Provável Gabarito – Prova discursiva de ciências 8º ano do E. fundamental– 2º período de 2008

Questão 01
a) Gêmeos univitelinos
b) Menino(a) e Menino (a)
c) Placenta


Questão 02
a) Da 1ª semana até a 8º/9º/10ª semana
Da 9ª/10ª/11ª semana até o final da gestação

b) Bolsa aminiótica. Protege o embrião/feto/bebê contra a desidratação e choque mecânicos.

c) Placenta
d) Cordão umbilical

Questão 03
a) 13/06 ---19/06
b) 03/06
c) 01/07

Questão 04- Letra B- As pílulas combinadas, como são chamadas, contém hormônios ovarianos que inibem a produção de hormônios hipofisiários.

Questão 05
a) Valor- 0,2: (citar pelo menos um)- Hormônios injetáveis ou injeção de hormônios; Patch ou adesivos; implantes intradérmicos hormonais; anel ou ring intra vaginal.
b) Valor – 0,2(citar os dois) – Preservativo ou camisinha masculina e preservativo ou camisinha feminina.
c) Valor (0,2+0,4)- Tabelinha ou Ogino Knauss. Há vários fatores que desregulam o ciclo menstrual fazendo a previsibilidade da ovulação e do período fértil algo difícil de se acertar sempre.

Questão 06
Errado
Certo
Errado
Certo
Certo



Questão 07
a.4
b.1
c.3
d.2
e.2

Questão 08
a) As proteínas
b) Ribossomos
c) Acelera as reações químicas (catalise); regula e harmoniza as reações químicas

Questão 09
a) Osteoporose- couve
b) Escorbuto- Goiaba
c) Anemia- Grão de bico
d) Dificuldade de enxergar em locais mal iluminados: Couve



Questão 10

O mineral é o sódio (sal). O consumo excessivo de sódio aumenta a quantidade deste mineral no ambiente intravascular. Consequentemente, a água entra nos vasos (osmose) aumentando a pressão intra-arterial e conseqüente aumento de lesões nestas regiões. (AVC).

Provável Gabarito – Prova discursiva de ciências 7º ano do E. fundamental– 2º período de 2008

Questão 01
a) Barreira
Reação
Reação
b) Ocorre a provável infecção ou intoxicação que originará um quadro de doença. Por outro lado cria-se uma memória imunológica tornando o organismo imunizado em uma próxima invasão daquele antígeno.
c) Vacina
d) Soro ou sorologia

Questão 02
Todos os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios. Assim, em um caldo nutritivo e esterilizado, não há células, conseqüentemente, não é possível cultivar vírus.

Questão 03-
a) A. Capa ou capsídeo protéico
B. Material genético
b) Trata-se de um vírus que parasita exclusivamente célula bacteriana ou procariota.

Questão 04- letra D

Questão 05
a) (citar 2 destas característica)
Capacidade de reprodução
Capacidade de adaptação
Presença e caracterização pelo material genético
b) Citar só uma
Decompositores – realizada também por fungos
Fixadoras de nitrogênio e fertilizadoras do solo- realizada também por fungos micorrizas

Questão 06

a) Protozoários – heterótrofos
Algas unicelulares eucariotas- Autotrófas

b) Paramécios- Ciliados
Amebas- Pseudópodes (sarcodíneos ou rizópodes)


Questão 07

a) Reino Protista
b) Pirrofíceas
c) Ambiente rico em matéria orgânica nutritiva conseqüência de esgotos e detritos industriais


Questão 08
a) Reino Fungi ou dos fungos
b) Açúcares
c) Alcool e gás carbônico
d) Obtém energia ao seu metabolismo
e) Não entram em contato com o oxigênio do ar.

Questão 09
Os fungos necessitam ao seu desenvolvimento e reprodução:
· Matéria orgânica como fonte de alimentação por decomposição
· Ambiente úmido
· Ambiente relativamente quente
· Ambiente sombrio ou escuro


Questão 10
a) Fungos saprófitos- obtêm alimento pela decomposição de matéria orgânica morta
Fungos parasitas – Obtêm alimento pela decomposição de matéria orgânica viva.
Mutualistas (ex: liquens, micorrizas)
b) Reprodução por esporulação ou emissão de esporos
c) Hifas e Micélios.

