- ou totalmente fossilizados na forma de estruturas minerais.
b) Os fósseis representam a principal prova e evidência da mudança dos seres vivos ao longo do processo de evolução que aperfeiçoa e faz surgir novas espécies.

03)Por seleção natural os mais escuros serão melhor adaptados a este ambiente poluído e igualmente escuro. Conseqüentemente esta característica beneficia os caracóis mais escuros que reproduzem mais (pois sobrevivem em melhor que os expostos caracóis claros) assim, geração a geração a população vai ficando cada vez mais escura.

04)
a) A explicação II, pois neste caso, manter um olho funcional em um ambiente escuro demanda muita energia. Assim, aqueles que nasceram com menor capacidade visual e maior capacidade para olfato e outros sentidos serão melhores adaptados e sobreviverão mais eficientemente. Consequentemente estes passarão suas melhores características a geração futura. Ao longo das gerações, os peixes em questão tenderão a ser cegos porem com alta capacidade em outros sentidos.

b) Em um ambiente iluminado, os peixes cegos não estariam adaptados sendo fáceis alvos a predadores e fatores vitais que exigem a visão.

05)Em uma geração, os seres são diferentes entre si por serem derivados de reprodução sexuada. Assim, há, naturalmente, seres mais resistentes ao inseticida (característica geneticamente pré-determinada). Estes, mais bem adaptados, reproduzirão mais e gerarão mais descendência com a característica da resistência aos inseticidas. Ao longo das gerações, mais e mais indivíduos serão naturalmente resistentes até que toda a população o seja inutilizando o uso do inseticida como controle de pragas.


06)Não concordo com a afirmação do texto. As bactérias geradas por reprodução sexuada serão diferentes entre si. Há naturalmente, bactérias mais resistentes ao antibiótico, portanto, melhor adaptadas. Estas passarão tal característica as próximas gerações tornando a população, geração após geração, mais resistente ao antibiótico (seleção natural). Lembrem-se, caracteres, mesmo se adquiridos ao longo da vida não são repassados a próxima geração por não serem pré-determinados geneticamente (com exceção das mutações).

07)A reprodução sexuada ocorre quando seres de gênero diferentes geram terceiro(s) indivíduo(s) diferentes do resto da população como produto de uma combinação genética dos pais. A mutação é uma mudança genética que ocorre ao longo da vida de um indivíduo e que pode, em raros casos, determinar uma nova característica. Se esta beneficiar o indivíduo no ambiente, servirá como fator de diferenciação e seleção natural positiva.

08)Em populações derivadas de reprodução sexuada já que nesta geras-se seres diferentes permitindo a seleção dos mais bem adaptados que reproduzirão mais, fixarão suas características ao longo das gerações.

Estudo dirigido para o 6º ano do E.F: Preparação a prova do 1º período de 2009

Estudo dirigido para o 6º ano do E.F: Preparação a prova do 1º período de 2009


Com base na figura abaixo e conceitos correlatos, responda as questões de 01 a 05


Questão 01- Dos níveis vistos acima defina:
(a) Organismo
(b) População
(c)Comunidade
(d)Ecossistema
(e) Bioma
(f) Biosfera

Questão 02- Pode-se dizer que população e espécies são sinônimos? Justifique sua resposta com base em conceitos da biologia.

Questão 03- Todo o planeta Terra pode ser considerado um sinônimo de biosfera? Justifique sua resposta com base no conceito de biosfera.

Questão 04- Qual (is) o(s) nível(is) de organização que melhor definem as figuras abaixo? Justifique sua resposta com base nos conceitos do assunto e elementos da figura. (clique nas imagens para ampliá-las se, assim, o desejar).









