Sistema Excretor: aula para o 8º ano do E.F.


O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.
Os rins situam-se na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral, nessa posição estão protegidos pelas últimas costelas e também por uma camada de gordura. Têm a forma de um grão de feijão enorme e possuem uma cápsula fibrosa, que protege o córtex - mais externo, e a medula - mais interna.
Cada rim é formado de tecido conjuntivo, que sustenta e dá forma ao órgão, e por milhares ou milhões de unidades filtradoras, os néfrons, localizados na região renal.
O néfron é uma longa estrutura tubular microscópica que possui, em uma das extremidades, uma expansão em forma de taça, denominada cápsula de Bowman, que se conecta com o túbulo contorcido proximal, que continua pela alça de Henle e pelo túbulo contorcido distal; este desemboca em um tubo coletor. São responsáveis pela filtração do sangue e remoção das excreções.



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Gabarito do teste de ciências 6º ano A – 3º período de 2008


Questão 01; (citar pelo menos dois argumentos)
· A água é o regulador térmico dos seres vivos
· A água é o solvente universal
· Todas as reações e processos ocorrem dissolvidas na água em um ser vivo
· A água é o meio de transporte principal dentro do corpo dos seres vivos.
· A água é o principal meio de excreção para a retirada de toxinas do corpo de um ser vivo.


Questão 02
· Água potável – possui uma quantidade de sais que não interferem no gosto, cor e cheiro da água.
· Água destilada- não possui ou possui uma quantidade insignificante de sais minerais. Água praticamente pura.


Questão 03- Ordem dos números na 2ª coluna
(3)
(1)
(2)


Questão 04- Mudanças do estado físico da água
I- Fusão
II- Vaporização ou evaporação
III- Condensação
IV- Solidificação
V- Sublimação


Questão 05-
* Evaporação – vaporização natural, lenta, onde só a superfície em contato com o meio passa para o estado de vapor.
* Ebulição- vaporização induzida (por uma fonte de calor), rápida onde toda a massa de água sofre o processo de mudança de estado (formam-se bolhas de vapor).
* Calefação- Vaporização instantânea que ocorre do contato com a água em uma superfície extremamente quente.

Nematelmintos/Asquelmintos: aula para o 7º ano do E.F.


Os nematódeos, ou nematelmintos, são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades, semelhantes a um fio (nema = fio). São parasitas de seres humanos, animais e plantas, tendo grande importância em saúde.Antigamente nematoda era uma classe do filo dos Asquelmintos. As classes foram elevadas a Filo, porém, como o Filo Nematoda é o que possui mais parasitas de seres humanos, são os mais estudados no Ensino Médio. Existem cerca de 10.000 espécies descritas. Podem ser encontrados em grande quantidade no solo, na água e como parasitas.

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Platelmintos: aula para o 7º ano do E.F.


Os membros do filo Platyhelminthes, conhecidos como vermes planos, são animais de vida livre e parasitas. Exemplos de representantes deste filo são as planárias, esquistossomos e as solitárias Aprersentam um achatamento no sentido dorso-ventral e muitos são hermafroditas simultâneos.. São mais evoluídos que as esponjas e celenterados por possuírem três camadas de tecido (triblásticos), simetria bilateral, e apresentarem princípio de cefalização.
Podem ser encontrados em ambientes aquáticos, terra úmida ou serem parasitas, sendo que algumas espécies podem infestar o Homem. Possuem epiderme ciliada (ex: planária) ou coberta por uma cutícula.
O sistema excretor é constituído de células-flama que eliminam o excesso de água e os resíduos metabólicos para o exterior através de um sistema de canais. O sistema nervoso é simples, com gânglios cerebrais comandando filetes nervosos que correm ao longo das partes laterais do corpo.

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Sistema Circulatório: aula para o 8º ano do E.F.


As células de todos os seres vivos necessitam de alimento e também de oxigênio. No caso do ser humano, seu corpo apresenta órgãos especiais que possuem a função de digerir os alimentos a fim de absorverem o oxigênio do ar (digestão e respiração), contudo, é necessário que esse alimento seja levado para todas as células. Para isso, existe o sistema circulatório, que leva o alimento e o oxigênio para todas as partes do corpo.


