Degradação de Solos: aula para o 6º ano do E.F.

A erosão é um processo que faz com que as partículas do solo sejam desprendidas e transportadas pela água, vento ou pelas atividades do homem. A erosão faz com que apareçam no terreno atingido; sulcos, que são pequenos canais com profundidade de até 10 cm, ravinas, que tem profundidade de até 50 cm ou voçorocas que possuem mais de 50 cm de profundidade. O controle da erosão é fundamental para a preservação do meio ambiente, pois o processo erosivo faz com que o solo perca suas propriedades nutritivas, impossibilitando o crescimento de vegetação no terreno atingido e causando sério desequilíbrio ecológico.



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Algas: Aula para o 6º ano do E.F.

O termo Alga engloba diversos grupos de vegetais fotossintetizantes, pertencentes a reinos distintos, mas tendo em comum o fato de serem desprovidos de raízes, caules, folhas, flores e frutos. São plantas avasculares, ou seja, não possuem mecanismos específicos de transporte e circulação de fluidos, água, sais minerais, e outros nutrientes, como ocorre com as plantas mais evoluídas. Não possuem seiva. São portanto, organismos com estrutura e organização simples e primitiva. As algas podem ser divididas didaticamente em dois grandes grupos: microalgas e macroalgas.
As microalgas são seres unicelulares, algumas delas com algumas características das bactérias, como é o caso das cianofíceas ou algas azuis, as quais têm material genético celulares indiferenciados e sem membranas (carioteca). A maioria delas tem flagelos móveis, os quais favorecem o deslocamento.
As macroalgas marinhas são mais populares por serem maiores e visíveis a olho nu. As várias centenas de espécies existentes nos mares, ocorrem principalmente fixas às rochas, podendo no entanto crescer na areia, cascos de tartarugas, recifes de coral, raízes de mangue, cascos de barcos, pilares de portos, mas sempre em ambientes com a presença de luz e nutrientes. São muito abundantes na zona entre-marés, onde formam densas faixas nos costões rochosos. Estas algas são representadas pelas algas verdes, pardas e vermelhas, podendo apresentar formas muito variadas (foliáceas, arborescentes, filamentosas, ramificadas, etc). As laminarias (Kelp beds) são algas verdes gigantes que podem, chegar a várias dezenas de metros de comprimento). Todas estas macroalgas mantém uma fauna bastante diversificada, a qual vive protegida entre seus filamentos. Esta fauna habitante das algas é chamada de Fital.



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Alimentação e Saúde: aula para o 8º ano do E. Fundamental


Os nutrientes são componentes dos alimentos que consumimos. Estão divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras). Nos macronutrientes é que estão os valores calóricos dos alimentos.

.....Os carboidratos, presentes nos pães, cereais, biscoitos, frutas, massas e tubérculos, têm propriedades energéticas, sendo, na sua maioria, convertidos em glicose. Cada grama de carboidratos fornece 4 kcal ao organismo......As proteínas, encontradas nas carnes, ovos, leite e derivados (proteína animal) e em vegetais como feijões, lentilha, grão-de-bico (proteína vegetal), são essenciais pois regulam a concentração muscular, a produção de anticorpos, a dilatação e contração dos vasos sangüíneos, processo que regula a pressão arterial, entre outras funções. Contém 4 kcal por grama......As gorduras animais e os óleos vegetais, são os nutrientes mais calóricos: cada grama possui 9 kcal. Razão pela qual devemos procurar consumi-las com moderação, embora sejam importantes pelo fornecimento de ácidos graxos e favorecerem a assimilação de importantes vitaminas.

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Sexualidade: estudo dirigido para o 8º ano do E.F.