Questão 05- Biomas são um conjunto de ecossistemas situados em latitudes semelhantes no planeta Terra. Pesquise um conjunto de ecossistemas na Terra que juntos constituem um tipo de Bioma.
Questão 06- Defina ecossistema como nível de organização. Quais são os fatores bióticos e abióticos que definem um ecossistema/bioma?
Questão 07- Ao caminhar no parque da cidade em Brasília, um astuto aluno do 6º ano do Sigma observou 05 crianças brincando sobre um belo gramado. Junto dois cachorros participavam da brincadeira farejando uma fileira com 50 formigas em pleno trabalho. Uma das crianças segurava uma gaiola com 04 periquitos australianos que realizavam peripécias nos poleiros. Mais um feliz dia no parque! Sobre a cena responda;
(a) Quantos organismos são observados?
(b) Quantas populações existem?
(c) Quantas comunidades existem neste ambiente?
Questão 08- Quais são os fatores que determinam a possibilidade de competição entre seres vivos?
Questão 09- Defina nicho e habitat de uma população. Podemos afirmar que o zoológico, mesmo reproduzindo perfeitamente o ambiente do animal, é o habitat de elefantes e girafas? Justifique sua resposta a última questão.

Gabarito do Capítulo 04 - Níveis de organização - 8º ano do E.F.


CAPÍTULO 04 – Página 37 e 38 –



Integrando o conhecimento
(Livro - Ciências - O corpo humano- Carlos Barros e Wilson Paulino)


01)

A- Tecido
B- Órgão
C- Sistema

02)
a) Órgão
b) Célula
c) Tecidos
d) Órgão
e) Célula
f) Sistema

03) Há outras funções ao tecido epitelial:
· Do exemplo: revestimento. Ex: tecido epitelial da pele e de revestimento interno e externo de órgãos
· Absorção- Ex: tecido epitelial interno ao intestino delgado.
· Secreção/excreção- Ex: tecido epitelial de glândulas.
· Transporte de partículas extra teciduais- Ex: tecido epitelial ciliado da traquéia e interior da tuba uterina.

04) A pele é um órgão formado pelos 4 tecidos existentes nos animais: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido nervoso e tecido muscular.



05)
a) Evitar expor-se ao sol entre 10:00h e 16:00h. Estabelecer-se nas sombras e usar chapéu, óculos escuros, roupas claras e “frescas” e principalmente usar o protetor solar (ideais com FPS=30) e hidratar-se constantemente com bebidas NÃO ALCÓOLICAS.
b) Pois a resposta do organismo a maior exposição solar é uma maior produção de melanina. Desta forma a pele será menos agredida pelos efeitos da radiação.


06) A queratina funciona como um fator de impermeabilização para evitar a perda de água e como uma barreira física para evitar a entrada de corpos estranhos.



07) Tecido epitelial- células quadráticas no formato pavimentoso, prismático ou cúbico. Extremamente justapostas e sem material intercelular.
Tecido conjuntivo- células esféricas com grandes espaços inter celulares e com material composto por colágeno, fibrina e elastina como principais fibras do material inter celular propriamente dito.

08) O tecido cartilagíneo promove sustentação parcial que permite o movimento (por se tratar um tecido maleável); dá forma a alguns órgãos (ex: nariz e pavilhão auditivo) e diminui o impacto entre órgãos e peças ósseas diminuindo o desgaste.


09) O tecido adiposo irá diminuir pois o organismo buscará a energia no gasto da gordura acumulada neste tecido.

10) Trata-se de um tecido em forma de uma matriz com formas estruturais definidas e constituição inter-celular na forma de sais de cálcio que conferem rigidez, resistência e dureza a este tipo de tecido de sustentação.



11) O tecido conjuntivo ósseo, com sua matriz, é a grande reserva de cálcio no organismo.


12) Os leucócitos são a denominação genérica das células de defesa (glóbulos brancos). Sem estas, o animal em questão sofreria uma “imunodeficiêcia” e estaria suscetível ao ataque e dano antigênico (bactérias, vírus, protozoários e parasitas em geral) que causariam as chamadas “doenças oportunistas”.


13) A) Glóbulos vermelhos sanguíneos ou hemácias ou eritrócitos.
b) Hemoglobina é a proteína interna às hemácias responsável pelo transporte de gases.