TRABALHO SOBRE PIRÂMIDES ALIMENTARES

Texto do projeto: Professora Carmen Lúcia

OBJETIVO:
Construir uma pirâmide alimentar e apresentar um texto sobre a origem da pirâmide e o tipo de dieta sugerida.
MATERIAL:
- folha de papel pardo ou outro tipo de folha (a critério do grupo);
- figuras de alimentos recortadas de revistas, encartes de supermercados, etc.;
- tesoura;
- cola;
- pincéis ou canetinhas;
- régua.
Nº DE GRUPOS:
3 Grupos no 8º A (asa norte)
5 a 8 grupos nos outros 8ºs ou de acordo com a instrução do professor(a).
PROCEDIMENTO:
Os alunos deverão:
- desenhar uma pirâmide alimentar e ilustrá-la para fazer um cartaz;
- indicar o nome da pirâmide e também a sua composição (tipos de alimentos: frutas, verduras, leguminosas, carnes,...)
- preparar um texto (em uma folha de papel A4), explicando a composição nutricional e a origem da pirâmide.
A pirâmide e o texto deverão ser entregues à(o) professor(a) para serem avaliados (conteúdo, ortografia, concordância, estética, ...). Depois de corrigidos, o trabalho será devolvido aos alunos para que eles refaçam alguma coisa, se necessário, e o apresentem à turma. Após a apresentação, o trabalho será exposto em sala de aula (cartaz e texto).
VALOR: 2,0 pontos (3º período); 60% para a pirâmide, 30% para o texto e 10% para a apresentação oral. A nota total poderá ser diminuída em função da execução do trabalho (comportamento inadequado durante a realização do trabalho em sala de aula: brincadeiras, esquecimento de material, ...).
PERÍODO DE REALIZAÇÃO E ENTREGA:
De acordo com orientação dos professores
OBS.: Os melhores trabalhos (uma pirâmide de cada tipo, comparando todas as turmas de cada professor – será exibido fora da sala, nos murais externos.

PIRÂMIDES SUGERIDAS;

PIRÂMIDE ALIMENTAR AMERICANA (versão de 1992)
PIRÂMIDE ALIMENTAR AMERICANA (versão de 2005)
PIRÂMIDE ALIMENTAR DE HARVARD (Nova Pirâmide Alimentar)
PIRÂMIDE ALIMENTAR BRASILEIRA
PIRÂMIDE ALIMENTAR MEDITERRÂNEA
PIRÂMIDE ALIMENTAR ASIÁTICA
PIRÂMIDE ALIMENTAR OVOLACTOVEGETARIANA OU A VEGETARIANA

Pirâmide e Guias alimentares: aula para o 8º ano do E.F.




Vários pesquisadores, dentre eles os da Universidade de Harvard consideram que a antiga pirâmide dos alimentos está desatualizada uma vez que prejudicam as escolhas sábias. A pirâmide de Harvard reflete as novas pesquisas em saúde. Esta pirâmide também é conhecida no Brasil como a pirâmide dos alimentos funcionais. O exercício (1) passa a ser um elemento chave. Um outro elemento essencial é a manutenção de um peso saudável para sua altura. (Ex: IMC)


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http://biosigma.blogspot.com/2008/06/tutorial-para-realizar-download-no.html


Vitaminas e micronutrientes: aula para o 8º ano do E.F.



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As vitaminas são micronutrientes necessários ao organismo, que são ingeridos em pequenas quantidades numa variedade extensa de suas funções. Geralmente não podem ser produzidas pelo nosso organismo, portanto devem estar presentes diariamente em nossa alimentação

São divididas em dois grupos: as lipossolúveis e as hidrossolúveis.
Vitaminas LipossolúveisNecessitam do auxílio das gorduras para serem absorvidas. São elas:
Vitamina A: atua sobre a pele, a retina dos olhos e as mucosas; aumenta a resistência aos agentes infecciosos.Carência: problemas de pele; atraso no crescimento; perda de peso; perturbações na vista.Fontes: manteiga, leite, gema de ovo, fígado, espinafre, chicória, tomate, mamão, batata, cará, abóbora.