Sexualidade: estudo dirigido para o 8º ano do E.F

Questão 01- O que são gêmeos univitelinos e bivetelinos? Diferencio-os em relação ao padrão genético entre os embriões e futuros seres humanos completos, padrão de cordão umbilical, compartilhamento de placenta e desenvolvimento embrionário.
Questão 02- Quantos óvulos e espermatozóides estão envolvidos na formação de gêmeos univitelinos e 2 gêmeos bivitelinos? Qual é a razão para gêmeos bivitelinos serem chamados de falsos?
Questão 03- Cite e descreva o máximo possível de métodos anticoncepcionais;
a) Físicos de barreira
b) Físicos mecânicos
c) Químicos hormonais
d) Naturais ou comportamentais
Questão 04- Como ocorre a vasectomia e a laqueadura tubário ou cotomização tubária? Por que são chamados de métodos anticoncepcionais definitivos?
Questão 05- Uma mulher teve o primeiro dia da menstruação nas seguintes datas;
* 5-06-2007
* 3-07-2007
* 2-08-2007
* 1-09-2007
Pergunta-se
a) Quando provavelmente esta mulher menstruara em outubro?
b) Qual é o seu provavel dia de ovulação em julho e agosto?
c) Qual é o período fértil em junho e setembro?
d) Querendo iniciar um tratamento de anticoncepção com pílulas hormonais combinadas em outubro, em que dia, provavelmente, iniciará o tratamento? Quando irá parar de tomar a pílula no tramento iniciado como visto no item anterior? Quando começara a tomar a pílula novamente se o tratamento continuar?
Questão 06- Em uma mulher de ciclo regular de 30 dias, o primeiro dia da menstruação ocorreu em 5 de agosto. Quando será sua próxima menstruação (primeiro dia) no mês de setembro? Quando será o provável dia de ovulação e período fértil em agosto? Por que razão deve se considerar o período fértil como um prazo de segurança a fertilidade e não um período absoluto de existência de óvulo a ser fecundado?
Questão 07- Por que razão os métodos anticoncepcionais naturais ou comportamentais não são seguros para o planejamento familiar de anticoncepção?
Questão 08- Qual é a razão do preservativo de borracha (camisinha) ser o único método que previne (profilaxia) às DST's?
Questão 10- Qual é a diferença entre as pílulas do dia seguinte e as pílulas hormonais femininas anticoncepcionais?
Questão 11- Descreva os principais sintomas, agente causador (vírus, bactéria, protozoários ou fungos), profilaxia e tratamento das principais DST's que aflingem a espécie humana. (ver tabela no Blog).
Questão 12- Por que o vírus da AIDS (HIV) causa a imunodeficiência, levando a doenças oportunistas nos pacientes aflingidos por esta doença?

Vírus e Reino Monera: estudo dirigido para o 7º ano do E.F.

Vírus e Reino Monera: estudo dirigido para o 7º ano do E.F.








Questão 01- Desenhe a estrutura básica de um vírus e denomine cada uma de suas partes?




Questão 02- Mesmo sendo o único ser desprovido de célula, é considerando vida. Descreva 3 razões (no mínimo) para considerarmos tal ser como entidades vivas.




Questão 03- "Todos os vírus são parasitas intracelulares". Você concorda com esta sentença? Justifique sua resposta com base na reprodução e padrão de dispersão viral.




Questão 04- Como são classificados os vírus de acordo com o tipo de material genético?




Questão 06- Descreva e esquematize como ocorre a reprodução viral ou reprodução por montagem.




Questão 07- "Os prejuízos causados pelas viroses ocorrem pela destruição celular já que esta vira uma escrava na montagem de novas peças virais". Tal afirmação esta correta? Justifique sua resposta com base no padrão de parasitismo viral.




Questão 08- A que Reino pertencem as bactérias? Qual é o fator celular primordial que difere este Reino da bactérias de outros Reinos dos seres vivos?




Questão 09- Quais são as principais características celulares, metabólicas e nutricionais que caracterizam os seres do Reino Monera:




* Bactérias


* Cianofíceas ou algas azuis




Questão 10- Como ocorre a reprodução assexuada e sexuada em bactérias? Qual é o nome de cada tipo de reprodução que ocorre em bactérias? Qual é a vantagem e desvantagem de cada tipo de reprodução em relação a outra?




Questão 11- Além da reprodução sexuada, que outro fenômeno pode aumentar a variabilidade e diversidade genética em procariotos (bactérias)? Qual é o problema ocasionado pela geração de seres bacterianos diferentes no tratamento de bacterioses com antibióticos?




