Temas para o 7º ano do E.F: semana do meio ambiente


* a fauna urbana e suas implicações ( excesso de pessoas - principalmente, e as alterações que a cidade sofre para comportar tantas pessoas): fotos, desenhos, painéis;
* vida urbana X vida rural: vantagens e desvantagens de viver nos dois lugares;
* o consumo e a dependência de energia elétrica (comparação de contas de luz e consumo de energia em diferentes épocas do ano); listar os principais danos causados ao ambiente pela construção e operação de usinas hidrelétricas;
* farmácias, postos de saúde e hospitais como indicadores da qualidade do ar (visitar estes locais e fazer uma pesquisa sobre as principais doenças que ocorrem na cidade): relacionar essas doenças a problemas ambientais, se for o caso;
* bioindicadores da qualidade do ar (liquens): tirar fotos de liquens em diferentes locais e relacionar o tamanho dos liquens à qualidade do ar; explicar por que os liquens podem ser usados como indicadores da qualidade do ar;
* verificação da qualidade do ar utilizando lâminas de laboratório expostas em diferentes ambientes (dentro da sala de aula, no pátio da escola, em uma rua onde passam muitos carros ...;
* experimento sobre cigarro: montar um fumômetro para mostrar a degradação da qualidade do ar e da saúde;
* medir a poluição atmosférica causada pelos automóveis (fazer cálculos e apresentar os resultados na forma de tabelas ou gráficos sobre o consumo de combustíveis e liberação de monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e enxofre; relacionar com chuva ácida;
* comparar a poluição causada por diferentes combustíveis: amarrar uma gase no cano de escapamento de um carro movido a álcool, gasolina e diesel; apresentar as gases e explicar o resultado; relacionar a emissão desses resíduos com a saúde das pessoas (problemas no sistema respiratório, por exemplo);
* apresentar um mapa (feito pelos alunos) mostrando de onde vem a água que abastece a nossa cidade e informar se essas áreas são protegidas;
* examinar a qualidade da água: amarrar um pano branco em uma torneira e deixar durante uma semana. Observar a cor que o pano ficou; relacionar o resultado ao tratamento que a água recebe a nossa cidade;
* pequenos pingos, grandes gastos: deixar uma torneira pingando dentro de um recipiente durante uma hora e depois medir a quantidade de água; fazer cálculos do desperdício de água em um dia, uma semana, um mês, ...; apresentar um mapa, tabela, gráfico sobre a disponibilidade de água doce no planeta;
* exposição sobre a água: onde encontramos água em nossa dia-a-dia (alimentos, água potável, bebidas, perfume, remédios, água da chuva, ...);
* escrever uma carta para as gerações futuras contando como é o nosso planeta hoje e quais são as perspectivas para o futuro;
* exposição de plantas medicinais do cerrado;
* vegetação X erosão: experimento de despejar água, ao mesmo tempo, em uma bandeja com vegetação e em outra bandeja só com terra;
* quantas árvores são necessárias para produzir X livros: pesar os livros de um determinado número de alunos e fazer os cálculos; mostrar os cálculos associando a áreas de desmatamento e a necessidade da reciclagem de papel;
* montar um stand mostrando como se recicla papel; deixar alguns objetos feitos com papel reciclado;
* visitar indústrias limpas (ex.: empresas que fazem coleta seletiva, conservação de energia, racionamento de combustíveis fósseis e de água; reuso da água, compostagem, reaproveitamento de resíduos, ...;
* painéis com os países que mais poluem no mundo: fotos, tabelas, acordos para a redução da emissão de poluentes, ...;
* mostrar atitudes ambientalmente corretas: áreas de replantio, folders que pedem para não jogar papel na rua; coleta seletiva em prédios, manuais de carros com orientações sobre questões ambientais, ...

Propriedades do ar/ dos gases: aula para o 6º ano do E.F.