Vitamina D: fixa o cálcio e o fósforo em dentes e ossos e é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam.Carência: raquitismo; cáries; descalcificação.Fontes: óleo de fígado de peixes, leite, manteiga, gema de ovo, raio de sol.
Vitamina E: antioxidante; favorece o metabolismo muscular e auxilia a fertilidade.Carência: Kwashiorkor (desnutrição grave com edema e despigmentação da pele e cabelo)Fonte: germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleo, gema de ovo.
Vitamina K: essencial para que o organismo produza protrombina, uma substância indispensável para a coagulação do sangue.Carência: aumento no tempo de coagulação do sangue; hemorragia.Fonte: fígado, verdura, ovo.
Vitaminas HidrossolúveisPossuem grande perda por vias como: suor, saliva, urina, fezes. Necessitam de reposição diariamente. São elas:
B1 ou tiamina: auxilia no metabolismo dos carboidratos; favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro; equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal.Carência: perda de peso; nervosismo; fraqueza muscular; distúrbios cardiovasculares.Fontes: carne de porco, cereais integrais, nozes, lentilha, soja, gema de ovos.
B2 ou riboflavina: conserva os tecidos, principalmente os do globo ocular.Carência: dermatite seborréica; lesões nas mucosas, principalmente nos lábios e narinas; fotofobia.Fontes: fígado, rim, lêvedo de cerveja, espinafre, berinjela.
B6 ou piridoxina: permite a assimilação das proteínas e das gorduras.Carência: dermatite; inflamação da pele e das mucosas.Fontes: carnes de boi e porco, fígado, cereais integrais, batata, banana.
B12 ou cobalamina: colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese do ácido nucléico.Carência: anemia; irritabilidade; distúrbios gástricos; depressão nervosa.Fontes: fígado e rim de boi, ostra, ovo, peixe, aveia.
C ou ácido ascórbico: conserva os vasos sanguíneos e os tecidos, ajuda na absorção do ferro; aumenta a resistência a infecções; favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos.Carência: Escorbuto; problemas nas gengivas e na pele.Fontes: limão, laranja, abacaxi, mamão, goiaba, caju, alface, agrião, tomate, cenoura, pimentão, nabo, espinafre.
Ácido fólico: atua na formação dos glóbulos vermelhos.Carência: anemia; alteração na medula óssea; distúrbios intestinais; lesões nas mucosas.Fontes: carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras, banana, melão.
Niacina ou ácido nicotínico: possibilita o metabolismo das gorduras e carboidratos.Carência: Pelagra (aumento no crescimento da língua).Fontes: levedo, fígado, rim, coração, ovo, cereais integrais.
Ácido pantotênico: auxilia o metabolismo em geral.Carência: fadiga; fraqueza muscular; perturbações nervosas; anorexia; diminuição da pressão sanguínea.Fontes: fígado, rim, gema de ovo, carnes, brócolis, trigo integral, batata.
Ácido paraminobenzóico: estimula o crescimento dos cabelos.Carência: Irritabilidade, falta de memória e apatia.Fontes: carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras.

Estudo Dirigido para o 8º ano do E.M: Preparatório para a Prova do 2º período 2008

Estudo Dirigido para o 8º ano do E.M: Preparatório para a Prova do 2º período 2008
Não esqueça que o estudo dirigido para o teste continua sendo extremamente útil para seu preparo a prova. Abaixo segue o link deste estudo.

http://cienciafundamental.blogspot.com/2008/05/sexualidade-estudo-dirigido-para-o-8.html
Questão 01- Quais são os hormônios femininos que induzem a produção e liberação do óvulo? Quais são os hormônios que preparam o útero e o corpo feminino para a gravidez?

Questão 02- Da questão anterior, como os hormônios femininos interagem entre si e que têm como consequência o ciclo reprodutivo ou menstrual feminino? (Veja um gráfico envolvendo os 4 principais hormônios femininos ao longo do ciclo menstrual).


Questão 03- Qual é a diferença entre o gêmeo univitelino e bivitelino? Como estes casos de gêmeos ocorrem durante a fecundação? Como é o desenvolvimento destes em relação a formação da placenta? (Indique semelhanças ou diferenças entre gêmeos uni e bivitelinos).


Questão 04- Na figura abaixo estes gêmeos são uni ou bivitelinos? Justifique sua resposta.




Questão 05- Quais são os métodos anticoncepcionais físicos, químicos, naturais e definitivos? Descreva como estes são usados, quais são mais eficientes como método anticoncepcionais, vantagem e desvantagem de cada um destes métodos?

Questão 06- Durante o desenvolvimento pós-fecundação:

a) O que é zigoto? Quando este é formado?

b) O que é embrião? Qual é o período, em semanas, que espera-se verificar a presença de um embrião no útero de uma mulher grávida?

c) O que é feto? Qual é o período, em semanas, que espera-se verificar a presença de um embrião no útero de uma mulher grávida?

Questão 07- Em relação aos anexos embrionários que conectam mãe e filho, descreva a função de cada estrutura placentária:

a) Cordão umbilical

b) Bolsa aminiótica

c) Líquido aminiótico

d) Córion

e) Alantóide

Questão 08- Quais são as principais funções da água no organismo vivo? Todos os órgãos tem a mesma quantidade de água? Por quê?

