Reino Protista: aula para o 7º ano do EF



O reino Protista é constituído por organismos unicelular eucariontes representados pelos protozoários e pelas algas. Os protozoários constituem um grupo de eucariontes com 20 mil espécies. Sendo em grande maioria aquáticos, vivem em mares, rios, tanques, aquários, poças, terra úmida e lodo. São microscópicos, porém algumas espécies podem ser vistas a olho nu, como o Spitostomum (3 mm) e a Globigerina.


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Vários alunos nos tem procurado com dúvidas com o seguinte teor: como estudar? Como realizar uma prova e melhorar meu rendimento?
Parecem perguntas bobas, mas NÃO são. Aprender a aprender é uma das maiores competências a serem aprendidas por um aluno do ensino fundamental e médio. Segue o link com um conjunto de técnicas e visões para que você se torne um grande profissional nos seus estudos.
Ótimo TRABALHO!

Impacto ambiental: vídeos e comentários - 6° ano do E.F

No capítulo 07 de nosso livro, exploraremos o tema sobre `O ser humano e o meio ambiente`. Em especial sobre os impactos ambientais envolvendo poluição e degradação de elementos naturais. Segue abaixo, vídeos interessantes para introduzir o tema.

Abraços

Equipe de Ciências do C.E Sigma



IMPACTO AMBIENTAL



UMA VERDADE INCOVENIENTE

Reino Monera: aula 7º ano do E.F.


Pertencem ao Reino Monera organismos muito simples, de estrutura unicelular procarionte, autótrofos ou heterótrofos, isolados, embora algumas espécies podem apresentar-se como coloniais. As evidências evolutivas demonstram que os organismos procariontes primitivos representam os ancestrais de todas as formas de vida conhecidas em nosso planeta. Além da ausência do envoltório nuclear, condição básica de todo procarionte, as células dos Monera não possuem organelas membranosas, como o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi, as mitocôndrias ou os cloroplastos. Apesar de apresentarem uma simplicidade na organização celular, os representantes do Reino Monera demonstram um grande potencial biológico, podendo ser encontrados em todos os tipos de ambientes do planeta, sejam terrestres, aquáticos ou aéreos.

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Gravidez na adolescência e métodos anticoncepcionais: aula do 8º aula do E.F


Após o texto abaixo, siga as instruções para realizar o download da aula vista em sala.

A gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo. A gravidez na adolescência envolve muito mais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais, sociais, entre outros. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família. Com isso, entramos em outra polêmica, o de mães solteiras, por serem muito jovens os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandona a relação sem se importar com as conseqüências. Por isso o número de mães jovens e solteiras vem crescendo consideravelmente. É muito importante que haja diálogo entre os pais, os professores e os próprios adolescentes, como forma de esclarecimento e informação.


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Vírus: aula do 7º ano do EF

A aula de vírus segue abaixo do texto. Siga as instruções para o download da aula vista em sala.

Vírus é uma partícula basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular. O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (domínios bacteria e archaea). Tipicamente, estas partículas carregam uma pequena quantidade de ácido nucléico (seja DNA ou RNA, ja se há conhecimento hoje de vírus que possuem os dois) cercada por alguma estrutura protetora consistente de proteína também conhecida como envelope protéico ou cápsula protéica; ou feita de proteína e lipídio. Das 1.739.600 espécies de seres vivos existentes, os vírus representam 3.600 espécies.


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Gabarito da Prova do 1º período 2008- 6º ano vespertino (Sigma - Asa Norte)

Gabarito da Prova do 1º período 2008- 6º ano vespertino (Sigma - Asa Norte)




Questão 01 e 02

a) O cerrado é uma área com clima definido e com características próprias de vegetação. Neste ambiente há o convívio e a relação direta ou indireta entre fatores bióticos e abióticos.

b) (você deveria citar 2 espécies): Preguiças, macacos, pererecas, serpentes, lagartos, tucanos, papagaios, besouros, mosquitos e formigas

c) (você deveria citar 2 espécies): orquídeas, bromélias, musgos, samambaias

d) Autotrófos: seres que produzem seu próprio alimento (geralmente por fotossíntese)

Heterotrófos: Seres que captam seu alimento no meio. Não produzem seu próprio alimento.

e) 17 populações // 15 (se considerarmos bactérias e fungos como comunidades microbiológicas)

f) 01 grande comunidade

Questão 03

Não pois a floresta Amazônica constitui um dos ecossistemas que constitui a biosfera. A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra.

Questão 04

Não, as copas das árvores são bem altas e é onde ocorre a maior atividade fotossintética.

Questão 05

Componentes bióticos (vivos) e abióticos (não vivos). Bióticos: animais, plantas, bactérias e fungos. Abiótico: clima, águas, ar e relevo.