O sangue é vital para a vida das células, pois, além levar alimento e oxigênio para elas, ele também retira delas as sobras das substâncias que já não lhe são úteis. Seu percurso por todo o corpo ocorre através das veias e artérias, que se subdividem até formar vasos extremamente finos, atingindo, desta forma, todas as células.
O papel do sangue é extremamente importante, pois ele retira os nutrientes dos órgãos de digestão e o oxigênio do pulmão para levar estas substâncias para as células, para tanto, ele é impulsionado pelo coração e, assim, faz seu percurso pelas artérias (veias que saem do coração), em sua forma boa e limpa. Durante sua trajetória pelo corpo, o sangue é filtrado pelos rins, deixando neste órgão muitos dos detritos das células. Ao regressar, ele carrega gás carbônico que absorveu das células, uma vez que, em seu lugar, deixou o oxigênio. Após este processo, o sangue retorna ao coração, através das veias, que o transportam em sua forma ruim e sem oxigênio. Para melhorar a qualidade sanguínea, o coração envia o sangue aos pulmões, para que, desta forma, o gás carbônico seja trocado pelo oxigênio, e, em seguida, o impulsiona de volta ao corpo.O sistema composto pelas artérias e veias que levam o sangue aos pulmões e em seguida ao coração, é chamado de pequena circulação. Já no caso do sangue que parte do coração pelas artérias, seguindo em direção ao resto do corpo e retornando pelas veias, recebe o nome de grande circulação.

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Tratamento de água: vídeo com revisão de conceitos- 6º ano do E.F




O vídeo abaixo será exibido em sala de aula em breve. Há vários conceitos que discutimos sobre a água. O mais interessante é a explanação sobre o tratamento para a obtenção de água potável.
Bons Estudos

Roteiro para o Filme;
Questão 01-Em que regiões existem a água mais importante para o ser humano?
Questão 02- Descreva pelo menos 5 usos da água realizados pelo ser humano e que foram citados no filme.
Questão 03- Como ocorre o ciclo da água e a formação das nuvens?
Questão 04- Com auxílio do livro (capítulo 16) descreva as etapas de tratamento para a obtenção da água potável.
Questão 05- Em um momento do filme a água tratada é elevada a uma caixa d'água acima dos níveis das casas que utilizarão esta água. Com base no "Princípio dos Vasos Comunicantes" explique a razão para a disposição da caixa d'água.
Questão 06- Com auxílio do livro (capítulo 16) descreva as etapas de tratamento do esgoto ideais para o correto saneamento básico.
Questão 07- "A água é, em virtude do ciclo das chuvas, um recurso ilimitado". Você concorda com essa afirmação? Argumente sob o ponto de vista da poluição e desperdício deste insumo.

Poríferos e Cnidários: aula para o 7º ano do E.F.

O reino Animalia, Reino Animal ou Reino Metazoa é composto por seres vivos multicelularas cujas células formam tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente que os envolve ou, por outras palavras, pelos animais. Ao contrário das plantas, os animais são heterotróficos, ou seja, buscam no meio onde vivem seu alimento, como plantas e outros animais para sobreviverem. A maioria dos animais possui um plano corporal que determina-se à medida que tornam-se maduros, e, exceto em animais que metamorfoseiam, esse plano corporal é estabelecido desde cedo em sua ontogenia quando embriões. Os gametas, na maioria dos casos, quando constituem a linhagem germinativa, são produzidos em órgãos externos, cujas células, com exceção das esponjas, não participam da reprodução.
O estudo científico dos animais é chamado zoologia. Tradicionalmente, a zoologia estudava todos os seres vivos com as características descritas acima mas, actualmente, como resultado de estudos filogenéticos, consideram-se os Protista como um grupo separado dos animais.
Coloquialmente, o termo "animal" é frequentemente utilizado para referir-se a todos os animais diferentes dos humanos e raramente para referir-se a animais não classificados como Metazoários (veja "Metazoa" a seguir). A palavra "animal" deriva do Latim anima, no sentido de fôlego vital, e veio para o Português pela palavra em latim animalis. Animalia é seu plural.



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Sistema respiratório: aula para o 8º ano do E.F.


A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico.
Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.
O intercâmbio dos gases faz-se ao nível dos pulmões, mas para atingi-los o ar deve percorrer diversas porções de um tubo irregular, que recebe o nome conjunto de vias aeríferas.

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Água: propriedades, estados, conservação e uso (aula para o 6º ano E.F.)


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