Questão 09- Cite 7 sais minerais essenciais ao nosso organismo? Quais as doenças ou deficiências que a falta destes sais poderiam causar ao organismo humano?Questão

Questão 10 - Qual a diferença entre nutriente orgânica e inorgânico? Cite exemplo de cada um deles?

Questão 11- Quais são os principais exemplos e funções de;

· Carboidrato
· Lipídeo
· Proteína
· Vitaminas

Questão 12- Qual são as vitaminas lipossolúveis e suas funções? Quais são as vitaminas hidrossolúveis e suas funções? O que a deficiência destas vitaminas pode ocasionar em termos de doenças e disfunções da saúde?

Estudo Dirigido para o 7º ano do E.M: Preparação a prova do 2º período de 2008

Estudo Dirigido para o 7º ano do E.M: Preparação a prova do 2º período de 2008


Não esqueça que o estudo dirigido para o teste continua sendo extremamente útil para seu preparo à prova. Abaixo segue o link deste estudo.

http://cienciafundamental.blogspot.com/2008/05/vrus-e-reino-monera-estudo-dirigido.html

Questão 01- "O sistema imunológico é a base de defesa contra corpos estranhos (antígenos), potenciais causadores de doenças." Como ocorre a defesa primária baseada em macrófagos? Como ocorre a defesa secundária baseada em linfócitos T, linfócitos B e produção de anticorpos?


Questão 02- A pele e os sistema de revestimento podem ser consideradas uma parte de nosso sistema de defesa? Justifique sua resposta com base em exemplos.

Questão 03- Das doenças abaixo, identifique o agente causador (etiológico), modo de transmissão, profilaxia (prevenção) e tratamentos.


a) AIDS

b) Gripe

c) Dengue

d) Febre amarela

e) Lepra ou hanseníase

f) Tuberculose

g) Gonorréia

h) Sífilis

i) Tétano

j) Malária

k) mau de chagas

l) Amebíase


Questão 04- Protozoários e Algas unicelulares Eucariotas, são as principais formas do Reino protista. Em relação a tais seres responda;

a) Qual é heterotrófo e qual é autotrófo?

b) Como são classificados os protozoários de acordo com o seu padrão de locomoção.

c) Quais são as 3 classes vistas nas algas unicelulares eucariotas.

d) Quais são as principais diferenças entre as algas protistas e a as alga Moneras? E as diferenças entre as algas protistas e algas Plantae.

e) Qual é a diferença entre protozoários parasitas e os de vida livre?

Questão 05- Descreva 5 importâncias ecológicas verificadas nos nichos das algas unicelulares e pluricelulares?

Questão 06- O que é maré-vermelha? Quais são os organismos responsáveis por tal fenômeno? Por que razão este desequilibrio ambiental ocorre e como a atividade humana é responsável por tal situação.

Questão 07- Quais algas ou produtos de algas podem ser usadas na alimentação e indústria de alimentos humanos? Qual o grupo ou grupos taxonômicos pertencem as algas citadas nesta questão.

Questão 08- Sobre os fungos responda;

a) Descreva 2 características exclusivas de fungos e que os diferem dos outros Reinos.

b) Fungos são autótrofos ou heterotrófos? Como ocorre a nutrição dos fungos, em geral?

c) Quais são as condições ideais para o desenvolvimento dos fungos em um determinado ambiente?

d) Quais são as 4 classes de fungos? Dê 2 exemplos de fungos em cada classe.

Questão 09- Como ocorre a reprodução assexuada e sexuada em fungos? Faça um esquema para ilustrar a reprodução sexuada.


Questão 10- Disserte sobre a importância ecológica (benéficas e prejudiciais) do fungo no meio ambiente e no cotidiano humano.

Questão 11- Como é a organização celular, denominação e padrão de nutrição encontrada no fungo responsável pelo processo de fabricação de pães, bebidas alcóolicas e biocombustíveis?

Estudo Dirigido para o 6º ano do E.M: Preparação para a prova do 2º período de 2008

Estudo Dirigido para o 6º ano do E.M: Preparação para a prova do 2º período de 2008



Questão 01- Como é formado o solo? Quais são os principais componentes minerais e orgânicos formadores do solo? De acordo com a composição, como são classificados os solos?

Questão 02- Em relação a retenção e distribuição de água, quais são os problemas verificados em solos arenosos e argilosos? Como tais características podem prejudicar as atividades agrícolas e produção de alimentos?