Questão 06

a) População

b) Organismo

c) Ecossistema

d) Espécie

e) Comunidade

Questão 07- E E E C C

Questão 08

O aquário "A", pois há fatores bióticos e abióticos naturais e em maior quantidade interagindo neste ambiente.

Questão 09 - (c)

Questão 10 - (c)

Questão 11

a) Vegetal

b) Capivara e onça

c) Sim, pois aumentaria a população de capivaras e outros consumidores primários. Consequentemente ocorreria o elevado consumo de vegetais, diminuindo a população de produtores.

Gabarito da Prova do 1º período 2008- 8º ano vespertino (Sigma - Asa Norte)

Gabarito da Prova do 1º período 2008- 8º ano vespertino (Sigma - Asa Norte)



Questão 01



I- Proteínas // produzidas nos ribossomos
II- Retículo endoplasmático granular(oso)
III- Aparato ou complexo golgiense
IV- Núcleo



Questão 02


a) Glicose (açúcar) // gordura
b) Mitocôndria
c) Respiração celular
d) C6H12O6 + O2 => CO2 + H2O



Questão 03



a) B

b) Ocorreu a osmose, migrando solvente (água) do ambiente menos concentrado de soluto (onde há mais água) para o ambiente mais concetrado de soluto (onde há menos água).



Questão 04- C C C E C



Questão 05- (e)



Questão 06


a) Embriologia // organogênese
b) O processo de diferenciação ou especialização celular



Questão 07-


a)

I. Queratina

II. Melanina

III. Queratina

IV. Queratina

V. Melanina



b) A radiação U.V. (ultra violeta) provoca a maior produção de melanina e, consequentemente, o escurecimento da pele.



Questão 08



a) 08 Vagina

b) 01 epidídimo

c) 07 Tuba ou trompa uterina

d) 10 Útero

e) 03 Prostata




Questão 09


a) Ejaculação

b) Ocorre a saída do líquido sanguíneo (plasma) do interior dos vasos sanguíneos para a região inter-celular provocando a rigidez dos tecidos penianos (ereção).




Questão 10



a) Não, pois sem os ovários, esta menina não produziria os gametas femininos (óvulos)

b) Sim, houve uma suplementação de hormônios femininos que garantirão que esta menina desenvolva caracteres sexuais secundários como: formação dos seios, acúmulo de gordura na região das coxas e glúteos, pêlos pubianos, ciclo menstrual e suavização dos traços faciais.

Gabarito da Prova do 7º ano do E.F. (1º período 2008)

Gabarito da Prova do 7º ano do E.F. (1º período 2008)
(Unidade Asa Norte - Verpertino)


Questão 01- C E C C E


Questão 02- Sim, pois se há antibióticos que não funcionam na bactéria X, indica que há bactérias mais resistentes a ação deste medicamento e, por seleção natural, esvam melhor adaptadas reproduzindo mais e fixando melhor esta característica na população. Tal característica foi sendo repassada as próximas gerações onde, cada vez mais indivíduos apresentavam tal característica de adaptação. Finalmente, gerações futuras depois temos todos os indivíduos resistentes ao antibiótico.


Questão 03-


(a) Metabolismo, nutrição, celulados, uni e pluricelulares

(b) 1. Reprodução

2. Adaptação

1. Evolução

2. Material genético



Questão 04


(a) Monera

(b) Vegetal ou Plantae


Questão 05


a-3

b-6

c-1

d-4

e-2


Questão 06- E E C C E


Questão 07- Chrysocyon brachyurus // Gorilla gorilla

(Os termos devem ser grifados)


Questão 08 - II e IV- Pois pertencem ao mesmo gênero


Questão 09-


a) Fotossíntese

b) Cloroplasto

c) Água

d) Glicose

e) Transformar energia luminosa em energia química (ou) Fixar energia da luz.


Questão 10


Organóide (ex. mitocôndria, ribossomo, núcleo, etc)

Célula (ex. Célula animal, célula vegetal, célula eucariótica, célula procariótica)

Tecido (ex. tecido nervoso, tecido muscular, tecido epitelial, etc)

Órgão (ex. coração, pulmão, pele, etc)

Sistema(ex. sistema cardiovascular, sistema respiratório, sistema digestório, etc)

Organismo (ex. indivíduo, ser vivo).

Relações ecológicas: vídeos para o 6º ano do E.M



Entusiasmados alunos do 6º ano;

Como prometido, seguem os vídeos sobre relações ecológicas. Lembrem-se de que vê-los não substitui a leitura do capítulo 04 do seu livro, o acompanhamento atento em sala de aula e a feição dos exercícios.
Os filmes são de autoria de estudantes de biologia da Universidade Federal de Pernambuco (você vai notar pelo sotaque da narradora). Ficou muito bom e bem produzido.