Uma bexiga cheia de ar tem mais massa que um bexiga vazia. Por quê?
Porque tem mais ar. O ar tem massa e ocupa espaço. Mas, no caso da bexiga, a diferença de massa é bem pequena e só pode ser medida em balanças bem sensíveis.
A diferença de massa é pequena, porque a densidade do ar é relativamente pequena - muito menor, por exemplo, que a dencidade da água.
Agora considere esta situação: você sente um cheiro gostoso de bolo ou outra comida vindo da cozinha. Na realidade, você está sentindo o efeito de gases que sairam do alimento e que estimularam certas partes do seu nariz. Isso acontece devido a uma propriedade do ar e de todos os gases: eles tendem a se espalhar, preenchendo todo o espaço disponível. Por isso, os gases que se desprendem do alimento se espalham pela casa.
Compare os gases com os líquidos: quando você despeja um pouco de água numa garrafa, sem enchê-la, a água se deposita no fundo. Ela não ocupa o volume todo da garrafa. Mas, por outro lado, qualquer que seja a quantidade de ar dentro de uma garrafa, ele estará ocupando todo o espaço da garrafa. O ar, e os gases em geral, ocupam todo o volume do recipiente onde estão. É a propriedade da expansibilidade.
Quando sopramos uma bexiga de aniversário, enchendo-a bem, constatamos que a parede do balão fica bem esticada. Isso acontece devido a outra propriedade do ar e dos gases: eles exercem pressão contra a parede do recipiente que ocupam.
A pressão exercida pelo ar na superfície da Terra chama-se pressão atmosférica. Recebe esse nome porque a atmosfera é a camada de ar que envolve o planeta.

Pressão atmosférica e a altitude:
O matemático francês Blaise Pascal (1623-1662) levou um barômetro para o alto de uma montanha. Após muitas observações, medições e anotações, ele verificou que a pressão do ar diminui com a altura. O ar vai ficando rarefeito (diminui a quantidade de moléculas nele presente), gradativamente, conforme aumenta a altitude.
A partir desse e de outros experimentos, os ciêntistas concluíram que a maioria dos gases está comprimida na parte mais próxima da superfície da Terra e que o ar fica rarefeito conforme a altitude aumenta, até um ponto em que não existe mais ar - esse é o limite da atmosfera de nosso planeta. Os avanços da ciência e da tecnologia têm possibilitado mais conhecimentos sobre a atmosfera.
O nivel do mar é utilizado como referencial quando se deseja calcular a pressão atmosférica.
Quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar, e assim, menor é a pressão que ele exerce sobre nós.
Compressibilidade e elasticidade
Observe o que acontece nas etapas do experimento abaixo:
Ao tampar a ponta da seringa e empurrar o êmbulo, o ar que existe dentro da seringa fica comprimido, passando a ocupar menos espaço. Isso ocorre em razão de uma propriedade do ar denominada compressibilidade.
Quando o êmbolo é solto e a força que comprime o ar é cessada, o ar volta a ocuparseu volume inicial. Isso ocorre em razão de uma propriedade do ar chamada elasticidade.



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Provável Gabarito da Prova Bimestral - 3º período de 2008




Provável Gabarito da Prova Bimestral - 3º período de 2008




Questão 01- C E C E C


Questão 02- “E”


Questão 03-
a) Proteínas, (aminoácidos, peptídeos, monômeros e/ou dímeros protéicos), 05, estômago.
b) (lipídeos ou triglicerídeos ou triacilglicerol), 09, intestino delgado
c) Amilase salivar, (maltose e glicose).

Questão 04- Sem ou com poucas fibras, não há uma absorção de água e aumento do bo lo fecal. Tal fato prejudica o processo excretório por retenção de fezes no intestino grosso (constipação intestinal).


Questão 05- Sequência: 10, 6, 7, 9, 1, 8, 2, 3, 5, 4


Questão 06
a) 1. Traqueia
2. Brônquios
3. Bronquiolos
4. Pulmão esquerdo

b)Hematose
c) Presença de ar rico em oxigênio e pobre em CO2 conferindo diferenças de concentração para que o oxigênio saia do alvéolo para o sangue e o CO2 saia do sangue para o alvéolo.