Questão 03- Descreva 4 técnicas de melhoramento do solo e que podem contribuir para a melhor e maior produtividade agrícola?

Questão 04- O que é rocha matriz e qual é a relação desta com a formação dos solos?

Questão 05- Como se forma a parte orgânica do solo? Em que profundidade se localiza, no solo, a maior quantidade destes compostos orgânicos?

Questão 06- Como as técnicas agrícolas podem manter a produção de alimentos alta sem causar erosão e destruição dos solos?

Questão 07- Por que razão o ar é importante componente do solo? Qual é o processo agrícola que aumenta a quantidade de ar no solos e contribui para sua drenagem?

Questão 08-Descreva através de um texto, como as seguintes ações poderiam prejudicar o meio ambiente de forma direta ou indireta;

a) Desmatamento de uma floresta para pastagens para criação de gado

b) Assoriamento dos rios e lagos após lixiviação

c) Poluição aérea por gases carbonados, nitrogenados e de enxofre

d) Uso de inseticidas para controle de pragas mas que matam abelhas, vespas e insetos polinizadores.

e) Poluição dos solos por metais pesados.

f) Acúmulo de lixos em regiões abertas e sem estratégias de tratamento e drenagem do chorume.

Questão 09-Com base nas descrições abaixo, classifique a relação ecológica como inter ou intraespecífica, harmônica e desarmônica, o nome de tal relação e, quando possível, qual ou quais espécies são beneficiadas ou prejudicadas. (obs- Em cada descrição ou figura podera haver mais de uma relação ecológica. Tente identificar todas)

a) Os leões podem matar filhotes do antigo líder para estimular o cio das fêmeas e poder criar sua próproa descendência.

b) Associação entre a anêmona-do-mar e o paguro, um crustáceo semelhante ao caranguejo, também conhecido como bernardo-eremita ou ermitão. O paguro tem o corpo mole e costuma ocupar o interior de conchas abandonadas de gastrópodes. Sobre a concha, costumam instalar-se uma ou mais anêmonas-do-mar (actínias).

c) Alguns animais que promovem a dispersão de sementes de plantas, comendo seus frutos e evacuando suas sementes em local distante

d) Fierasfer, um pequeno peixe que vive dentro do corpo do pepino-do-mar (Holoturia). Para alimentar-se, o fierasfer sai do pepino-do-mar e depois volta. Assim, o peixe encontra proteção no corpo do pepino-do-mar, o qual, por sua vez, não recebe benefício nem sofre desvantagem.

e)a rêmora se alimenta dos restos alimentares do tubarão.

f) divisão em castas, como é o caso das abelhas formigas.

h) Um exemplo é o das hienas, que se aproveitam de restos deixados pelo leão.

i) indivíduos de uma população secretam substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies.

j) Quando um ambiente não permite a migração de indivíduos e o alimento começa a diminuir, naturalmente os mais velhos e os menos aptos serão prejudicados e vão acabar morrendo por falta de alimento.

k) um indivíduo geralmente maior persegue mata um ou mais indivíduos de outra espécie para se alimentar. A presa pode morrer durante a sua ingestão ou antes.

l) É uma interação entre seres de espécies diferentes que habitam um mesmo local geográfico e disputam o mesmo nicho ecológico.

m) um ser, vive no corpo do outro, denominado hospedeiro, do qual retira alimentos.

Questão 10- que é poluição sob o ponto de vista de modificação de características naturais do meio ambiente? Descreva 4 tipos de poluição e quais são os principais prejuízos ambientais de cada uma.

Questão 11-O que é impacto ambiental ou desequilíbrio ecológico? Baseie sua resposta na modificação do número de indivíduos nas populações de um ecossistema.

Questão 12- Em relação ao processo de degradação do solos, defina os termos;

a) Erosão

b) Lixiviação

c) Voçoroca

d) Assoriamento

Questão 12- Como base nos conceitos vistos na questão anterior, qual é a sequência de degradação que ocorre entre os fenômenos descritos e que decorrem em um grande impacto ambiental?

Questão 13- O que é desertificação e quais foram as causas de tal fenômeno? A erosão do solo esta relacionada a desertificação de uma região? Justifique sua última resposta.

Questão 14- O que é adubação e calagem (acréscimo de calcário) e como tais processos benefeciam o solos na produção de alimentos?

Questão 15- Por que razão o uso excessivo de pesadas máquinas agrícolas e tratores prejudica o solo e os processos de drenagem?