Bons trabalhos

Equipe de ciências do C.E. Sigma

RELAÇÕES ECOLÓGICAS - PARTE 1






RELAÇÕES ECOLÓGICAS - PARTE 2


Estudo dirigido:
Filme: relações ecológicas
Questão 01- Denomine as relações harmônicas e desarmônicas vistas no filme.
Questão 02- Considerando o conceito de fluxo de matéria e energia através dos trofos, por que matar e morrer associa-se ao conceito de sobrevivência?
Questão 03- O que é relação intra-específica? E inter-específica?
Questão 04- O que são relações ecológicas harmônicas? E desarmônicas?
Questão 05- O que difere colônia de sociedade como formas de relações ecológicas intra-específicas harmônicas?
Questão 06- O que são castas dentro de uma sociedade ecológica?
Questão 07- O que é competição? Dê exemplos de competição intra e inter espífica mostradas no filme.
Questão 08- O que difere canibalismos e predação considerando que ambas as relações são resumidas em: "pega, mata e come"?
Questão 09- Qual é o exemplo de inquilismo visto no filme? E de comensalismo?

Estudo dirigido para a prova do 1º período (7º ano do EF)

Estudo dirigido para a prova do 1º período (7º ano do EF)

Questão 01- Determine 5 características que podem ser enquadradas em todos os seres vivos (0u pelo menos em uma maioria absoluta). Se possível, cite exemplos práticas que demonstram a existência das características citadas nos seres vivos.


Questão 02- Quais são as 3 principais idéias vistas na Teoria Celular? Essa teoria pode ser aplicada a todos os seres vivos da Terra? Justifique sua resposta.


Questão 03 - Observe as célula abaixo e responda;













(a) Descreva 3 fatores morfológicos (forma ou organóides) e/ou fisiológicos (funcionamento ou adaptação), que diferencie cada tipo celular dos outros padrões celulares

(b) Descreva 3 semelhantes encontradas entre todas as células vistas acima. Cite 4 diferenças de componente ou funcionamento entre células animais e vegetais.


(c) Em que seres vivos (Reinos) cada tipo de célula será encontrado.


(d) Qual destas células é a mais primitiva? Justifique sua resposta com base em conceitos vistos em sala de aula.

(e) Quais destas células são vistas em organismos exclusivamente unicelulares? E quais são vistas em uni ou pluricelulares?

(f) Quais destas células desempenham o tipo de nutrição autótrofo? E heterotrófo? Defina estes dois tipos de nutrição.




Questão 04 - Qual é a principal função dos organóides vistos abaixo? Em que tipo (s) celular(es) pode(m) ser encotrado(s)?





Retículo endoplasmático granular














núcleo











Parede celular









membrana celular


Cloroplasto


Mitocôndria

Questão 05- O que é evolução biológica? Como este processo é explicado nos dias de hoje com base nas teorias Darwinistas? Como a idéia de seleção natural se enquadra para explicar a evolução dos seres vivos?

Questão 06- O que significa dizer que um ser vivo é adaptado? Cite exemplo de fatores ambientais que podem forçar o processo de seleção natural que privilegiará alguns seres à reprodução e a novas frequências de características na próxima geração.

Questão 07- Como ocorre e o que diferencial a reprodução sexuada e assexuada? Qual é a mais vantajosa para a ocupação de um ambiente por seres vivos? Qual é a mais vantajosa para a diversidade e evolução da espécie? Justifique sua resposta para as duas últimas questões com base nos conceitos de biologia.

Questão 08- Quais são os taxons existentes para a classificação dos seres vivos (taxonomia)? É possível que indivíduos de um genêros diferentes sejam da mesma ordem? É possível que indivíduos de Classes diferentes pertençam ao mesmo filo? Justifique sua resposta para as duas últimas questões com base nos conceitos de biologia.

Questão 09- Quais são os critérios para classificar um ser vivo dentro dos 5 Reinos? Por que vírus não são enquadrados em nenhum destes Reinos?

Questão 10- Como ocorre a nomenclatura ou denominação cienfíca de um ser vivo? Cite as regras para a correta forma de "Nome Científico" de uma espécie. Pesquise 4 exemplos e os transcreva com base nas corretas regras de nomeclatura binomial vistos nas ciências biológicas.

Questão 11- Quais são os níveis de organização da matéria estudados dentro das ciências? Quais são os níveis de organização biológica que se adequam aos termos baixo:

(a) mitocôndria

(b) Bactéria

(c) Sangue

(d) Vaquinhas na fazenda