Questão 7-


a) Esquerdo- direito
b)04 – Artéria aorta
c) 05 – Veia pulmonar
d) 07 – 08
e) 09-06


Questão 8-
a) AB
b) AB
c) Só poderia ser AB já que os outros tipos sanguineos produziriam aglutininas Anti A e/ou anti B contra os aglutinogênios do sangue recebido.


Questão 09- A mistura de sangue oxigenado e sangue carbonado prejudicando os processos de hematose.


Questão 10-
a) ADH- Hormônio antidiurético
b) Hipófise
c) A deficiência de ADH diminui a reabsorção de água aumentando o volume da urina e diminuindo a concentração desta excreta.

Filo Arthropoda: aula para o 7º ano do E.F.


Muitas vezes, não percebemos a presença daqueles animais com corpos de formas estranhas e cores variadas, que vivem ao nosso redor, voam sobre nossas cabeças ou aqueles que se locomovem próximo dos nossos pés. A maioria desses seres é formada por animais artrópodes.
Esse grupo inclui animais como aranha, mosca, siri, lacraia, piolho-de-cobra, camarão, escorpião, abelha, entre inúmeros outros. O grupo dos artrópodes é tão bem adaptado aos diferentes ambientes que, atualmente, representa mais de 70% das espécies animais conhecidas.



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Sistema Nervoso: aula para o 8º ano do E.F.


O sistemas nervoso humano é o mais complexo entre os animais. Sua função básica é de receber informações sobre as variações externas e internas e produzir respostas a essas variações através dos músculos e glândulas. Desta forma ele contribui, juntamente com o sistema endócrino, para a homeostase do organismo. Além do mais, o sistemas nervoso humano possui as chamadas funções superiores que inclui: a memória, que corresponde à capacidade de armazenar informações e depois resgatá-las, o aprendizado, o intelecto, o pensamento e a personalidade.
As mensagens nervosas podem ser grosseiramente comparadas com correntes elétricas que caminham por células especiais: os
neurônios. Essas mensagens são os impulsos nervosos. Os neurônios contam com duas propriedades fundamentais para as funções que exercem:
a excitabilidade (capacidade de reagir aos estímulos)
e a condutibilidade (uma vez alterados pelos estímulos, os neurônios transmitem essa alteração por toda sua extensão, em grande velocidade). O tempo decorrido entre um estímulo e a resposta que ele promove é sempre muito pequeno.


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Filo Annelida: aula para o 7º ano do E.F.


Os anelídeos são invertebrados de corpo dividido em anéis alongado, são encontrados em ambientes terrestre, marinhos e dulcícola.
Os seus anéis também são chamados de segmentos ou metâmeros (do grego meta,sucessão; metros, parte). Nos anelídeos a metameria = isto é, a divisão do corpo em metâmeros = apresenta - se tanto externa como internamente, uma vez que cada anel abriga diversos órgãos individualizados, como nervos, estruturas musculares e unidades excretoras.
As minhocas, as sanguessugas e as nereidas são exemplos de anelídeos.
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Gabarito da prova de ciências 6º ano A – 3º período de 2008

Gabarito da Prova Bimestral – 3º bimestre- 2008


Q1- C C E C C

Q2- C C C C E

Q3-


I-Fusão
II- Vaporização (evaporação)
III-Condensação ou liquefação
IV- Solidificação

Q4- Ao cair e tocar no chão, a pressão exercida sobre um ponto do líquido estendeu-se a todos os pontos do líquido por dentro da garrafa com a mesma intensidade de pressão. A soma de todas as pressões internas fez a garrafa estourar.


Q5- C E C C E

Q6- O fator envolvido é a PRESSÃO. Quanto maior a profundidade na massa líquida, maior será a pressão exercida sobre os corpos. Os peixes citados não possuem estrutura corpórea para agüentar as altas pressões das regiões abissais, sendo, portanto, “esmagados”.


Q7- D

Q8- C


Q9- Na tampa, o vapor sofre condensação formando gotículas que se atraem e aglomeram-se formando gotas maiores.

Q10- Sim, pois em regiões florestais, boa parte do vapor de água é formada a partir da TRANSPIRAÇÃO VEGETAL.