14) X= plaquetas
Y= Leucócitos



15)
a)I- Tecido muscular liso ou não estriado.
II- Tecido muscular estriado esquelético
III-Tecido muscular estriado cardíaco (miocárdio)
b) I- Visceras (sistema digestório, rins, pulmão e vasos sanguíneos)
II- Músculos ligados aos ossos responsáveis pelo movimento.
III- Coração.


16)
a) Neurônio
b) Dendritos, axônio e corpo celular respectivamente.
c) Tecido nervoso importante para receber e interpretar estímulos do ambiente ou internos ao organismo e adaptar o organismo a mudanças e necessidades.

Ciclo Retroviral do HIV: um vídeo explicativo




Caros alunos;

Um pequeno vídeo que expressa o ciclo dos retrovírus HIV, causadores da síndrome da imunodeficiência humana (SIDA ou AIDS).
Bons estudos

Prof. A.

Biomas Brasileiros: aula para o 6º ando do E.F.



Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).



1) Clique no link (figura) abaixo;




2) Siga as instruções vistas no tutorial clicando no link abaixo;



http://biosigma.blogspot.com/2008/06/tutorial-para-realizar-download-no.html

Estudo dirigido para o 9º ano do E.F.: Grandezas e medidas



Caros alunos;
Segue um pequeno estudo dirigido preparatório ao seu teste do 1º período de 2009. Este estudo será aplicado em sala de aula. Breve, volte a esta postagem para encontrar os gabaritos.
Abraços
Prof. Augusto César


Estudo dirigido para o 9º ano do E.F.


Questão 01- Escreva em forma de notação científica:

a) 17,4.10-3 =
b) 0,0000045 =
c) 12587,36 =
d) 125,36.105 =
e) 1285400000000 =
f) 0,00000000254 =
g) 123,54.10-34 =

Questão 02- A distância da Terra ao sol é de 149.597.870 km. Quantos metros existe entre a Terra e o sol? Dê sua resposta em notação científica. Não esqueça de registrar a unidade na resposta.

Questão 03- Um feto com 8 semanas pode ter um ritmo cardíaco de até 185 batimentos por minuto. Quantos batimentos por hora ocorrem em um feto? E em um mês de 30 dias considerando o ritmo cardíaco constante? Dê sua resposta em notação científica. Não esqueça de registrar a unidade na resposta.

Questão 04- Existem cerca de 1340 milhões de Km3 de água nos oceanos. Quantos litros há nos oceanos terrestres? Dê sua resposta em notação científica. Não esqueça de registrar a unidade na resposta.

Questão 05- Há cerca de 1400 milhões de Km3 de água total no planeta. Considerando que a água salgada esta nos oceanos, qual é o volume de água doce em m3 existente na Terra. Qual é a porcentagem de água doce no nosso planeta? Dê sua resposta em notação científica. Não esqueça de registrar a unidade na resposta.

Questão 06- Nas fossas marianas a pressão é 1100 vezes maior que a nível do mar. Quanto é esta pressão em mmHg? Dê sua resposta em notação científica. Não esqueça de registrar a unidade na resposta.

Questão 07- Considerando que a nível do mar a temperatura é de 25ºC e que a cada 100 m de subida a temperatura cai 0,5 ºC; qual será a temperatura externa a um avião a 33000 pés (a cada 3 pés corresponde a cerca de 1m). Dê sua resposta em notação científica. Não esqueça de registrar a unidade na resposta.

Questão 08- É considerada matéria (só há uma resposta) por que os outros itens por você não marcados, não são considerados matéria)?
( ) o luar ( ) a música ( ) o ar ( )o brilho do sol ( ) a sombra de uma pessoa

Questão 09– Classifique os sistema abaixo como matéria (M), corpo (C) ou objeto (O);

a) Areia
b) Ouro
c) Planeta Terra
d) Fechadura
e) Água
f) Oceano
g) Pão
h) Notebook
i) Papel
j) Vestido
k) Granito
l) Chapa de granito
m) Escultura feita de granito.