Questão 12- Descreva a importância ecológica das bactérias e cianofícieas (ou cianobactérias) no Planeta Terra.




Questão 13- "Praticamente todo o oxigênio consumido pelos heterótrofos advém do metabolismo e padrão ecológico das cianofíceas". Esta afirmação esta correta? Justifique sua resposta com base nos processos fotossintéticos e ciclo de vida das cianofícieas? Por que o oxigênio produzido pelas plantas tem pouca importância para a composição do oxigênio disponível aos seres heterotrófos?

Questão 14- Qual é o equipamento que permite a visualização de bactérias? E de vírus? Por que não é possível cultivar vírus em um simples caldo nutritivo?

Questão 15- Do microscópio abaixo pergunta-se


a) Onde é instalada a lâmina que contém o material biológico a ser observado?

b) Qual é a função do parafuso macrométrico e micrométrico?

c) Se a lente ocular amplia a imagem em 10X e a lente objetiva em 20X , qual é o tamanho final da imagem?


Questão 16- Dê exemplo de uma relação simbiótica entre plantas e bactérias e que é imporante a produção agrícola por aumentar a produtividade de solos?

Questão 17- Qual é a diferença de soros e vacinas no tratamento ou prevenção de doenças? Explique sob o ponto de vista da resposta imunológica e produção/ação dos anticorpos.
Questão 18- Do que é feito soros e vacinas? Qual é o mais duradouro na defesa do organismo contra microorganismos patogênicos? Justifique sua resposta com base nas teorias científicas vistas em sala de aula.

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST): Material ao 8º ano do E.F.


Quadro-resumo com as principais características das DST's. Preparado pelos alunos do 8º ano A do E.F. Vespertino do Sigma Asa Norte.


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Doenças Bacterianas: Material de apoio ao 7º ano do E.F

Caros alunos;


Segue uma interessante tabela feita pelos alunos do 7º ano A do E.F do turno vespertino do C.E.Sigma da Asa Norte. Esta contém o resumo das principais informações sobre doenças bacterinas ou bacterioses. Bons estudos.

Equipe de Ciências






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Vídeos: Ciclo menstrual e Métodos Contraceptivos (8º ano do E.F)

Informados alunos;

Muito interessantes e didáticos, estes três vídeos. Os 2 primeiros produzidos pelo Ministério da Saúde em associação com secretarias de Saúde de alguns estados brasileiros; o terceiro produzido pela Rede Record de Televisão.
O primeiro vídeos demontra a metodologia para a realização da tabelinha e a compreensão básica sobre o ciclo menstrual. O segundo vídeo discorre especificamente sobre os métodos hormonais, incluindo pílula, injeção de progesterona/estrógeno, e outros. Finalmente o terceiro vídeo relata sobre outros métodos anticoncepcionais, sua importância e cotidiano na sociedade brasileira.

Grande abraço e ótimos estudos

Equipe de Ciências


O Ciclo Menstrual e a Tabelinha






Métodos anticoncepcionais hormonais






Métodos Anticoncepcionais Variados

Fungos: aula para o 7º ano do E.F


Definir os limites exatos do reino Fungi é quase impossível, já que quanto mais estudamos esses organismos, mais diversificados eles se apresentam. Os pesquisadores utilizam o termo fungo para incluir organismos com núcleo, portadores de esporos, aclorofilados, que geralmente reproduzem sexualmente ou assexuadamente, e cujas estruturas somáticas, frequentemente filamentosas e ramificadas, estão tipicamente envoltas por uma parede celular. Em outras palavras, isto significa que os fungos têm em suas células verdadeiros núcleos típicos, que se reproduzem por meio de esporos e que carecem de clorofila. Significa ainda que a maioria dos fungos possui algum tipo de mecanismo sexual, que tem corpo constituído por filamentos, geralmente ramificado, e que estes filamentos tubulares possuem parede celulares que contém celulose ou quitina, ou ambas as substâncias.




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