Atmosfera Terrestre: aula para o 6º ano do E.F.


Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por inúmeros gases que ficam retidos por causa da força da gravidade e do campo magnético que envolve a Terra.No início da formação do planeta Terra a atmosfera era composta basicamente por gases (Metano, amônia, nitrito, vapor de água e dióxido de carbono) resultantes das constantes erupções e colisões na superfície inóspita da terra primitiva, além dos que eram expelidos por rachaduras na crosta terrestre. Então, em uma segunda fase, surgem os primeiros organismos vivos que realizam fotossíntese (processo bioquímico que transforma dióxido de carbono em oxigênio com o auxílio da luz solar, realizado pelos vegetais e algumas algas), absorvendo o gás carbônico da atmosfera e transformando-o em oxigênio. Com isso acontece uma das maiores transformações causadas no planeta por algum organismo vivo: a atmosfera torna-se saturada de oxigênio. Ironicamente, os primeiros organismos a realizar a fotossíntese eram anaeróbios (organismo que vivem sem oxigênio e morrem na presença dele), e são extintos. Alguns organismos, entretanto, continuam evoluindo e se adaptam a nova atmosfera cheia de oxigênio. Atualmente, o nitrogênio e o oxigênio juntos, somam cerca de 99% dos gases que compõem a atmosfera terrestre. O oxigênio é consumido pelo seres vivos através do processo de respiração e transformado em dióxido de carbono e vapor de água que serão depois reabsorvidos pelos organismos. O dióxido de carbono será consumido no processo de fotossíntese, e o vapor de água, responsável, por redistribuir a energia na terra através da troca de energia de calor latente, produzir o efeito estufa e causar as chuvas, será novamente consumido pelos organismos vivos na sua forma líquida.



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Gabarito da prova de ciências 7º ano A – 3º período de 2008

Provável Gabarito da Prova Bimestral – 3º bimestre- 2008

Q1- E C E E E

Q2-
a)Algas pluricelulares
b)Diferem pela cor predominante ou tipo de pigmentos existentes no Talo.
c) Devem ser autótrofos, pluricelulares com células possuidoras de parede celular de celulose.


Q3- O anel retirado cortou o fluxo dos vasos externos (floema ou liberianos) acumulando a seiva elaborada na parte superior do anel. Portanto não chegou seiva nutritiva nas raízes, levando ao apodrecimento e morte da planta.


Q4- “A”


Q5-
a) 04
b) 01
c) 01
d) 04
e) Protalo


Questão 06- Nos musgos a fase duradoura são os gametófitos e a fase temporária, os esporófitos. Nas samambaias (pteridófitas) a fase duradoura são os esporófitos e a temporária são os gametófitos.


Q7- “C”


Q8- “E”


Q9- A polinização promoverá a fecundação dupla que dará origem ao embrião e a semente típica das angiospermas citadas no texto.


Q10- C E C C E

Sistema digestório, respiratório, circulatório e excretório: Estudo dirigido para o 8º ano do E.F.



Estudo digido para o 8º ano do E.M.


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Bons estudos

Estudo dirigido 7º ano do E.F.

Botânica: Estudo dirigido 7º ano do E.F.
(3º período de 2008)






Questão 01- Sobre as algas, responda;

a) Em que Reinos podem ser enquadradas as algas. Cite exemplos de algas em cada Reino.


b) O que é maré vermelha? Como esta pode apresentar-se prejudicial a animais e ao ser humano? Qual é ação humana que pode agravar o efeito da "maré vermelha"? Qual é o Reino e o padrão de alga que causa este fenômeno?


c) Descreva 4 utilidades das algas pluricelulares no cotidiano humano?


d) Como é denominada a estrutura corpórea das algas pluricelulares? Como ocorre o transporte de substâncias pelo corpo das alga pluricelulares?




Questão 02- Qual a importância das algas planctônicas (fitoplâncton) nos ecossistemas aquáticos.





Questão 03- Complete o texto abaixo, preenchendo os espaços em branco (Observação: uma só palavra por espaço).



