3- Clique em download File
Reino Protista: aula para o 7º ano do EF
3- Clique em download File
Postado por Augusto César Willer às 15:54 Marcadores: 7° ano do EF, Doenças, Reino Protista 1 comentários
Parecem perguntas bobas, mas NÃO são. Aprender a aprender é uma das maiores competências a serem aprendidas por um aluno do ensino fundamental e médio. Segue o link com um conjunto de técnicas e visões para que você se torne um grande profissional nos seus estudos.
Ótimo TRABALHO!
Postado por Augusto César Willer às 00:11 Marcadores: Técnicas de estudo 0 comentários
Impacto ambiental: vídeos e comentários - 6° ano do E.F
No capítulo 07 de nosso livro, exploraremos o tema sobre `O ser humano e o meio ambiente`. Em especial sobre os impactos ambientais envolvendo poluição e degradação de elementos naturais. Segue abaixo, vídeos interessantes para introduzir o tema.
Abraços
Equipe de Ciências do C.E Sigma
IMPACTO AMBIENTAL
UMA VERDADE INCOVENIENTE
Postado por Augusto César Willer às 18:26 Marcadores: 6° ano do EF, Degradação ecológica, Impactos ambientais, Poluição, Vídeos 0 comentários
Reino Monera: aula 7º ano do E.F.
http://www.4shared.com/file/44340849/414850ea/Reino_Monera_simples_EF.html
2- Deixe a página abrir totalmente. Surgira um quadro semelhante a este no último terço da página (pode demorar um pouquinho!)
Postado por Augusto César Willer às 18:32 Marcadores: Bactérias, Reino Monera 0 comentários
Gravidez na adolescência e métodos anticoncepcionais: aula do 8º aula do E.F
Após o texto abaixo, siga as instruções para realizar o download da aula vista em sala.
A gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo. A gravidez na adolescência envolve muito mais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais, sociais, entre outros. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família. Com isso, entramos em outra polêmica, o de mães solteiras, por serem muito jovens os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandona a relação sem se importar com as conseqüências. Por isso o número de mães jovens e solteiras vem crescendo consideravelmente. É muito importante que haja diálogo entre os pais, os professores e os próprios adolescentes, como forma de esclarecimento e informação.
COMO REALIZAR DOWNLOAD?
1- Clique no link abaixo;
http://www.4shared.com/file/44334371/55a92fbd/Sexualidade_e_Gravidez_na_Adolescencia.html
2- Deixe a página abrir totalmente. Surgira um quadro semelhante a este no último terço da página (pode demorar um pouquinho!)
3- Clique em download File
4- Salve o arquivo ou o abra para ver a aula. (O arquivo exige o programa PDF para ser visto).
Postado por Augusto César Willer às 17:39 Marcadores: Gravidez na adolescência, Métodos anticoncepcionais, Sexualidade 0 comentários
Vírus: aula do 7º ano do EF
Postado por Augusto César Willer às 17:26 Marcadores: Doenças, Microbiologia, Viroses, Vírus 1 comentários
Gabarito da Prova do 1º período 2008- 6º ano vespertino (Sigma - Asa Norte)
Questão 01 e 02
a) O cerrado é uma área com clima definido e com características próprias de vegetação. Neste ambiente há o convívio e a relação direta ou indireta entre fatores bióticos e abióticos.
b) (você deveria citar 2 espécies): Preguiças, macacos, pererecas, serpentes, lagartos, tucanos, papagaios, besouros, mosquitos e formigas
c) (você deveria citar 2 espécies): orquídeas, bromélias, musgos, samambaias
d) Autotrófos: seres que produzem seu próprio alimento (geralmente por fotossíntese)
Heterotrófos: Seres que captam seu alimento no meio. Não produzem seu próprio alimento.
e) 17 populações // 15 (se considerarmos bactérias e fungos como comunidades microbiológicas)
f) 01 grande comunidade
Questão 03
Não pois a floresta Amazônica constitui um dos ecossistemas que constitui a biosfera. A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra.
Questão 04
Não, as copas das árvores são bem altas e é onde ocorre a maior atividade fotossintética.
Questão 05
Componentes bióticos (vivos) e abióticos (não vivos). Bióticos: animais, plantas, bactérias e fungos. Abiótico: clima, águas, ar e relevo.
Questão 06
a) População
b) Organismo
c) Ecossistema
d) Espécie
e) Comunidade
Questão 07- E E E C C
Questão 08
O aquário "A", pois há fatores bióticos e abióticos naturais e em maior quantidade interagindo neste ambiente.
Questão 09 - (c)
Questão 10 - (c)
Questão 11
a) Vegetal
b) Capivara e onça
c) Sim, pois aumentaria a população de capivaras e outros consumidores primários. Consequentemente ocorreria o elevado consumo de vegetais, diminuindo a população de produtores.
Postado por Augusto César Willer às 17:54 Marcadores: Gabarito de Provas do 6° ano do EF 0 comentários
Gabarito da Prova do 1º período 2008- 8º ano vespertino (Sigma - Asa Norte)
I- Proteínas // produzidas nos ribossomos
II- Retículo endoplasmático granular(oso)
III- Aparato ou complexo golgiense
IV- Núcleo
Questão 02
a) Glicose (açúcar) // gordura
b) Mitocôndria
c) Respiração celular
d) C6H12O6 + O2 => CO2 + H2O
Questão 03
a) B
b) Ocorreu a osmose, migrando solvente (água) do ambiente menos concentrado de soluto (onde há mais água) para o ambiente mais concetrado de soluto (onde há menos água).