1. Em alguns sistemas e classificação, Algas, Briófitas e Pteridófitas formam o grupo das (a) _______________, ou seja, organismo que possuem órgãos sexuais invisíveis a olho nu. Gimnospermas e Angiospermas são reunidas no grupo das (b) ________________, ou seja, vegetais que possuem órgãos sexuais visíveis a lho nu.

2. Considerando que vegetais que possuem flores são capazes de produzir sementes, por isso são denominados de (c) _______________, que significa, literalmente, plantas produtoras de sementes.

3.Algas e briófitas não formam tecidos condutores de seiva, por isso são denominados de (d) __________________.

4.Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, por possuírem tecidos de condução de seiva são denominadas (e)_________________.

5.Bactérias e Cianobactérias pertencem ao reino (f) ____________.




Questão 04 -O esquema refere-se ao reino Metaphyta (plantae):







Considerando que 1 representa as algas, indique os nomes dos grupos vegetais indicados pelos números 2, 3, 4 e 5.




Questão 05-Com relação à conquista do meio terrestre, alguns autores dizem que as briófitas são os anfíbios do mundo vegetal. Justifique essa analogia.


Questão 06-A frase a seguir apresenta quatro segmentos em maiúsculo. O pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) é uma GIMNOSPERMA, cujo FRUTO, o pinhão, apresenta COTILÉDONES e EMBRIÃO.Qual deles contém um erro?


Questão 07-Num filme ficção científica havia musgos gigantes, do tamanho de coqueiros. Qual sistema, ausente nos musgos reais, deveria estar presente nos gigantes para que eles atingissem tal tamanho? Por que?


Questão 08-No que diferem briófitas e pteridófitas quanto ao deslocamento da água no interior da planta?


Questão 09- Responda


a) No que se assemelham briófitas e pteridófitas quanto ao habitat e transporte de gametas?


b) No que diferem quanto ao transporte de água e sais minerais?


Questão 10- Muitas das características que surgiram ao longo da história evolutiva das plantas permitiram a conquista do ambiente terrestre. Considere os musgos e as samambaias;


a) cite uma característica compartilhada por esses dois grupos que torna essas plantas dependentes da água para a fertilização.



b) compare os dois grupos com relação à presença de um sistema vascular para transporte de água e nutrientes.






Questão 11- Observe as figuras A, B, e C, referentes a grupos vegetais nos quais algumas estruturas foram indicadas por números.
Com relação as figuras cite o que se pede.




a) Cite as funções das estruturas um e dois. Cite a(s) figura(s) que correspondem à fase esporofítica

b) Cite o(s) grupo(s) que apresenta(m), durante o seu desenvolvimento, a estrutura apontada pela seta 8 na figura D.


c) Cite a função das estruturas indicadas por três.Cite a principal condição ambiental que favorece a proliferação dos grupos A e B em um jardim.



Questão 12- A fotossíntese é um dos mais importantes fenômenos que ocorrem na Natureza, pois todos os seres vivos dependem direta ou indiretamente desse processo.

a) Justifique a proposição acima.

b) Qual a organela citoplasmática responsável pela fotossíntese?

c) Quais os produtos químicos da fotossíntese?





Questão 13- Para testar as trocas gasosas das plantas com o ar, foi realizada uma experiência na qual foram usados quatro tubos de vidro (A,B, C, D) contendo soluções nutritivas, folhas vivas nos tubos A e B e raízes subterrâneas nos tubos C e D. Os tubos foram hermeticamente fechados, sendo que o tubo A com a folha e o tubo D com raiz permaneceram iluminados enquanto que o tubo B com folha e o tubo C com raiz permaneceram no escuro. Passados um determinado período de tempo, quais modificações devemos esperar que ocorram com as concentrações de oxigênio e de gás carbônico no ar no interior dos tubos? Justifique sua resposta.





Questão 14 - "Um automóvel, movido a gasolina ou a álcool, está em última análise, utilizando luz solar." Justifique essa afirmativa.




Questão 15- As traqueófitas são plantas com sistemas de condução que garantem uma distribuição eficiente de substâncias.a) Quem são as traqueófitas?b) Como são denominados os tecidos responsáveis por esse transporte e a qual a composição química das seivas por eles transportadas.



Questão 16 - Qual o papel dos vasos lenhosos e liberianos no processo de nutrição das plantas?



Questão 17- O que são estômatos e para que servem?



Questão 18- Imagine-se como uma molécula de CO2. Próximo a uma folha, descreva o seu trajeto ao entrar na epiderme deste órgão vegetal, o que ocorrerá com você dentro da folha, indicando células, organóides e processos que passarás nesta folha.



Questão 19- Um botânico recebeu duas plantas de origem desconhecidas. Estudando-as, concluiu que uma delas era polinizada por insetos e a outra era polinizada pelo vento. Explique como ele pôde ter chegado a esta conclusão, com base na observação e análise realizada.



Questão 20- Na região de Campos de Jordão ocorre ainda, em grande quantidade, o pinheiro-do-paraná, que fornece um excelente alimento. Pergunta-se:

a) A que grupo pertence esse vegetal?

b) Qual a classificação do órgão que é comestível?




Questão 21- A Araucaria angustifolia (pinheiro-do-paraná) é uma gimnosperma predominantemente nas matas do sul do Brasil, que apresentam três estratos vegetais bem definidos. O estrato arbóreo é constituído principalmente pelo pinheiro-do-paraná e pelas espécies de angiospermas, como imbuias e a canela. O estrato arbustivo, muito denso, apresenta samambaias arborecentes (pteridófitas). No estrato herbáceo, há gramíneas formando a vegetação rasteira.

a) Qual são as novidades evolutivas das plantas predominantes no extrato arbóreo em relação as samambaias do extrato arborecente?

b) Considerando a semente, explique as diferenças entre as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas.




Questão 22- Em visita a um Jardim Botânico, um grupo de estudantes listou os seguintes nomes de plantas observadas:Ipê-amarelo-da-serra, Seringueira, Ciprestes, Jaboticabeira, Orquídea, Hepáticas, Coco-da-baía, Avenca, Palmeira-dos-brejos ou Buriti e Sequóias. Dentre as plantas observadas no Jardim Botânico;

a) indique aquelas que pertencem ao grupo das gimnospermas. Cite uma característica reprodutiva particular desse grupo.

b) cite um exemplo de planta do grupo das pteridófitas. Mencione uma aquisição evolutiva desse grupo em relação às briófitas.


Questão 23- A conquista do meio terrestre, pelas plantas, foi possível graças a um conjunto de adaptações.

a) Cite duas adaptações dos vegetais terrestres relacionadas à economia de água.

b) Que estruturas vegetais permitem a dispersão das pteridófitas e das gimnospermas, independentemente do meio aquático?




Questão 24- As plantas fanerógamas - gimnospermas e angiospermas - apresentam algumas características em comum. As angiospermas constituem o grupo vegetal com a maior biodiversidade, embora representem o grupo mais recente na história da Terra.



a) Compare esses dois grupos, destacando as semelhanças e diferenças.
b) Aponte os elementos que podem explicar o êxito das angiospermas em termos de biodiversidade.




Questão 25 - O projeto "Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo", financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), envolveu diversas instituições de pesquisa e ensino. O levantamento realizado no Estado comprovou a existência de cerca de oito mil espécies de fanerógamas.


a) Cite duas características exclusivas das fanerógamas.

b) As fanerógamas englobam dois grupos taxonomicamente distintos, sendo que um deles é muito freqüente no Estado e o outro representado por um número muito pequeno de espécies nativas. Qual dos grupos é pouco representado?

c) Que outro grupo de plantas vasculares não foi incluído nesse levantamento?



Questão 26- Observe as estruturas vegetais mostradas na figura a seguir.








Identifique os números das figuras correspondentes aos vegetais monocotiledônios e dicotiledônios. Justifique as suas respostas.




Questão 27- O termo óvulo é usado tanto em zoologia como em botânica, porém com significados diferentes. Compare o óvulo de um vertebrado como o de uma angiosperma quanto à organização, ploidia (número de cromossomos) e ao desenvolvimento.