Questão 04- C C C E C
Questão 05- (e)
Questão 06
a) Embriologia // organogênese
b) O processo de diferenciação ou especialização celular
Questão 07-
a)
I. Queratina
II. Melanina
III. Queratina
IV. Queratina
V. Melanina
b) A radiação U.V. (ultra violeta) provoca a maior produção de melanina e, consequentemente, o escurecimento da pele.
Questão 08
a) 08 Vagina
b) 01 epidídimo
c) 07 Tuba ou trompa uterina
d) 10 Útero
e) 03 Prostata
Questão 09
a) Ejaculação
b) Ocorre a saída do líquido sanguíneo (plasma) do interior dos vasos sanguíneos para a região inter-celular provocando a rigidez dos tecidos penianos (ereção).
Questão 10
a) Não, pois sem os ovários, esta menina não produziria os gametas femininos (óvulos)
b) Sim, houve uma suplementação de hormônios femininos que garantirão que esta menina desenvolva caracteres sexuais secundários como: formação dos seios, acúmulo de gordura na região das coxas e glúteos, pêlos pubianos, ciclo menstrual e suavização dos traços faciais.
Postado por Augusto César Willer às 17:28 Marcadores: Gabarito de Provas do 8° ano do EF 0 comentários
Gabarito da Prova do 7º ano do E.F. (1º período 2008)
Postado por Augusto César Willer às 11:50 Marcadores: Gabarito de Provas do 7° ano do EF 0 comentários
Relações ecológicas: vídeos para o 6º ano do E.M
Como prometido, seguem os vídeos sobre relações ecológicas. Lembrem-se de que vê-los não substitui a leitura do capítulo 04 do seu livro, o acompanhamento atento em sala de aula e a feição dos exercícios.
Os filmes são de autoria de estudantes de biologia da Universidade Federal de Pernambuco (você vai notar pelo sotaque da narradora). Ficou muito bom e bem produzido.
Bons trabalhos
Equipe de ciências do C.E. Sigma
RELAÇÕES ECOLÓGICAS - PARTE 1
RELAÇÕES ECOLÓGICAS - PARTE 2
Questão 01- Denomine as relações harmônicas e desarmônicas vistas no filme.
Postado por Augusto César Willer às 20:02 Marcadores: 6° ano do EF, Relações Ecológicas, Vídeos 2 comentários
Estudo dirigido para a prova do 1º período (7º ano do EF)
Questão 01- Determine 5 características que podem ser enquadradas em todos os seres vivos (0u pelo menos em uma maioria absoluta). Se possível, cite exemplos práticas que demonstram a existência das características citadas nos seres vivos.
Questão 02- Quais são as 3 principais idéias vistas na Teoria Celular? Essa teoria pode ser aplicada a todos os seres vivos da Terra? Justifique sua resposta.
Questão 03 - Observe as célula abaixo e responda;
(a) Descreva 3 fatores morfológicos (forma ou organóides) e/ou fisiológicos (funcionamento ou adaptação), que diferencie cada tipo celular dos outros padrões celulares
(b) Descreva 3 semelhantes encontradas entre todas as células vistas acima. Cite 4 diferenças de componente ou funcionamento entre células animais e vegetais.(c) Em que seres vivos (Reinos) cada tipo de célula será encontrado.
(d) Qual destas células é a mais primitiva? Justifique sua resposta com base em conceitos vistos em sala de aula.
(e) Quais destas células são vistas em organismos exclusivamente unicelulares? E quais são vistas em uni ou pluricelulares?
(f) Quais destas células desempenham o tipo de nutrição autótrofo? E heterotrófo? Defina estes dois tipos de nutrição.
Questão 04 - Qual é a principal função dos organóides vistos abaixo? Em que tipo (s) celular(es) pode(m) ser encotrado(s)?
Retículo endoplasmático granular
núcleo
Parede celular
membrana celular
Cloroplasto
Mitocôndria
Questão 05- O que é evolução biológica? Como este processo é explicado nos dias de hoje com base nas teorias Darwinistas? Como a idéia de seleção natural se enquadra para explicar a evolução dos seres vivos?
Questão 06- O que significa dizer que um ser vivo é adaptado? Cite exemplo de fatores ambientais que podem forçar o processo de seleção natural que privilegiará alguns seres à reprodução e a novas frequências de características na próxima geração.
Questão 07- Como ocorre e o que diferencial a reprodução sexuada e assexuada? Qual é a mais vantajosa para a ocupação de um ambiente por seres vivos? Qual é a mais vantajosa para a diversidade e evolução da espécie? Justifique sua resposta para as duas últimas questões com base nos conceitos de biologia.
Questão 08- Quais são os taxons existentes para a classificação dos seres vivos (taxonomia)? É possível que indivíduos de um genêros diferentes sejam da mesma ordem? É possível que indivíduos de Classes diferentes pertençam ao mesmo filo? Justifique sua resposta para as duas últimas questões com base nos conceitos de biologia.
Questão 09- Quais são os critérios para classificar um ser vivo dentro dos 5 Reinos? Por que vírus não são enquadrados em nenhum destes Reinos?
Questão 10- Como ocorre a nomenclatura ou denominação cienfíca de um ser vivo? Cite as regras para a correta forma de "Nome Científico" de uma espécie. Pesquise 4 exemplos e os transcreva com base nas corretas regras de nomeclatura binomial vistos nas ciências biológicas.
Questão 11- Quais são os níveis de organização da matéria estudados dentro das ciências? Quais são os níveis de organização biológica que se adequam aos termos baixo:
(a) mitocôndria
(b) Bactéria
(c) Sangue
(d) Vaquinhas na fazenda
Postado por Augusto César Willer às 18:59 Marcadores: 7° ano do EF, Estudo dirigido 3 comentários