Questão 28- "O grão de pólen não é o gameta masculino da planta". Justifique essa afirmativa.



Questão 29- As flores, ao serem visitadas por um animal, são na maioria dos casos polinizadas. O que é polinização? Qual a maior vantagem dessas visitas para os polinizadores?


Questão 30- As angiospermas representam cerca de 70% das plantas conhecidas. Esta diversidade se deve, em parte, ao seu eficiente sistema reprodutivo.As figuras a seguir ilustram algumas etapas do ciclo reprodutivo destas plantas. Analise a seqüência apresentada e responda:

a) Qual a etapa indicada em I, II, III e IV respectivamente?

b) Devido à grande diversidade morfológica das flores das angiospermas, vários agentes podem estar envolvidos na etapa indicada em I. Indique dois agentes envolvidos na etapa I e apresente uma característica morfológica da flor, necessária para a efetiva atuação de cada um desses agentes.

c) Qual a conseqüência para a planta se, como resultado de algum fenômeno natural, ou induzido pelo homem, um dos agentes citados acima deixar de existir?





Questão 31- O desenho mostra as estruturas de uma flor em corte longitudinal.

a) Identifique com a letra "A" a seta que aponta a estrutura da qual um inseto retira pólen.

b) Identifique com a letra "B" a seta que aponta a estrutura na qual o grão de pólen inicia o desenvolvimento do tubo polínico.

c) Identifique com a letra "C" a seta que aponta a estrutura que irá se desenvolver dando origem ao fruto.

d) Identifique com a letra "D" a seta que aponta a estrutura em que ocorre a união de gametas masculino e feminino e que dará origem à semente.




Questão 32- Acredita-se que as plantas terrestres evoluíram a partir de algas verdes que conquistaram o ambiente terrestre. Briófitas e pteridófitas apresentam gametas masculinos flagelados, demonstrando haver ainda nesses grupos uma grande dependência da água para sua reprodução. Nas angiospermas, essa dependência foi eliminada através do desenvolvimento de grãos de pólen.

a) Cite dois meios pelos quais os grãos de pólen podem ser transportados até o estigma das flores.
b) Descreva como, após o grão de pólen alcançar o estigma de uma flor, ocorrerá a fecundação da oosfera e o desenvolvimento do endosperma.





Questão 33- Culturas de cana são obtidas através do plantio de pedaços de colmos, os toletes. Culturas de subsistência de milho são obtidas pelo plantio das sementes que o agricultor colheu no ano anterior. Qual dessas duas culturas terá maior potencial para enfrentar uma alteração do ambiente, como, por exemplo, o aparecimento de um novo patógeno? Justifique.





Questão 34 - Existe uma relação íntima entre as características morfológicas de uma flor e o seu sistema de polinização. Quais os sistemas mais comuns de polinização em plantas com flores:

a) perfumadas, corolas grandes e coloridas?

b) sem perfume e sem corolas coloridas e grande número de pólens?





Questão 35- caule é um dos órgãos presentes nos vegetais superiores. Com relação a esse órgão, responda:



a) Quais as funções principais?

b) Qual o tipo habitual de caule do pinheiro-do-paraná?

c) O colmo é um tipo de caule presente na cana-de-açúcar e no bambu. Como se caracteriza esse tipo de caule?





Questão 36- O cipó-chumbo é um vegetal que não possui raízes, nem folhas, nem clorofila. Apresenta estruturas especiais que penetram na planta hospedeira para retirar a substâncias que necessita para viver. Por sua forma de vida, o cipó-chumbo é considerado um holoparasita. Uma outra planta, a erva-de-passarinho, é considerada um hemiparasita e, embora retire das plantas hospedeiras água e sais minerais, possui folhas e clorofila.Considerando estas informações, responda.

a) Pelo fato de o cipó-chumbo ser holoparasita, que tipo de nutriente ele retira da planta hospedeira para a sua sobrevivência? Justifique sua resposta.

b) Quais estruturas das plantas hospedeiras são "invadidas" pelo cipó-chumbo e pela erva-de-passarinho, respectivamente? Justifique sua resposta.